Fidene/Unijuí abre a programação do Ciência para Todos Unijuí 2 – Portal Plural
Connect with us

Ensino

Fidene/Unijuí abre a programação do Ciência para Todos Unijuí 2

Projetos de Extensão realizam atividades até a sexta-feira, dia 9

Publicado

em



Na manhã desta segunda-feira, dia 5 de julho, a Fidene/Unijuí abriu oficialmente o Ciência para Todos Unijuí 2 – evento realizado de forma totalmente virtual, que busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência para comunidade, em especial para professores e estudantes da Educação Básica. O evento, que acontece em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, contará com uma série de atividades até a sexta-feira, dia 9, todas transmitidas pelo canal da Unijuí no Youtube.

“Para nós, enquanto Universidade, é uma honra começar a segunda edição deste evento com o apoio das Coordenadorias e Secretarias Municipais de Educação. Isso nos motiva e nos dá energia para, cada vez mais, nos aproximarmos e contribuirmos com a formação dos estudantes da região”, destacou o coordenador do Ciência para Todos Unijuí 2, professor doutor Edson Luiz Padoin, lembrando que o evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A expectativa, conforme destacou o professor, era que o evento tivesse acontecido em outubro do ano passado, o que não foi possível em razão da pandemia de covid-19. “Estamos nos reinventando e compartilhando com professores e alunos os resultados dos nossos projetos de extensão. Um pouco do que está sendo feito dentro da Universidade”, reforça.

Na mesma linha, a reitora da Unijuí, professora doutora Cátia Maria Nehring, destacou que não apenas a Universidade, mas as escolas, passam por um momento de reinvenção. “Em 2019, quando realizamos a primeira edição do evento, recebemos, em uma semana, em uma tenda montada no Campus, cerca de cinco mil alunos da Educação Básica. Neste ano assumimos o desafio de, a partir dos projetos de extensão, continuar fazendo esse movimento de interação com nossas escolas. Será uma semana intensa, com diversas atividades”, afirma.

Secretário de Educação de Ijuí, Cláudio de Souza disse que, já em 2019, viu no Ciência para Todos um projeto de sucesso. “O evento faz uma grande aproximação do mundo acadêmico com a Educação Básica através da ciência, da tecnologia, do conhecimento e da informação”, disse. Já a secretária de Educação e Cultura de Santa Rosa, Lires Zimmermann Fuhr, frisou a importância do evento para o desenvolvimento da educação, da tecnologia e da inovação. Comentou, também, sobre a importante interação gerada pela aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.

Titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Eveline de Souza Eberle disse que se sente honrada em fazer parte deste momento com as escolas de Ijuí e região. Comentou, ainda, que a proposta do Ciência para Todos Unijuí 2 está totalmente alinhada à educação. A titular da 17ª CRE, Beatriz Santina Cancian Milbradt, falou sobre a necessidade de a Educação Básica, e especialmente do Ensino Médio, avançar na área de pesquisa.

Quem também participou da solenidade de abertura foi o representante da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), Odilar de Vargas, que falou sobre o desafio de conduzir a área da educação em um momento de pandemia. “Temos caminhado em busca de soluções, de entendimentos, de consensos, de forma conjunta. E entre as lutas que temos, é a de democratização do conhecimento, algo que a Unijuí faz, por meio de eventos como este”, completou.

A Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos Unijuí 2 pode ser acompanhada no canal da Unijuí no Youtube. A programação completa, com as atividades realizadas pelos projetos de extensão, pode ser conferida em bit.ly/cienciasparatodos. Na mesma página, escolas podem realizar inscrições para oficinas que são realizadas pelo Salão do Conhecimento, até o final deste mês.

Destaques

Criatec aprova projeto no edital do Programa Empreender da Sicredi para estimular negócios de impacto socioambiental

Ação na ESF Assis Brasil encerra atividades alusivas ao Dia Nacional do Diabetes

IOV Brasil e Unijuí realizam palestra sobre folclore e artes populares

Cursos da Graduação Mais utilizam podcast como ferramenta didática

Estratégias de leituras são trabalhadas durante FPP

Ciclo de Formação para Iniciação à Pesquisa e Extensão promove palestra

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

Ensino Médio contará com nova disciplina obrigatória em 2022

Publicado

em



A nova disciplina batizada de “Trabalho e Projeto de Vidas” será obrigatória para estudantes que cursarem o Ensino Médio em 2022. A novidade já está sendo administrada em São Paulo, de modo que a matéria já está integrando a grade curricular dos alunos.

Esta medida faz parte do projeto Novo Ensino Médio, o qual passou por aprovação durante o governo do ex-presidente Michel Temer. O intuito da nova matéria é promover a reflexão por parte dos estudantes, em relação ao futuro além das obrigações com a carreira.

Em resumo, a ideia é instigar e orientar os alunos sobre as questões pertinentes à vida adulta após completado o Ensino Médio, de modo a abordar fatores de natureza, social, profissional e cognitiva. Isto será feito de uma maneira menos genérica, como explica a educadora e jornalista, Anna Penido, em entrevista no ano passado.

“A pergunta do projeto de vida, muito mais daquele entendimento superficial de o que eu quero ser quando crescer, qual a profissão que vou escolher, busca ajudar o estudante a saber quem quer ser, ser humano deseja ser, quais são as aspirações do ponto de vista pessoal e da sua vida cidadã” esclarece Penido.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Minissarau dos 90 anos de Santa Rosa na escola Nossa Senhora da Glória

Publicado

em



A ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA realizou na segunda-feira, dia 9/08, no saguão da escola, um minissarau  para comemorar os 90 anos da cidade de  Santa Rosa e homenageá-la com os poemas produzidos pelos alunos.

Em um primeiro momento, a escola participou   do Concurso de Poemas promovido pela Secretaria  Municipal de  Educação e Cultura  e selecionou internamente os seus representantes.

Todos os alunos do 3º ao 9º ano produziram seus poemas, apresentaram em sala de aula para os colegas e para as professoras regentes do 3º ao 5ºano e, do 6º ao 9º ano nas aulas de Língua Portuguesa.

Feita essa atividade, sentiu-se a necessidade de  expandir estas apresentações às demais turmas, pois entendeu-se que todos mereciam apresentar seus trabalhos produzidos.

E assim, foi idealizado o minissarau pela professora Eli Beatriz, uma união entre arte, cultura e conhecimento, acontecimento este repleto de muita música, poesias, dança e leitura de livros.

O minissarau contou com a exposição de maquetes produzidos pelos alunos sobre os principais pontos turísticos da cidade, como: o Parque de Exposições, o Tape Porã, O Pórtico de Entrada, o Pórtico da Xuxa, o Pórtico da Oktoberfest, o Museu Municipal, o Palácio 14 de Julho, O 19º RCM, a FEMA, a Estação Ferroviária, a Praça 10 de Agosto, a Árvore Lunar e  Apolo 11, entre outros.

Além dos poemas declamados em homenagem à cidade, houve a dança dos alunos das turmas da Educação Infantil, que dançaram embalados pela voz da professora Rúbia Pereira, acompanhada ao violão pelo seu pai, o Sr. Amadeu. A turma dançou, cantou e pulou com a música Santa Rosa ,da Xuxa.

As demais turmas dos Anos Iniciais realizaram cartazes com desenho para homenagear a aniversariante, declamaram versinhos e juntos cantam “ Parabéns à Santa Rosa”.

No momento contou-se também com a participação  de um dos integrantes do livro “Contos das Infâncias Santa-rosense “, a escritora  Amélia Schinwelski, que além de comercializar os livros também deu autógrafos  e pode estar perto do público leitor.Havia no local uma exposição de muitos livros de autores locais, com obras que retratam Santa Rosa ao longo dessas 9 décadas.

Em função das regras de distanciamento, a atividade foi realizada em 2 etapas em cada turno. Contou com participação da Secretária Lires Zimmermann Fuhr, da Gerente Pedagógica Dilene Maciel,  da Coordenadora Pedagógica Denise Dorneles  e demais  representantes da SMEC.

Em um dos momentos, também fomos agraciados com a participação do cantor santa-rosense, Antônio Carlos, Careca, que com sua voz icônica e composições   marcantes, deixou  nossos corações aquecidos e orgulhosos por fazermos parte de Santa Rosa.

 

Enfim, uma atividade importante na prática escolar, o sarau é um evento cultural marcado pelo encontro de ações artísticas diversificadas, promove momentos prazerosos e o aprendizado  envolve os participantes de forma cooperativa.

Abaixo as poesias que representaram a escola:

SANTA ROSA, 90 ANOS!

Alexandre L. G.  Fernandes

João Victor Fabris Eidt  – 9º ano

ENTÃO, 9 DÉCADAS SE PASSARAM,

DESDE A SUA FUNDAÇÃO NO DIA 10 DE AGOSTO DE 1931

DAQUI A POUCO A CIDADE COMPLETA 1 SÉCULO

E QUANTA HISTÓRIA, QUANTOS FATOS ACONTECERAM ATÉ AGORA,

MUITAS “ESTÓRIAS” CONTADAS, O QUE FOI LENDA E O QUE FOI VERDADE?

 

NOSSOS HERÓIS DO PASSADO CONSTRUÍRAM NOSSA CIDADE,

HOJE HOMENAGEADOS COM NOMES DE RUAS E AVENIDAS

COM NOMES DE ESTÁDIOS, GINÁSIOS E CLUBES,

PARA QUE NUNCA SEJAM ESQUECIDOS.

 

E ASSIM A CIDADE COMO UM RIO SEGUE

SEU CURSO CADA VEZ MAIOR E MAIS IMPONENTE

RENASCE CADA DIA CRESCENDO NA SUA IMPORTÂNCIA.

 

COMO CAPITAL NACIONAL DA SOJA É REFERÊNCIA

PARA OS MUNICÍPIOS VIZINHOS,

SENDO TAMBÉM REFERÊNCIA NO ESPORTE,

ATRAVÉS DE DESTAQUES INDIVIDUAIS E COLETIVOS.

 

VIVA NOSSA CIDADE, QUE NOS ACOLHE TODO DIA

QUE POSSAMOS SEGUIR COM FIRMEZA DO PRESENTE AO FUTURO,

SEM ESQUECER O PASSADO, NESTA EXTRAORDINÁRIA JORNADA DA VIDA.

JUNTO COM NOSSA SANTA ROSA QUERIDA!

 

SANTA ROSA, 90 ANOS

Heloísa de Almeida Martins – 4º ano

 

SANTA ROSA COMPLETA 90 ANOS

CHEIA DE HISTÓRIA E BELEZA

ALÉM DOS NOSSOS PARQUES E PRAÇAS

A SOJA É A NOSSA MAIOR RIQUEZA.

 

NO DIA 10 DE AGOSTO

ELA ESTÁ DE ANIVERSÁRIO

É UM DIA DE MUITA COMEMORAÇÃO

TEMOS MUITO ORGULHO DESTA TERRA

AMAMOS ESTE CHÃO.

 

NOSSA GENTE É ALEGRE E HOSPITALEIRA

SOMOS PRIVILEGIADOS POR MORAR NESTA CIDADE

TEMOS UMA NATUREZA LINDA

E UM POVO QUE LUTA COM GARRA E DIGNIDADE.

 

PARABÉNS, SANTA ROSA!

MINHA CIDADE QUERIDA

DESEJO  A TI  PROGRESSO E PROSPERIDADE

POIS É AQUI QUE PRETENDO VIVER

O RESTO DA MINHA VIDA.

 

“90 ANOS DE SANTA ROSA”

Davi Minuzzo Schereder 3º ano

EM 10 DE AGOSTO

COMPLETA 90 ANOS

A NOSSA LINDA CIDADE

BELA É A SUA IDADE

GRANDE É SUA GENEROSIDADE

NELA TENHO MINHA ESCOLA

QUE SE CHAMA GLÓRIA

E FAZ PARTE DA TUA HISTÓRIA

CIDADE QUE TRAZ NA MEMÓRIA

LUGARES CHEIO DE VIDA

ONDE VIVO COM MINHA FAMÍLIA

MOMENTOS DE ALEGRIA

E NESTA MAGIA

COMEMORA 90 ANOS

DE PURA ENERGIA.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Ministro da Educação diz que há crianças com grau de deficiência em que ‘é impossível a convivência’

Publicado

em



O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou nesta quinta-feira (19) que há crianças com “um grau de deficiência que é impossível a convivência”. A declaração foi dada durante uma visita ao Recife, dias depois de uma entrevista em que ele afirmou que estudantes com deficiência atrapalham o aprendizado de outros alunos.

A declaração foi alvo de críticas. Rodrigo Hübner Mendes, que preside o instituto Instituto Rodrigo Mendes, afirmou que Ribeiro “não está à altura do cargo’. O senador Romário Faria (PL-RJ) declarou que “só a pessoa desprovida de inteligência pode soltar uma frase como essa”.

“Nós temos, hoje, 1,3 milhão de crianças com deficiência que estudam nas escolas públicas. Desse total, 12% têm um grau de deficiência que é impossível a convivência. O que o nosso governo fez: em vez de simplesmente jogá-los dentro de uma sala de aula, pelo ‘inclusivismo’, nós estamos criando salas especiais para que essas crianças possam receber o tratamento que merecem e precisam”, afirmou Ribeiro.

PEDIDO DE DESCULPAS
Depois das reações, o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma nota e disse que Ribeiro “manifestou publicamente o seu pedido de desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas”.

O ministério afirmou, ainda, que “reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas que contemplem de fato as necessidades das modalidades especializadas”.
O ministro da Educação não informou como chegou aos 12%. Em 2020, segundo o Censo, o Brasil tinha 1,3 milhão de crianças e jovens com deficiência na educação básica. Desses,13,5% estavam em salas ou escolas exclusivas,e 86,5%, estudavam nas mesmas turmas dos demais alunos.

Na fala anterior, Ribeiro disse que, quando uma criança com deficiência é incluída em salas de aula com alunos sem a mesma condição, ocorre o que chamou de “inclusivismo”, em que a criança não aprende e “atrapalhava” a aprendizagem das outras.
Nesta quinta-feira, ele afirmou que, ao dizer que as crianças com deficiência atrapalham as outras, falou “entre aspas”.

“[…] esses 12%, elas são, realmente, elas se atrapalham mutualmente. Nem uma ouve, nem o outro entende. Porque uma criança, por exemplo, com um grau muito elevado de um tipo de problema, essa criança não consegue aprender”, declarou.

Com o Censo Escolar de 2020, houve um aumento de 34,7% no número de estudantes com deficiência matriculados, em relação a 2016.
A maioria deles está no ensino fundamental, que concentra 69,6% dos estudantes, e, entre os dois últimos censos, houve crescimento de 114,1% nas matrículas na educação profissional concomitante/subsequente.

No entanto, o MEC não respondeu de que forma são classificados os graus de deficiência citados pelo ministro.

FONTE: G1

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×