FENADI VIRTUAL: O maior evento multiétnico do Brasil dá a volta ao mundo em 8 dias – Portal Plural
Connect with us

Geral

FENADI VIRTUAL: O maior evento multiétnico do Brasil dá a volta ao mundo em 8 dias

Publicado

em



 

O maior evento multiétnico do brasil, a Festa Nacional das Culturas Diversificadas – Fenadi, pela primeira vez em formato virtual teve seu encerramento na noite desta segunda-feira, 19.

 

O evento foi transmitido através do canal da UETI no YouTube, entre 12 e 19 de outubro, com o objetivo de levar a diversidade cultural de Ijuí para o mundo, ao mesmo tempo em que celebra a vida e a união dos povos. A programação do evento foi dividida em dez salas com atrações simultâneas, contemplando história, cultura, folclore e gastronomia, além de ações como o Festival Gastronômico, Talk- Show e Cine Show Drive-in.

Uma noite para ficar na história da Fenadi, contou com a presença do Prefeito Municipal de Ijuí Valdir Heck, do Presidente da UETI e da FENADI Nelson Casarin, da Reitora da Unijuí Cátia Nehring, do Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí Fernando Jaime González e do Produtor Cultural da UETI e Coordenador da Fenadi virtual Francisco Roloff e de maneira remota, o Vice-Presidente da República Federativa do Brasil Gen. Hamilton Mourão deixou uma homenagem pelo aniversário do município de Ijuí, que hoje completa 130 anos, falando também sobre a Fenadi.

No decorrer da noite, foram exibidos vídeos dos bastidores da Fenadi Virtual e também o ‘Abraço Virtual entre as nações’ e vídeos de todos os cantos do mundo.

O Prefeito municipal de Ijuí Valdir Heck cumprimentou os presentes no evento de encerramento da Fenadi Virtual. Comentando que é noite de encerramento, afirma que o sentimento é de felicidade “numa época tão adversa, a pandemia que nos desafiou, mas somos corajosos, não tememos e fomos à luta e aqui está um legado seguramente que vamos reconhecer ao longo desta noite”.

A Reitora da Unijuí e professora Cátia Nehring afirmou que foi uma semana intensa, em que foi possível sentir o que significa toda esta festa. “Foi uma semana de muita cultura, de muita emoção, de muito conhecimento e de muita produção efetivamente daquilo que realizamos na nossa cidade e que fecha com a comemoração dos nossos 130 anos”.

Além disso, abordou sobre o trabalho da Unijuí no evento “Um dever cumprido, mas principalmente o desafio que foi feito aos jovens, nossos estudantes, também por poder participar da grandiosidade deste evento. Tivemos grandes desafios, não só no início desse processo de Fenadi virtual, que foi para o mundo, mas anteriormente. Nossos estudantes das mais diferentes áreas, se envolveram efetivamente para nós termos oito dias intensos, de muita informação, de muita comunicação, de muita história, de muitos relatos emocionantes, então esse é o grande orgulho”, afirma.

Para o Presidente da União das Etnias de Ijuí, Nelson Casarin, o sentimento é de dever cumprido “um trabalho especialíssimo, de qualidade acima da média, que nós levamos ao mundo um trabalho maravilhoso que a gente tem aqui na nossa comunidade de Ijuí”.

 

Apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV – Organização Internacional de Folclore
PARCEIRO: CIOFF – International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore
Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural
Financiamento da PRÓ-CULTURA RS – GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa pede mais solidariedade com vítimas da aids

Publicado

em



Pedido foi feito nesta quarta-feira, 1°, Dia Mundial de Combate à Aids

O papa Francisco fez um apelo nesta quarta-feira, 1, pedindo que as pessoas tenham mais solidariedade com aqueles que sofrem com o vírus HIV, também solicitando que aqueles que vivem nos lugares mais pobres do mundo sejam cuidados.
 
Em um discurso para todos, o papa afirmou que o Dia Mundial de Combate à Aids é uma ocasião importante para lembrar daqueles que têm a vida afetada pelos vírus. Ele ainda destacou que em certas áreas do planeta, não existe acesso a cuidados essenciais.
 
O apelo foi feito durante o discurso como reforço da fala: “Espero que possa haver um compromisso renovado de solidariedade para garantir cuidados de saúde eficientes e igualitários”, disse Francisco.
Em novembro, o pontífice escreveu uma carta para Michael O’Loughlin, um jornalista dos Estados Unidos que escreveu sobre os católicos que ajudaram vítimas da Aids durante a crise dos anos 1980 em um livro, que dizia:

Obrigado por iluminar as vidas e dar testemunho dos muitos padres, mulheres religiosas e leigos que escolhem acompanhar, apoiar e ajudar seus irmãos e irmãs sofrendo de HIV e Aids com grande risco para sua profissão e reputação.”

FONTE:AH

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Instituições buscam contribuir com autonomia, inclusão social e produtiva de PCD’s

Publicado

em



No próximo 3 de dezembro lembra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD), uma forma de ampliar a compreensão dos assuntos relativos à deficiência e, sobretudo, mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas. O assessoramento às PCD’s ampliou e se qualificou nos últimos anos, com vistas à sua inclusão social e atendimento às suas demandas. As Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) são importantes referências na realização deste trabalho e, diante disso, a Emater/RS-Ascar procura contribuir através de seus serviços para que projetos sejam realizados em 40 instituições do Estado.

 

Na região de Santa Rosa, há um trabalho continuado realizado pela Emater/RS-Ascar em conjunto com as Apaes de Boa Vista do Buricá, Santo Antônio das Missões e Tucunduva. São promovidas, principalmente, ações de assistência educacional na área de segurança alimentar, saúde, saneamento e economia doméstica voltadas a pessoas com deficiências.

 

As ações socioassistenciais oferecidas gratuitamente aos usuários e seus familiares são viabilizadas em parceria também com administrações municipais e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Tem-se a clareza também da importância de promover a geração de renda e qualidade de vida destas famílias, com orientações em relação à produção de alimentos, alternativas sustentáveis de produção e boas práticas de fabricação e aproveitamento integral dos produtos por eles produzidos, fazendo com que haja agregação de valor e renda, principalmente ampliação do seu nível de autonomia. Busca-se ainda, promover a integração das famílias em vulnerabilidade social da área rural ao mercado de trabalho e também auxiliar no acesso a mercados para comercialização dos produtos por elas produzidos.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Emater/RS-Ascar celebra Dia Nacional da Extensão Rural

Publicado

em



Presente em todos os municípios gaúchos, Instituição oficial de Aters comemora avanços no rural gaúcho.

 

Para comemorar o Dia Nacional da Extensão Rural e o Dia do Extensionista, celebrados em 06 de dezembro, a Emater/RS-Ascar vai realizar uma série de atividades em todo o Estado. Além de uma live para os extensionistas, com a presença do presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, e da Prosa do Saber Extensionista, os escritórios da Instituição vão promover, durante o dia, encontros com as famílias de agricultores e demais públicos assistidos, bem como com representantes de entidades parceiras e com a imprensa.

O objetivo é avaliar e divulgar as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestadas pelos extensionistas na melhoria das condições de vida no meio rural, cujo propósito justifica a fundação, em 1948, da primeira Emater do Brasil, em Minas Gerais.

A segunda instituição de Extensão Rural, criada em 2 de junho de 1955, foi a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), que, 22 anos depois,  em março de 1977, passou a atuar com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), igualmente uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, se tornando, a Emater/RS-Ascar, a Instituição oficial de Extensão Rural do RS, sendo referência no Brasil na prestação de serviços de Aters.

Sobre o serviço oficial de Extensão Rural para a agricultura familiar do RS, essa condição foi confirmada em 16 de julho de 2020, quando, a partir de parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e em conformidade com a Lei de Aters (14.245/13), foi alterado o regime jurídico de contratação da Emater/RS-Ascar pelo Governo do Estado, feito através da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×