França amplia toque de recolher para 46 milhões; Irlanda adota lockdown de 6 semanas – Portal Plural
Connect with us

Mundo

França amplia toque de recolher para 46 milhões; Irlanda adota lockdown de 6 semanas

Publicado

em

Foto: Charles Platiau/Reuters


 

Países endurecem medidas de isolamento em meio ao avanço da 2ª onda na Europa. Ministro da Saúde espanhol afirmou que país precisa de “medidas drásticas”.

 

O toque de recolher noturno que está em vigor nas principais cidades francesas será ampliado no sábado (26) e passará a afetar 46 milhões de pessoas (dois terços da população), anunciou o primeiro-ministro, Jean Castex, nesta quinta-feira (22).

Castex afirmou que “as semanas que virão serão duras”. O toque de recolher obriga os franceses a ficarem em casa das 21h às 6h, e sua ampliação foi anunciada após o país se tornar o sétimo a ultrapassar um milhão de casos do novo coronavírus.

A medida ocorre em meio ao avanço da segunda onda de infectados em todo a Europa. Alemanha e Itália bateram recordes diários de confirmações da doença, e a Espanha também superou a marca de um milhão de casos.

Também nesta quinta, o ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, afirmou que o país precisa de medidas drásticas para combater a pandemia e cogita novas restrições, inclusive toques de recolher.

“A segunda onda é uma realidade. Em muitas áreas do nosso país, a epidemia está fora de controle”, disse Illa a uma rádio. “Insisto que temos que adotar medidas drásticas”.

Já o presidente do instituto de vigilância epidemiológica Robert Koch, responsável por divulgar os dados na Alemanha, afirmou que o país vive uma situação de saúde gravíssima e que “o vírus pode estar se espalhando incontrolavelmente”.

 

Veja o número de casos e mortes por Covid nos principais países europeus, segundo a Universidade Johns Hopkins:

 

Espanha: 1 milhão de casos e 34,3 mil mortes

França: 1 milhão de casos e 34 mil mortes

Itália: 465,7 mil casos e 36,9 mil mortes

Alemanha: 400,8 mil casos e 9,9 mil mortes

 

Novo lockdown

A Irlanda se tornou nesta quinta-feira (22) o primeiro país europeu a entrar no segundo confinamento para combater a pandemia.

Os estabelecimentos comerciais não essenciais ficarão fechados por seis semanas, e os irlandeses poderão sair de casa apenas em situações específicas, como trabalhar em um setor considerado essencial e fazer exercícios.

Bares e restaurantes podem servir apenas comida para entrega, mas as escolas continuam abertas.

Com menos de 5 milhões de habitantes, a República da Irlanda tem quase 1,9 mil mortos por Covid e registrou mais de 1,1 mil novos casos na quarta-feira (21). Após ter chegado a um pico de 77 mortes diárias em abril, o número de óbitos atualmente é inferior a 10 por dia.

“O vírus se encontra agora em um ponto em que se propaga de muitas maneiras diferentes”, advertiu o ministro da Saúde, Stephen Donnelly. Ele diz que o segundo confinamento é um “ataque preventivo” e destacou que o país já conseguiu superar com sucesso primeira onda da pandemia.

 

 

G1

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Idosa pensou que celular estava quebrado porque seus filhos não a atendiam

Publicado

em



Recentemente, repercutiu muito nas redes sociais no México o caso de uma idosa que procurou um loja de assitência técnica de celulares porque acreditava que seu aparelho estava danificado. Ela disse ao técnico que não conseguia se comunicar com seus filhos. E de fato havia um problema, mas não era exatamente com o celular dela.

Aurora Hernández, que vive na Cidade do México, recorreu a alguns locais que oferecem assistência técnica com a intenção de verificar seu telefone, porque não entendia o motivo pelo qual seus filhos não ligavam. Ela estava convencida de que era porque o dispositivo móvel não estava funcionando.

Primeiro, um profissional quis tirar proveito de sua situação e cobrar dela 1.500 pesos mexicanos para verificar o telefone que não tinha problema, mas ela não tinha essa quantia e saiu de lá desanimada. No entanto, outro técnico de coração nobre ouviu seu problema e pediu que ela o procurasse.

A idosa não entendia como havia passado tanto tempo sem poder se comunicar com seus filhos, então assumiu que o telefone era ruim. “Faz um ano ou mais que meus filhos não me respondem. O celular não funciona, porque como meus filhos não falam comigo?”, disse ela na ocasião.

O técnico soube imediatamente que não era esse o problema, então concordou em ajudá-la de graça sem revelar a verdade da situação. “Não se preocupe, deixe aqui. Não se preocupe com o preço”, disse o técnico à idosa.

Quando já estava com o telefone nas mãos e a idosa foi embora, ele olhou os contatos e ligou para um dos filhos para contar o que estava acontecendo. Então ele pediu que ele entrasse em contato com a mãe logo, pois ela estava desesperada.

“Aurora Hernández é sua mãe? Ela me trouxe um celular para consertar porque acha que ele não funciona, mas não há problema nenhum com ele. Tudo o que ela quer é poder falar com você. Não sei se esse milagre pode acontecer.”, explicou o técnico.

O que aconteceu em seguida foi que a idosa foi buscar o telefone já acompanhada do filho. O técnico não revelou a verdade para ela, para não ferir seus sentimentos, e disse que precisou fazer um pequeno ajuste no aparelho. Ele não a cobrou, mas a idosa quis recompensá-lo comprando algo em sua loja.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Giruá cria força-tarefa de apoio aos agricultores frente à estiagem

Publicado

em



O prefeito Ruben Weimer juntamente com o vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda reuniu o corpo de Secretários Municipais para formar uma frente de trabalho unindo a força humana (servidores), equipe técnica, veículos e a frota de máquinas das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Infraestrutura Rural, Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos , em prol dos agricultores giruaenses, no enfrentamento à estiagem.

A força-tarefa será coordenada pelo prefeito Ruben e o vice-prefeito Taborda e objetiva viabilizar ações rápidas para proporcionar água potável para a população, tanto para o uso humano como para os animais nas localidades com deficiência, minimizando assim os prejuízos causados pela estiagem. Entre os serviços prestados estarão a abertura de bebedouros, valas para canalização e extensão de redes de água. O acesso ao serviço poderá ser obtido mediante solicitação dos cidadãos junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Participaram também do encontro os vereadores Sadi Ramborger, Fernando Massafra Cavalheiro, Sergio Gaist, Luiz Fernando Copetti Desbesell e Luiz Cesar Mello.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Programa Família Acolhedora de Horizontina participa de encontro

Publicado

em



No dia 13 de janeiro, a equipe horizontinense teve a oportunidade de compartilhar suas práticas e vivências no Programa Família Acolhedora com autoridades do município de Três de Maio, juíza Dra. Priscilla Danielle Varjão Cordeiro da 2ª Vara Judicial da Comarca, 2 ª Promotoria de justiça de Três de Maio Dra. Carolina Zimmer, e servidores da administração municipal ligados a pasta de Desenvolvimento Social.

Na ocasião, foram explanadas dúvidas e orientações sobre a implantação e execução do serviço. O encontro ocorreu no fórum de Horizontina, mediado pela juíza Dra. Cátia Paula Saft.

O serviço de acolhimento familiar no município de Horizontina vem sensibilizando e conquistando.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×