Fenadi Virtual: a cultura não tem idade – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Fenadi Virtual: a cultura não tem idade

Publicado

em



Um dos grandes atrativos da Fenadi 2020 é sua programação variada, que leva toda a riqueza e diversidade cultural de Ijuí para o mundo. São dez salas virtuais simultâneas, talk show diário das 19h às 22h, Cine Show Drive In, Festival Gastronômico, entre outras ações. E o melhor: as atividades são destinadas a todas as faixas etárias, inclusive ao público infantil.

As crianças podem acessar um ambiente dedicado exclusivamente a elas: a Sala 5, de Conteúdo Infantil. Desde terça-feira, os grupos étnicos que compõem a União das Etnias de Ijuí (Ueti) vêm realizando diversas atividades nesse espaço, como oficinas e contação de histórias, além de apresentar as lendas, danças, músicas e brinquedos tradicionais de seu país de origem.

A integrante da coordenação cultural da Ueti, Dolair Callai, destaca que as crianças receberam uma atenção especial na programação da Fenadi Virtual. “Nesse espaço, que vai ao ar diariamente, das 19h às 20h, vocês podem conhecer um pouco mais da literatura infantil, dos costumes e tradições de nossos povos. Todas as nossas 13 etnias estão promovendo diversos atrativos”.

Os alemães apresentaram, no dia 13/10, clássicos da cultura alemã, como os contos de Grimm. Na mesma noite, a etnia japonesa realizou uma oficina de origami e os austríacos falaram sobre histórias e brincadeiras do seu país. No dia seguinte, a contação de histórias ficou a cargo dos espanhóis e italianos, e a etnia leta apresentou músicas tradicionais da Letônia. Nesta quinta-feira, a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha (ATQG) trouxe brinquedos e brincadeiras do folclore gaúcho e a etnia portuguesa contou lendas de Portugal.

O público ainda pode conferir as atrações da Sala 5 até o dia 19 de outubro. “Nós convidamos todos a acessarem o YouTube e deliciarem-se com as belas histórias, cantos e brincadeiras que estão sendo apresentadas. As crianças também desenvolvem cultura, então é interessante nos integrarmos a esse movimento cultural da Fenadi”, destaca Dolair.

Confira a programação da Sala 5 para os próximos dias:

Sexta-feira, 16/10 – Etnia Holandesa: História de Peter e cantigas;
Etnia Afro-Brasileira: Boneca Abayomi;
Etnia Portuguesa: História João Bobo e o segredo da princesa.

Sábado, 17/10 – Etnia Árabe: História do Aladim.

Domingo, 18/10 – Etnia Polonesa: cantigas;
Etnia Portuguesa: História do Sapo e o Coelho Retratista;
Etnia Italiana: A Lenda da Befana.

Segunda, 19/10 – Pedagogia da Unijuí: aprendendo a fazer massinha de modelar;
Etnia Portuguesa: músicas infantis.

Apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV – Organização Internacional de Folclore
PARCEIRO: CIOFF – International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore
Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural
Financiamento da PRÓ-CULTURA RS – GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.

Por Amanda Calegaro Thiel, acadêmica do curso e jornalismo da Unijuí.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Rufino indica revitalização da praça da Bela Vista

Publicado

em



Na última sessão plenária de novembro (29), o vereador Rafael Rufino apresentou a Indicação 1733/2021, solicitando à prefeitura de Santa Rosa que proceda com a revitalização da praça da Bela Vista.

Entre as demandas apontadas estão: corte de grama, conserto dos brinquedos que estão com problemas ou sucateados, reforma da quadra de areia, revisão da iluminação pública e instalação de novos bancos, tendo como referência o Tape-Porã.
Por ser uma praça bastante utilizada pela comunidade, que procurou o vereador Rafael Rufino solicitando as providências, cabe ao município prover as melhorias e manter em bom estado os equipamentos públicos que estão sob sua responsabilidade.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

3 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Publicado

em



Amanhã, 3 de dezembro lembra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD), uma forma de ampliar a compreensão dos assuntos relativos à deficiência e, sobretudo, mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas. O assessoramento às PCD’s ampliou e se qualificou nos últimos anos, com vistas à sua inclusão social e atendimento às suas demandas. As Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) são importantes referências na realização deste trabalho e, diante disso, a Emater/RS-Ascar procura contribuir através de seus serviços para que projetos sejam realizados em 40 instituições do Estado.

Na região de Santa Rosa, há um trabalho continuado realizado pela Emater/RS-Ascar em conjunto com as Apaes de Boa Vista do Buricá, Santo Antônio das Missões e Tucunduva. São promovidas, principalmente, ações de assistência educacional na área de segurança alimentar, saúde, saneamento e economia doméstica voltadas a pessoas com deficiências.

As ações socioassistenciais oferecidas gratuitamente aos usuários e seus familiares são viabilizadas em parceria também com administrações municipais e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Tem-se a clareza também da importância de promover a geração de renda e qualidade de vida destas famílias, com orientações em relação à produção de alimentos, alternativas sustentáveis de produção e boas práticas de fabricação e aproveitamento integral dos produtos por eles produzidos, fazendo com que haja agregação de valor e renda, principalmente ampliação do seu nível de autonomia. Busca-se ainda, promover a integração das famílias em vulnerabilidade social da área rural ao mercado de trabalho e também auxiliar no acesso a mercados para comercialização dos produtos por elas produzidos.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Orquestra de Violões Santa Rosa e Os Fagundes

Publicado

em



Será realizado na próxima quinta-feira, 09 de dezembro, às 20h, no Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa, um show sensacional com a Orquestra de Violões Santa Rosa e Os Fagundes tocando juntos.

Os ingressos estão sendo vendidos no SESC Santa Rosa, ao preço de R$ 20,00.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×