Geral
Filme “Ainda Estou Aqui” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) anunciou nesta segunda-feira (23) que o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, será o representante do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa foi escolhido em detrimento de produções como Motel Destino, exibido no Festival de Cannes, e Cidade; Campo, vencedor do prêmio de Melhor Direção em uma mostra paralela do Festival de Berlim.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui narra a história da família Paiva: Rubens, o pai, Eunice, a mãe, e seus cinco filhos, cuja vida muda drasticamente após um ato violento e arbitrário. Eunice, então, precisa se reinventar para garantir um futuro para si e seus filhos.
Além de Fernanda Torres, o elenco conta com Selton Mello e uma participação especial de Fernanda Montenegro. Embora o filme ainda não tenha data de estreia no Brasil, ele será exibido na 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O longa ganhou destaque desde sua estreia mundial no Festival de Veneza 2024, onde conquistou o prêmio de Melhor Roteiro. Depois de Veneza, Ainda Estou Aqui foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) e, nas próximas semanas, será apresentado no Festival de Cinema de Nova York e no AFI Fest, organizado pelo American Film Institute, uma das mais prestigiadas instituições do cinema norte-americano.
Críticos especializados em premiações, como Scott Feinberg do The Hollywood Reporter, apontam o filme como um forte concorrente em diversas categorias, incluindo Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz para Fernanda Torres, Melhor Direção, Direção de Arte, Figurino, Roteiro Adaptado e Melhor Filme. Selton Mello foi citado como possível indicado ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, e reagiu com entusiasmo: “Acho que vou enquadrar e guardar”.
A produção é distribuída nos Estados Unidos pela Sony Pictures Classics, uma empresa com uma longa tradição de conquistar indicações ao Oscar, o que aumenta ainda mais as chances do filme na premiação.
Fonte: Jornal o Sul
Destaque
Tape Porã terá ciclovia interna
Um dos locais mais frequentados pelas famílias santa-rosenses, o Tape Porã, vai contar com uma ciclovia interna. A ordem de início para a execução da obra dentro do parque linear foi assinada pelo prefeito Anderson Mantei. Mais de R$ 570 mil serão investidos no local.
O projeto prevê a construção de uma pista de concreto que vai do quartel até o pórtico da Oktoberfest.
Além da ciclovia, o Tape Porã tem recebido outras melhorias. Neste ano, foi concluída a etapa III de ampliação do local, que vai da Vila Beatriz até a Vila Oliveira. A obra de 460 metros contemplou uma área total de 10.889,03 m². Mais de R$ 1,4 milhão de recursos próprios foram investidos no projeto.
[mailpoet_form id="1"]Ciência
Entidades afirmam que transplantes são seguros e salvam vidas
O Sistema Nacional de Transplantes é considerado o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, garantido a toda a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que financia cerca de 88% dos transplantes no país, segundo dados do Ministério da Saúde.
O transplante de órgãos pode salvar vidas, especialmente quando se trata de órgãos vitais como o coração, e também pode devolver a qualidade de vida quando o órgão transplantado não é vital, como os rins. Com o transplante, é possível prolongar a expectativa de vida, restabelecendo a saúde e permitindo a retomada das atividades normais.
Segurança
O caso do Rio de Janeiro é inédito. Assim que foi noticiado, entidades médicas e de saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) e o Ministério da Saúde prontamente defenderam o Sistema Nacional de Transplantes.
Entre as entidades estão a Sociedade Brasileira de Córnea (SBC) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). “É um sistema que funciona há décadas e tem possibilitado a recuperação da visão de milhares de pessoas no país. Nosso sistema de transplante de córnea é reconhecidamente um dos melhores do mundo”, diz o presidente da SBC, José Álvaro.
Segundo Álvaro, um dos pacientes recebeu o transplante de córnea de um dos doadores infectados por HIV. Como a córnea não é um órgão vascularizado, ele não foi infectado.
Para ele, o caso do Rio de Janeiro é “seríssimo” e está sendo devidamente investigado, mas não deve comprometer a confiança em um sistema que “salvou a vida de milhões de pessoas e devolveu a visão a milhares”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em todo o país, 44.777 pessoas esperam por um transplante de órgão. A maioria, 41.395, estão na fila por um rim. O fígado aparece em segundo lugar, com uma fila de 2.320 pessoas, seguido pelo coração, com 431. São Paulo é o estado com o maior número de pessoas aguardando um transplante, com 21.564. O Rio de Janeiro está em quinto lugar, com 2.167 pessoas na lista de espera.
Fonte: Agência Brasil
[mailpoet_form id="1"]Esportes
Brasil e Peru se enfrentam nesta terça-feira (15), em Brasília
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM