Fim de semana com alerta de temporais no Rio Grande do Sul - Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Fim de semana com alerta de temporais no Rio Grande do Sul

Publicado

em

foto stormanrigá

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A sexta-feira foi de calor muito intenso no Rio Grande do Sul. Neste sábado (12), o tempo abafado, a presença de um cavado nos níveis médios da atmosfera e o avanço de uma frente fria pelo mar (na altura do litoral gaúcho), favorecem o desenvolvimento de nuvens muito carregadas no decorrer dia.

Todas as regiões gaúchas estão sujeitas à pancadas de chuva ao longo do dia e o risco de temporais é alto especialmente na fronteira com o Uruguai e também no centro-leste e nordeste do estado (inclusive na Grande Porto Alegre). As fortes pancadas de chuva podem acumular volumes elevados num curto período de tempo e há condições para raios e rajadas de vento de 60 a 80 km/h.

Amanhã (13), áreas de instabilidade seguem crescendo e atuam sobre todo o estado. Muitas localidades já terão pancadas de chuva desde cedo e, todo o estado, fica em alerta para temporais.

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, queda de áreas e destelhamento de imóveis em virtude do tempo severo.

Fonte Clima Tempo

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

RS deve ter temperaturas mais baixas do ano com chegada de frente fria e ciclone; mínima pode chegar a 1°C na Serra

Publicado

em

portal plural rs deve ter temperaturas mais baixas do ano com chegada de frente fria e ciclone; mínima pode chegar a 1°c na serra
Foto: Anápio Pereira/Arquivo pessoal
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Com a previsão da chegada de uma frente fria acompanhada por um ciclone extratropical, o Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar as temperaturas mais baixas do ano até o momento. Segundo informações da Climatempo, São José dos Ausentes poderá registrar mínimas de até 1ºC na sexta-feira (19), enquanto Porto Alegre deverá ter temperaturas entre 12ºC e 14ºC até domingo (21).

A previsão também aponta para a possibilidade de geada nos pontos mais elevados da Serra na sexta-feira (19), aumentando a sensação de frio na região.

Essa queda brusca de temperatura está associada à chegada de uma frente fria e um ciclone extratropical, que se formaram nas áreas do Brasil, Uruguai e Argentina na última terça-feira (16).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a segunda menor temperatura mínima do país em Bagé, localizada na fronteira do RS com o Uruguai, na quarta-feira (17), com 10,5ºC.

Além disso, o Inmet emitiu um alerta amarelo para queda de temperatura, válido até as 8h de sábado (20), indicando a intensificação do frio no estado.

Uma área de alta pressão deve afastar a formação de nuvens e precipitações em todo o estado até o próximo sábado (20), com previsão de sol, apesar das temperaturas baixas, e possíveis pancadas de chuva isolada no Norte e nas Missões.

Na última terça-feira, Porto Alegre enfrentou chuvas intensas por volta das 12h, registrando um acumulado de 23,2 milímetros na Estação do Jardim Botânico até às 16h, conforme dados do Inmet.

 

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Massa de ar polar acompanhada de ciclone extratropical provoca queda de temperatura no RS

Publicado

em

portal plural emassa de ar polar acompanhada de ciclone extratropical provoca queda de temperatura no rs
Foto: Divulgação
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Após uma série de dias chuvosos, o Rio Grande do Sul foi atingido pelo frio. Em diversas cidades, as temperaturas mínimas se aproximaram dos 11°C nesta quarta-feira (17), e a previsão indica que a massa de ar frio que se desloca pelo Estado se fortalecerá nos próximos dias, podendo resultar em temperaturas ainda mais baixas, formação de geada e nevoeiro.

Uma frente fria, acompanhada de um ciclone extratropical em direção ao sudeste do país, trouxe uma massa de ar polar continental de grande intensidade ao Estado, ocasionando uma queda significativa na temperatura em algumas áreas. Conforme a Climatempo, trata-se de um ciclone robusto e vigoroso, capaz de impulsionar essa massa de ar mais fria.

“Na quinta-feira (18), este frio se intensificará e as temperaturas mínimas devem ser ainda mais baixas do que as observadas na quarta-feira. Nas áreas elevadas da serra gaúcha, como em Campos de Cima da Serra, há possibilidade de geada isolada”, prevê Vanessa Gehm, meteorologista da Sala de Situação do Rio Grande do Sul. Por exemplo, em São José dos Ausentes, a temperatura pode variar entre 5°C e 18°C. Já em Rio Grande, no sul do Estado, a variação será menor, com mínimas em torno de 12°C e máximas em torno de 20°C. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o dia será um pouco mais ameno, com mínima prevista de 13°C e máxima de 25°C. Na região da Campanha e no Noroeste, existe a possibilidade de neblina ao amanhecer.

Em Santa Rosa,  a mínima prevista será de 15ºC e máxima de 25ºC.

A manhã de sexta-feira (19) ainda deverá ser marcada por geada na Serra, condição bastante comum nesta época do ano. Já o nevoeiro deve se formar nas regiões Metropolitana e dos Vales. Em Santa Rosa a máxima deve ser mais alta, de 27ºC.

“É provável que a tendência de baixas temperaturas persista até sábado (20). No domingo (21), a massa de ar frio enfraquece à medida que o vento muda para norte, trazendo mais calor do norte do Brasil. As temperaturas mínimas permanecerão baixas, mas as máximas podem subir”, afirma Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo.

Até o final de semana, o padrão climático típico do outono gaúcho deve prevalecer: manhãs e noites frias, com tardes mais quentes e sem chuvas. No domingo, algumas áreas do Estado podem registrar pancadas isoladas de chuva durante o dia. No início da próxima semana, a previsão se torna mais incerta e pode afetar mais municípios.

Fonte: GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Ciclone extratropical deve causar queda de até 10ºC nas temperaturas no RS

Publicado

em

portal plural ciclone extratropical deve causar queda de até 10ºc nas temperaturas no rs; previsão indica geada na serra
Foto: RBS TV/Reprodução
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Com a chegada do primeiro frio intenso de 2024, o Rio Grande do Sul se prepara para registrar temperaturas mínimas significativamente mais baixas nos próximos dias. A previsão indica que a queda de temperatura será causada por uma frente fria associada a um ciclone extratropical, cujos efeitos começarão a ser percebidos a partir desta quarta-feira (17).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre, onde os termômetros registraram mínimas de 23°C na terça-feira (16), a temperatura pode cair mais de 10 graus, iniciando-se já nesta quarta-feira.

Para as áreas mais elevadas da Serra do Rio Grande do Sul, há previsão de geada para quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

A frente fria responsável pela queda nas temperaturas se formou na terça-feira (16) entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, segundo a Climatempo. O sistema está associado a um ciclone extratropical e já provocou chuvas intensas na Região Sul do Brasil.

A previsão para os próximos dias é a seguinte:

Quarta-feira: O tempo ficará firme em todo o estado, com destaque para a redução da temperatura. Nas regiões Central, Oeste, dos Vales e da Campanha, o sol predominará sem nuvens, enquanto em outras áreas podem ocorrer algumas nuvens, mas sem risco de chuva. Rajadas de vento podem atingir até 70 km/h em algumas áreas.

Quinta-feira: O tempo continuará firme em todo o estado, com predominância de sol e ausência de nuvens na maior parte das regiões. No Litoral, pode haver nebulosidade, porém sem chuva. Previsão de nevoeiro na Campanha e no Norte do Rio Grande do Sul.

Sexta-feira: O tempo permanecerá firme, sem ocorrência de chuva. Previsão de nevoeiro para a Região dos Vales. As temperaturas continuarão baixas em todo o estado, com destaque para a previsão de geada na Serra Gaúcha.

Sábado (20): O tempo poderá ficar instável nas regiões Norte e Noroeste do RS, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas, o tempo permanecerá firme, sem chuva.

 

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×