Fóruns pela Vida mobilizam milhares de pessoas em ações de educação e promoção da saúde – Portal Plural
Connect with us

Agro

Fóruns pela Vida mobilizam milhares de pessoas em ações de educação e promoção da saúde

Publicado

em



 

As regiões Fronteira Noroeste e Missões sediam nos próximos dias as edições do Fórum pela Vida. Os eventos reúnem todo o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com plantas bioativas, para uso humano e animal, e que passaram a incorporar, ao longo dos anos outros temas importantes voltados à educação e à promoção da saúde. Na região das Missões, o Fórum pela Vida chega a sua 7ª edição nesta quarta-feira (21/08). Já o 18º Fórum pela Vida na Fronteira Noroeste será sediado em São José do Inhacorá, no dia 28/08. Até o momento foram realizadas 17 edições do evento na Fronteira Noroeste e seis edições nas Missões. Apenas entre 2015 e 2018, o Fórum pela Vida mobilizou 6.550 pessoas no total.

Em São Pedro do Butiá, onde acontece o Fórum pela Vida nas Missões, são esperadas em torno de 1 mil pessoas vindas de 20 municípios. O evento tem início às 9 horas desta quarta-feira (21/08), no Parque Municipal Norberto Guilherme Tem Kathen.

Com o tema “Sua vida muda quando você muda”, o Fórum missioneiro terá em sua programação palestras sobre comportamento humano e saúde e sobre uso racional da medicação. Também serão apresentados os resultados de levantamento sobre uso de plantas medicinais no município, o projeto desenvolvido com pessoas com deficiência por meio do Grupo de Inclusão Social do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e a explanação sobre plantas medicinais na valorização do conhecimento popular. Ao longo do dia, podem ser conferidas exposição e comercialização de artesanato e produtos coloniais.

Em São Pedro do Butiá o evento é promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores, Paróquia São Pedro Apóstolo, Cresol, Coopermil e Sicredi.

Já em São José do Inhacorá, no dia 28/08, o evento inicia-se às 8h45, no Ginásio de Esportes, com previsão de participação de mais de 1 mil pessoas. O tema central será “Deixe Viva a sua Vida”, com discussões sobre porque as pessoas adoecem, identificação dos benefícios das plantas medicinais, uso popular de plantas medicinais com preservação da biodiversidade e orientações sobre atividade física. A programação também contempla apresentação sobre programa de atividade física com a fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde, apresentações artísticas do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Bem Viver e explanação de dados do município na área de saúde.

O Fórum de São José do Inhacorá é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Paróquia São José e conta com o apoio de Sicredi, São José Industrial, Cooper São José, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Chá Erva da Mata e Cotrimaio.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agro

Campina das Missões conta com agroindústria legalizada de lácteos

Publicado

em



Com a conquista da legalização sanitária, ambiental e tributária, a Agroindústria LosPerez, de Campina das Missões, recebeu na semana passada o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O certificado foi entregue ao casal empreendedor André e Marceli Perez pelas mãos da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e pelo extensionista do Escritório Regional, Jorge João Lunardi.

No empreendimento, comandado pelo casal André e Marceli Perez, na Linha Natal, são produzidos derivados de lácteos, como queijo colonial, queijos temperados e queijo mussarela, além de estar iniciando a produção de iogurte com diversos sabores. A matéria-prima é oriunda da propriedade, sendo que são produzidos mensalmente em torno de 15 mil litros de leite.

A formalização da agroindústria foi uma forma de agregar valor à produção e possibilitar o acesso a novos mercados, com fornecimento para mercados institucionais e principalmente direto ao consumidor.

A agroindústria Perez é a primeira de derivados lácteos legalizada no município. A inclusão da agroindústria no Peaf permite o uso do selo Sabor Gaúcho, caracterizando a qualidade do produto oriundo de agroindústrias familiares e a assistência da Emater/RS-Ascar.

São centenas de agroindústrias instaladas nos municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar na região administrativa de Santa Rosa, sendo 444 cadastradas no Peaf por meio do qual recebem assessoramento da equipe da Emater/RS-Ascar em suas atividades de processo de formalização e legalização. Já estão inclusas no Programa 188 agroindústrias, que conquistaram o selo Sabor Gaúcho, o que significa estarem legalizadas sanitária, tributária e ambientalmente.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Agro

Estudantes de Campinas das Missões conhecem mais sobre a Meliponicultura

Publicado

em



Estudantes das séries iniciais da Escola Municipal de Educação Fundamental Santa Teresa, de Campina das Missões, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Meliponicultura, que consiste na produção de mel a partir de abelhas sem ferrão. O grupo foi recebido em uma atividade extracurricular na propriedade de Iterlei Dewes, na comunidade de Vila Teresa.
Na oportunidade, Antônio Jung, extensionista da Emater/RS-Ascar, Instituição parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), apresentou orientações sobre a meliponicultura e explicou como é realizada a captura e o manejo básico de abelhas sem ferrão. “Se percebeu o entusiasmo dos alunos na atividade, puderam ficar perto das abelhas sem medo de se machucar e conheceram como funciona o ninho e a produção de mel”, relata o extensionista.

A meliponicultura consiste na criação racional de abelhas popularmente conhecidas como sem ferrão ou nativas, especialmente dos gêneros Melipona e Trigona. Quem conhece sua importância, preserva, uma vez que, das quase 310 mil espécies de plantas conhecidas atualmente, 87% delas dependem, em algum grau, de polinizadores animais. O mel das abelhas sem ferrão é fonte de energia, pode ser utilizado como adoçante natural em substituição ao açúcar, possui alta qualidade nutricional, tem propriedade expectorante e atua como sedativo, cicatrizante, digestivo e laxativo.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Agro

Trigo já tem 3% da área cultivada colhida no Estado

Publicado

em



O período se caracterizou pela manutenção da instabilidade do tempo, com chuvas em pelo menos dois dias (28/09 e 03/10) na maior parte das regiões do Estado. Em determinadas localidades, houve ventos e queda de granizo, causando danos pontuais nas lavouras de trigo. A umidade impediu a colheita nas áreas já maduras.

De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado e publicado nesta quinta-feira (07/10) pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), 3% da área total cultivada com o grão já está colhida, 23% está em fase de maturação, 45% em enchimento de grãos, 27% em floração e apenas 2% recém estão em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, 53% dos cultivos de canola encontram-se em maturação. Produtores dessecaram a cultura a fim de garantir uniformidade na colheita. Nas áreas colhidas, a produtividade foi de 1.312 quilos por hectare. Em Dia de Campo, foram apresentados novos produtos fitossanitários para a cultura e também selante para as síliquas, a fim de impedir a deiscência. Em áreas de canola com variedades tardias, observam-se plantas com renovação da florada para completar o ciclo de desenvolvimento. As síliquas formadas sob tal condição não serão mais viáveis em função da dessecação. Alguns produtores acionaram o seguro agrícola Proagro.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×