FONTE: GZH
Clima/Tempo
Foto de tornado mostra fenômeno em fase inicial no céu de Passo Fundo; entenda
Uma nuvem chamou a atenção de quem passava pela RS-153, entre Passo Fundo e Ernestina, na manhã desta quarta-feira (26). Em formato de funil, a nuvem lembrava um tornado e se desfez rapidamente no céu depois de ser registrada pelo casal Débora Tombini Mayer e Luiz Eduardo Kuhn, que dirigiam pela rodovia por volta das 9h.
— Vimos a formação do que parecia um tornado. Poucos antes já tínhamos passado por um vento bem alto na rodovia. Só deu tempo de fazer fotos com o celular e logo ele se desfez, foi questão de segundos — relata Débora.
Clima/Tempo
Rajadas fortes de vento provocaram estragos em alguns pontos do RS nesta sexta-feira
Moradores relataram fortes rajadas de vento em diversas regiões do Estado nesta sexta-feira (11).
Clima/Tempo
Instabilidade marca a sexta-feira, mas chuva deve parar no fim de semana
A instabilidade estará presente novamente nesta sexta-feira (11/10) em todas as regiões do Rio Grande do Sul. O clima no estado segue com tempo instável, e há possibilidade de chuvas em diversas áreas. Em Santa Rosa, o dia será marcado por céu nublado, mas a expectativa é de que a precipitação não ultrapasse 5 mm ao longo do dia. Nas últimas horas, a cidade já registrou cerca de 36 mm de chuva.
As temperaturas em Santa Rosa variam entre 27°C e 17°C nesta sexta-feira, mantendo o clima ameno, típico para esta época do ano.
Previsão para o fim de semana
O sábado (12/10) será de melhora no tempo, com sol entre nuvens e sem previsão de chuva. As temperaturas oscilarão entre 16°C e 27°C, proporcionando um dia mais agradável para quem deseja aproveitar atividades ao ar livre.
No domingo (13/10), a previsão é de céu claro, com sol predominando ao longo do dia. A temperatura deve aumentar, chegando aos 31°C, com mínima de 19°C.
[mailpoet_form id="1"]Clima/Tempo
Brasil enfrentou ondas de calor em todos os meses de 2024, diz estudo
O Brasil está enfrentando um ano de temperaturas excepcionalmente altas em 2024, com ondas de calor se prolongando por todos os meses. Até agora, todos os meses tiveram temperaturas superiores à média histórica registrada entre 1991 e 2020, de acordo com o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS).
Esse fenômeno extremo se manifestou com 9 episódios de ondas de calor até o momento. A onda que se encerra nesta semana nas regiões Sudeste e Centro-Oeste deverá retornar em cerca de 30 dias. As altas temperaturas afetaram todo o território brasileiro, com destaque para a região norte do Amazonas, que apresenta um alto índice de risco climático.
Especialistas apontam que a elevação da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos, junto com a intensificação das mudanças climáticas, são os principais fatores responsáveis por essas ondas de calor recorrentes. Além disso, a fumaça das queimadas agrava ainda mais a situação.
Próxima onda de calor
Uma projeção feita pelo LAPIS, com base em imagens de satélite, indica áreas em vermelho que foram mais afetadas pelas ondas de calor desde o início desta semana, com previsão de uma trégua na próxima semana. As previsões do tempo para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil indicam que a próxima onda de calor deve ocorrer em meados de novembro, embora as temperaturas possam subir em vários momentos de outubro.
Agora, a tendência é de aumento da umidade, o que dificulta as ondas de calor. No entanto, se ondas de calor intensas ocorrerem novamente, provavelmente será apenas em meados de novembro.
Fonte: CNN Brasil
[mailpoet_form id="1"]
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM