FUMSSAR ALERTA: Sarampo volta a preocupar em 2019 – Portal Plural
Connect with us

Destaque

FUMSSAR ALERTA: Sarampo volta a preocupar em 2019

Publicado

em



 

O Sarampo é uma doença viral aguda, transmitida diretamente de pessoa a pessoa. É muito grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. As crianças menores de 5 anos de idade estão na faixa etária com maior número de internações por sarampo e apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. Os adultos não vacinados são importante fonte de disseminação da doença.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os principais sintomas são: febre alta (acima de 38,5°C), exantema (manchas vermelhas pelo corpo), cansaço, falta de apetite e sintomas respiratórios, principalmente tosse. No quadro clínico clássico há coriza (secreção nasal), conjuntivite e fotofobia (sensibilidade à luz). Casos complicados podem apresentar otites, laringites, diarreias, pneumonia e encefalites.

COMO É TRANSMITIDA?

A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de saliva ou secreções respiratórias de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO SARAMPO

Em 2018, o Brasil registrou 10.328 casos e 12 óbitos por sarampo, a grande maioria na região Norte. Em 2019, até 07/09, o país possui a confirmação de 4476 casos, distribuídos em 19 estados. A maior concentração de casos está na região sudeste (97% dos casos). O estado do RS confirmou 07 casos de sarampo, 06 no município de Porto Alegre e 01 residente em Dois Irmãos, todos os casos são considerados importados ou vinculados a importação de São Paulo e Europa. Em 2019, o Brasil perdeu o certificado de eliminação do sarampo, apresentando a reintrodução do vírus, devido a continuidade de sua circulação por mais de 12 meses no país. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos apresentar o maior número absoluto de casos confirmados registrados, a faixa etária de crianças menores de 1 ano é que tem a maior incidência, ou seja, maior risco de adoecer. Por este motivo, foi introduzida recentemente uma dose extra de vacina contra o sarampo para todas as crianças de 6 meses a 11 meses de idade, que após esta dose adicional deverão continuar com seu esquema de vacinação normal após 1 ano de idade.

COMO PREVENIR?

A vacinação contra o sarampo é a principal estratégia para se prevenir a doença. A vacina É  disponibilizada em todas as unidades de saúde é a Triplice Viral ou Tetra Viral.

QUEM DEVE SE VACINAR? O esquema vacinal é conforme a idade:

  • De 6 meses a 11 meses: uma dose de Tríplice Viral (dose extra). Esta dose foi introduzida em agosto de 2019 para todas as crianças.
  • Aos 12 meses: uma dose de Triplice Viral, juntamente com as outras vacinas do calendário.
  • Aos 15 meses: uma dose de Tetra Viral, juntamente com as outras vacinas do calendário.
  • Crianças acima de 5 anos, adolescentes e adultos até 29 anos de idade não vacinados ou sem comprovante de vacinação: deverão receber 2 doses da vacina Tríplice Viral.
  • Adultos de 30 a 49 anos não vacinados ou sem comprovante de vacinação: deverão receber1 dose da vacina Tríplice Viral.
  • Profissionais de Saúde: deverão receber 2 doses da vacina Tríplice Viral, independente da idade. Vale lembrar que quem já é vacinado com o esquema preconizado para sua idade, não necessita realizar outra dose de vacina.

O chamamento é para aquelas pessoas que não são vacinadas ou que não sabem da sua situação vacinal. Estas pessoas devem procurar a unidade de saúde de sua residência, não esquecendo  de levar a sua carteira de vacinação.

Santa Rosa não tem casos de sarampo desde 1980, confira na reportagem de Ruan Canter

FONTE: Vigilância Epidemiológica da FUMSSAR

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Curso para motoristas no SEST/SENAT Santa Rosa

Publicado

em



👉 O SEST/SENAT Santa Rosa, está com vagas abertas e GRATUITAS para inscrições no projeto Escola de Motoristas Profissionais para toda comunidade.
🚌O projeto tem por objetivo formar motoristas profissionais para o Transporte de cargas e conta com aulas teóricas, práticas e de simulador de direção.
💡é totalmente gratuito.
Porém as vagas são limitadas!!! Corra até a unidade do SEST SENAT Santa Rosa e garanta a sua. 🏃‍♂️🏃‍♀️

✅O Projeto tem Carga horaria de 107 horas/aula;
✅ Totalmente Certificado;
✅ Inclui curso especializado reconhecido pelo CONTRAN (MOPP)
Também terá o NR 20 Intermediário- Classe III
✅ Tem a marca SEST SENAT de qualidade;
✅ Ministrado por corpo docente gabaritado.
Requisitos:
Ter no mínimo categoria C, D ou E;

☎️Mais informações pelo telefone (55) 2013-8080 – whats ((61) 2017-0073

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Programa Arborização + Segura garante plantio de 300 árvores

Publicado

em



A RGE está implementando o projeto de embelezamento seguro, de ruas e avenidas, em Santa Rosa. Através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura de Santa Rosa, ocorre o plantio de 300 mudas adequadas ao ambiente urbano. Medida acontece de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população, além da substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. A RGE ampliou os investimentos para 2022 do Programa Arborização + Segura, para R$ 2,2 milhões.

No município de Santa Rosa serão implementadas as espécies Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Escova de Garrafa e Cerejeira do Japão, de forma com que as espécies estejam em harmonia com a infraestrutura do local. Os locais contemplados incluem a Avenida Bráulio de Oliveira, América e Borges de Medeiros.

A RGE disponibiliza as espécies adequadas as e equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte. Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando espécies de menor porte.

A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Semana começa com chuva

Publicado

em



Em Porto Alegre, espera-se chuva com intervalos de tempo nublado, e temperaturas variando entre 16ºC e 23ºC (veja detalhes para diferentes cidades e regiões mais abaixo). As baixas temperaturas devem se intensificar a partir da quarta-feira (17) em razão da chegada de uma nova frente fria.

REGIÃO NOROESTE :
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
SANTA ROSA:

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Os termômetros variam de 19°C a 26°C.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×