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Fenasoja gerou mais de 4,5 mil vagas de trabalho

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A Fenasoja 2022 gerou importantes vagas de trabalho diretas e indiretamente ao longo dos 11 dias do evento, realizado entre 28 de abril a 08 de maio, no Parque de Exposições de Santa Rosa. Segundo o coordenador-geral da Fenasoja, Cleo Rockembach, um levantamento feito aponta que passam de 4,5 mil vagas de trabalho diretas e indiretas geradas em diversos setores ao longo do evento.
Cleo destaca que na limpeza foram empregadas 77 pessoas, nos serviços patrimoniais 30 trabalhadores, na montagem e desmontagem 83 pessoas. As 431 empresas que expuseram nos 600 espaços trabalharam com pelo menos 5 profissionais em cada espaço, gerando mais de 3.200 profissionais. “Só uma agência de crédito atuou com 120 profissionais e outra com 87 agentes. A possibilidade de renda se expande se levarmos em conta serviços ligados ao acesso ao parque como carros de aplicativos, serviço de transporte coletivo, prestadores de serviços e fornecedores”.
Cleo salienta que as contratações são ainda maiores, se olharmos para empresas prestadoras de serviços e profissionais liberais que viram na Fenasoja uma oportunidade de renda. “Um exemplo são os profissionais de jardinagem que trabalharam para embelezar os estandes, os motoristas de aplicativos, taxistas, e assessorias que prestaram serviços as empresas dentro do parque. Ainda gráficas da cidade que tiveram, segundo o levantamento contratação temporárias de cerca de 12 profissionais para atender a demanda gerada pela feira”, lembrou Cleo.
Outra novidade foi a contratação de 30 recepcionistas, que neste ano tiveram inclusão, com uma deficiente física, uma surda, um jovem com síndrome de dowm e um autista, além de um casal de idosos. “A inclusão foi a marca principal da feira, buscamos garantir inclusão e garantir que o público se sentisse representado”, afirmou Daiane Dutra, presidente da Comissão de Recepção da Fenasoja 2022. Outra novidade foi a presença de interpretes de libras para os principais eventos e cerimoniais, além de incluir tal medida nas peças de comunicação do evento, como nos vídeos com relato de cada dia.
Cleo concluiu reiterando o impacto econômico positivo promovido pelo evento. “Além da geração de negócios que deve ser apresentada nos próximos dias, o impacto é praticamente imensurável e traz trabalho e renda para muitos segmentos”.
A Fenasoja 2022 teve 352 mil visitantes e deve bater a meta de geração de negócios. Números finais estão sendo contabilizados e serão divulgados em breve.
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Prefeitura de Santa Rosa divulga Nota Oficial sobre obra do ginásio

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A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Procuradoria, anunciou a conclusão do parecer técnico preliminar sobre as condições do solo para a construção do novo ginásio. O estudo confirmou que o terreno é adequado para a obra, mas indicou a necessidade de uma análise de sondagem mais detalhada para garantir a segurança da estrutura e definir a técnica construtiva mais detalhada.

Com essa etapa em andamento, a previsão é de que as obras sejam retomadas dentro de 90 dias. O município segue o processo para garantir que todas as exigências técnicas sejam atendidas antes da continuidade dos trabalhos.

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Agro

Santa Rosa decreta emergência devido à estiagem

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Santa Rosa entrou em situação de emergência nesta segunda-feira (17), conforme decreto que será assinado pelo prefeito Anderson Mantei. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa pela manhã, antecipando a medida oficial.

A estimativa já provocou perdas significativas no município. De acordo com um levantamento da Emater, os prejuízos na agricultura e pecuária ultrapassaram R$ 82 milhões, com uma redução de produtividade superior a 50%. Além disso, três comunidades rurais – Rincão Honório, Lajeado Ipê e Linha 13 de Maio – estão recebendo abastecimento de água por caminhões-pipa para consumo humano.

Com a decisão, Santa Rosa se juntou a outros 12 municípios da região de Amufron que já decretaram emergência devido à seca.

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Com peso valorizado, comércio na fronteira com a Argentina tem crescimento de 30% no RS

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A valorização do peso argentino em relação ao real brasileiro tem feito os vizinhos estrangeiros lotarem lojas na fronteira entre os dois países. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do RS, o aumento no comércio é de pelo menos 30% neste verão em relação à temporada passada.

Se antes era comum ver brasileiros cruzando a fronteira para abastecer os carros e comprar mercadorias na Argentina, agora o jogo virou: são os argentinos que têm lotado as lojas brasileiras em busca dos mais variados produtos.

“Por conta da implementação de um programa bem sucedido de estabilização econômica, o que vem ocorrendo é uma recuperação do valor do peso argentino. Então essa recuperação do valor faz com que recupere o poder aquisitivo”, explica Anderson Denardin, coordenador de Economia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com o especialista, o peso foi uma das moedas que mais se valorizou frente ao dólar, diferente do real, que desvalorizou.

“Isso significa que o peso em relação ao real foi uma das moedas que se valorizou de modo significativo. Isso faz com que os produtos nacionais brasileiros se tornem bem mais atrativos do que os produtos argentinos”, conclui Denardin.

De acordo com o gestor de um free shop na fronteira, as vendas para argentinos representam mais de 40% do total do estabelecimento. Para facilitar o comércio, até o atendimento passou a ser feito em espanhol.

“A gente começa dando ‘buenos días’, ‘buenas tardes’ e ‘buenas noches’. O vocabulário do que eles procuram é sobre ‘chombas’ e ‘remeras’, que vêm a ser polos e camisetas”, conta Paulo Pavin, CEO de um free shop na cidade.

E não só roupas ou produtos mais caros que são procurados pelos turistas. O taxista Valentin Castillo conta que atravessa a fronteira para comprar alimentos, material de limpeza e outros produtos do dia a dia.

“Convém comprar em Uruguaiana porque é mais ou menos 50% mais caro em Libres do que aqui”, diz.

Fonte: G1RS.

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