Formação continuada na Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa: Reflexões sobre a BNCC

Apoiadores:

No final do ano passado, o Governo Federal aprovou a BNCC – Base Nacional Curricular Comum. O documento é de caráter normativo e define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional – SDE – do Município de Santa Rosa realizou na semana do dia 16/04 a 19/04 a Formação Continuada dos Professores da sua rede. O tema que serviu de reflexão para todas as áreas do conhecimento foram os principais pontos trazidos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

A professora Lires Zimmermann Fϋhr, Secretária do Município de Santa Rosa, sinaliza que “a Formação Continuada dos Professores da rede é de extrema importância, visto que oportuniza a reflexão sobre o referencial que já se tem, o que a BNCC traz e o que podemos adequar com foco na qualidade da educação”.

Os Professores responsáveis pela Formação Continuada da Secretaria da Educação, que ministraram os encontros, enfocaram sobre os Fundamentos pedagógicos e os Marcos Legais que embasam a BNCC, bem como as Competências Gerais que o documento apresenta para a Educação Básica no Brasil.

Além disso, a Formação oportunizou aos professores de cada componente curricular a reflexão sobre como foi organizada a Educação Infantil na Base, pois é necessário compreender que as aprendizagens devem ser contínuas e progressivas ao longo da Educação Básica. Posteriormente, foi sinalizado para os professores como estava organizado cada componente curricular e as competências cognitivas, sociais e comunicativas que devem alcançar os alunos em todas as etapas da Educação Básica.

No decorrer desse ano, ocorrerão outros encontros para que os professores possam refletir sobre os conteúdos curriculares a serviço do desenvolvimento de competências. Tais encontros servirão de base para a reconstrução do Referencial Curricular da rede Municipal de Santa Rosa.

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui