Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizará audiência pública em Santa Rosa – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizará audiência pública em Santa Rosa

Publicado

em



 

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Fronteira Noroeste, da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), convida a sociedade para audiência pública sobre os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor no dia 5 de setembro. O encontro acontecerá no auditório da Unijuí, campus Santa Rosa (RS), rodovia RS 344, km 39, 1100, Timbaúva, Santa Rosa.

Poderão utilizar a palavra até 12 pessoas e representantes de instituições previamente inscritas (até o dia 3/9) por meio do e-mail [email protected] (com tempo de cinco minutos para cada intervenção) e até 20 inscritos dentre os demais presentes ao evento (com três minutos por intervenção).

Serão contemplados nos debates 27 municípios: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Crissiumal, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Humaitá, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho, São Paulo das Missões, Sede Nova, Senador Salgado Filho, Tiradentes do Sul, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.

Formado por 67 instituições públicas e privadas, ONGs, universidades, etc, o FGCIA é coordenado pelo procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira (MPF), tendo como adjuntos o procurador do MPT Rogério Uzun Fleischmann, o promotor de Justiça Daniel Martini (MP-RS) e o vice-presidente regional Sul da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Leonardo Melgarejo. Esta é a 12ª audiência pública promovida pelo FGCIA desde 2015. Os municípios que já receberam o evento foram: Ijuí (9/4/15), Pelotas (16/9/15), Caxias do Sul (4/11/15), Porto Alegre (8/6/16), Encantado (21/9/16), Osório (12/5/17), Tupanciretã (25/8/17), Rio Grande (6/4/18), Santa Cruz do Sul (24/8/18), Passo Fundo (30/11/18) e Palmeira das Missões (15/5/2019).

PROGRAMAÇÃO
13h30min – Registro de presença e identificação.
14h – Abertura do evento (Atuação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos).
14h15min – GT Agrotóxicos da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde.
14h35min – Palestra do Dr. Althen Teixeira Filho, Professor Titular da UFPel, Instituto de Biologia
15h15min – Será dada a palavra a representantes de entidades públicas ou privadas, bem como movimentos sociais organizados e demais pessoas interessadas, previamente inscritos, observado o limite de 12 inscrições e cinco minutos para cada intervenção.
16h15min – Apresentação – “Ações fiscais em propriedades rurais do nordeste gaúcho: Relatório das inspeções e estudos de caso de acidente de trabalho”, Rudy Allan Silva da Silva, Auditor-Fiscal do Trabalho.
16h35min – Será assegurada a palavra aos presentes à audiência que se inscreverem no decorrer do evento, observado o limite de 20 inscrições e três minutos por intervenção.
17h45min – Encaminhamentos e encerramento do evento.

SERVIÇO
O que: Audiência Pública sobre impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor
Quando: 5 de setembro de 2019, a partir das 14h
Onde: Auditório da Unijuí, campus Santa Rosa, rodovia RS 344, km 39, 1100, Santa Rosa(RS)

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Prefeitura realiza ações no Outubro Rosa

Publicado

em



Diversas atividades de conscientização estão sendo realizadas pela Prefeitura no Outubro Rosa. A intenção é tratar sobre o câncer de mama, prevenção, causas e tratamentos. Durante todo o ano, a Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Fundação Municipal de Saúde realizam ações com a comunidade, que são intensificadas no mês de outubro.

Entre palestras, atividades na comunidade, também foram entregues lembranças para as mulheres, alertando sobre a importância de fazer os exames.

A dona de casa, Gabriela de Moura, 32 anos que é usuária dos serviços da UBS Beatriz – Oliveira ressaltou a importância do preventivo para a saúde da mulher, “Esse cuidado para mim é fundamental, o atendimento é excelente e mesmo na pandemia, sempre consegui fazer o acompanhamento que eu necessitava. O preventivo é um serviço essencial e muito importante, porque a saúde é a base de tudo, para nossa segurança, para prevenção e tratamento de possíveis doenças”.

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa oferece pelo SUS, a mamografia para mulheres a partir dos 50 anos de idade. Todos os meses são disponibilizados 320 exames de mamografia que são realizados conforme a procura das mulheres que atendem aos critérios estabelecidos para fazer o exame.

Além disso, no mês de outubro, a Fundação intensifica as coletas dos exames citopatológicos e as campanhas de prevenção, com informativos sobre a saúde integral para as mulheres.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

FENASOJA 2022 homenageará Alcides Vicini e Cleo Rockenbach

Publicado

em



Como já é tradição, a Feira Nacional da Soja-FENASOJA a cada edição presta homenagem a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da feira e da região. Em 2022 os homenageados serão o ex-coordenador-geral Cleo Antônio Rockenbach e o ex-prefeito de Santa Rosa Alcides Vicini.

Os nomes foram anunciados nesta quinta-feira (21) pelo presidente Elias Dallalba e pelo vice Dário Jr da Mota Germano. “Os homenageados são dois cidadãos que dedicaram muito trabalho e comprometimento com a evolução da FENASOJA, e esta homenagem busca justamente reconhecer isso”, justificou Elias.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vereadora Márcia volta a cobrar calçadas para a Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro

Publicado

em



Preocupada com a situação do passeio público localizado na frente e nas laterais da Unidade Básica de Saúde da Vila Cruzeiro do Sul que ainda não foi feito, a vereadora Márcia Carvalho (PT) voltou a protocolar pedido de informações sobre o caso à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa.

Em junho do ano passado, a vereadora já havia solicitado informações sobre a obra à Prefeitura. Na oportunidade, obteve como resposta a notícia de que havia sido aberto um processo administrativo sob nº 2005/2020, o qual seria licitado e executado com recursos do Orçamento 2021. No entanto, há poucos meses do final deste ano sem nenhum progresso neste sentido, Márcia quer saber qual o andamento do processo, o valor reservado, a previsão de execução, além de obter cópia da licitação para a obra.

A preocupação da vereadora se deve ao fato de que a má situação do local, em dias de chuva, obriga as pessoas a utilizarem a rua para poder ter acesso à Unidade de Saúde “Aquela área fica coberta de água e barro, impossibilitando o trânsito de pessoas. Isso põe em risco a segurança dos pedestres, que ficam expostos aos carros que passam na rua”, detalha Márcia. Ela lembra ainda que a ausência do passeio impossibilita o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência. “Não há como essas pessoas com deficiência chegarem a esta Unidade de Saúde em condições dignas”, frisou.

Desde 2017, Márcia vem cobrando da Prefeitura a construção do passeio na Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro. No ano seguinte, ela chegou a protocolar dois requerimentos neste sentido. Até 2021, quando obteve a resposta do Executivo. “Não é mais possível que se empurre com a barriga a realização desta obra quando a Prefeitura nos responde que há uma licitação. Se existe de fato, queremos saber quanto, quando e de que forma esta obra será feita. É pelo bem da população. Vamos seguir cobrando até que seja realizada”, concluiu a vereadora.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×