Destaque
Fenadi Virtual: a cultura não tem idade
Um dos grandes atrativos da Fenadi 2020 é sua programação variada, que leva toda a riqueza e diversidade cultural de Ijuí para o mundo. São dez salas virtuais simultâneas, talk show diário das 19h às 22h, Cine Show Drive In, Festival Gastronômico, entre outras ações. E o melhor: as atividades são destinadas a todas as faixas etárias, inclusive ao público infantil.
As crianças podem acessar um ambiente dedicado exclusivamente a elas: a Sala 5, de Conteúdo Infantil. Desde terça-feira, os grupos étnicos que compõem a União das Etnias de Ijuí (Ueti) vêm realizando diversas atividades nesse espaço, como oficinas e contação de histórias, além de apresentar as lendas, danças, músicas e brinquedos tradicionais de seu país de origem.
A integrante da coordenação cultural da Ueti, Dolair Callai, destaca que as crianças receberam uma atenção especial na programação da Fenadi Virtual. “Nesse espaço, que vai ao ar diariamente, das 19h às 20h, vocês podem conhecer um pouco mais da literatura infantil, dos costumes e tradições de nossos povos. Todas as nossas 13 etnias estão promovendo diversos atrativos”.
Os alemães apresentaram, no dia 13/10, clássicos da cultura alemã, como os contos de Grimm. Na mesma noite, a etnia japonesa realizou uma oficina de origami e os austríacos falaram sobre histórias e brincadeiras do seu país. No dia seguinte, a contação de histórias ficou a cargo dos espanhóis e italianos, e a etnia leta apresentou músicas tradicionais da Letônia. Nesta quinta-feira, a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha (ATQG) trouxe brinquedos e brincadeiras do folclore gaúcho e a etnia portuguesa contou lendas de Portugal.
O público ainda pode conferir as atrações da Sala 5 até o dia 19 de outubro. “Nós convidamos todos a acessarem o YouTube e deliciarem-se com as belas histórias, cantos e brincadeiras que estão sendo apresentadas. As crianças também desenvolvem cultura, então é interessante nos integrarmos a esse movimento cultural da Fenadi”, destaca Dolair.
Confira a programação da Sala 5 para os próximos dias:
Sexta-feira, 16/10 – Etnia Holandesa: História de Peter e cantigas;
Etnia Afro-Brasileira: Boneca Abayomi;
Etnia Portuguesa: História João Bobo e o segredo da princesa.
Sábado, 17/10 – Etnia Árabe: História do Aladim.
Domingo, 18/10 – Etnia Polonesa: cantigas;
Etnia Portuguesa: História do Sapo e o Coelho Retratista;
Etnia Italiana: A Lenda da Befana.
Segunda, 19/10 – Pedagogia da Unijuí: aprendendo a fazer massinha de modelar;
Etnia Portuguesa: músicas infantis.
Apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV – Organização Internacional de Folclore
PARCEIRO: CIOFF – International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore
Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural
Financiamento da PRÓ-CULTURA RS – GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.
Por Amanda Calegaro Thiel, acadêmica do curso e jornalismo da Unijuí.
Destaque
“Cometa do Século” deve ser visível no Brasil na próxima semana
Na próxima semana, os apaixonados por astronomia terão a chance de observar um dos cometas mais aguardados do ano, o C/2023 A3, que está se tornando cada vez mais visível no céu noturno.
Atualmente, o cometa, conhecido como “Cometa do Século”, ainda está muito próximo do Sol, tornando sua observação a olho nu bastante difícil. No entanto, a partir do dia 15 de setembro, ele deverá ser mais visível no Hemisfério Sul, incluindo grande parte do Brasil.
A expectativa é que sua aparição seja espetacular, com um brilho comparável ao do cometa Hale-Bopp, que foi um dos mais brilhantes da segunda metade do século XX. Esse brilho intenso é esperado devido à combinação da proximidade da Terra e do Sol, além dos efeitos da geometria da órbita do cometa, que criarão condições óticas ideais para intensificar seu brilho. O astrônomo brasileiro Pedro Bernardinelli, que ajudou a descobrir o maior cometa já registrado, confirma que o C/2023 A3 tem potencial para ser tão brilhante quanto o Hale-Bopp, embora previsões de cometas sejam sempre incertas.
O C/2023 A3 foi descoberto de forma independente em janeiro de 2023 por dois observatórios: o Observatório de Tsuchinshan na China e o projeto ATLAS no Havaí. Atualmente, o cometa está se tornando mais brilhante, com uma magnitude perto de 6 (quanto menor o número, mais brilhante o objeto). Espera-se que, em outubro, o cometa atinja seu brilho máximo, com uma magnitude potencial de 3,0 ou 2,0, tornando-o visível a olho nu ou com binóculos. Contudo, sua proximidade com o Sol pode dificultar a observação, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa, como São Paulo.
Bernardinelli ressalta que, embora o termo “Cometa do Século” possa parecer exagerado, o cometa ainda promete ser um espetáculo notável. Para localizar o C/2023 A3 no céu, aplicativos de observação de estrelas para celular, como Star Walk 2 ou Sky Tonight, podem ser úteis. Basta procurar pelo C/2023 A3 na ferramenta de busca desses apps e apontar o celular para o céu na direção leste durante a madrugada, pouco antes do nascer do Sol.
Fonte: G1
[mailpoet_form id="1"]Clima/Tempo
Fumaça cobre o Brasil e pode afetar capitais da Argentina e do Uruguai até o fim da semana
Clima/Tempo
Ministério da Reconstrução chega aos últimos dias e Pimenta prepara balanço das atividades
Criado em maio para apoiar a recuperação da catástrofe climática no Rio Grande do Sul, o Ministério da Reconstrução do RS está em seus dias finais. A medida provisória (MP) que criou a estrutura, liderada por Paulo Pimenta, perderá a vigência na quarta-feira (11) sem ter sido apreciada pelo Congresso Nacional.
Com isso, Pimenta reassumirá a chefia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). A pasta sediada no Estado será reestruturada como um órgão com status de secretaria, uma mudança que não requer aprovação do Legislativo.
A nova estrutura ficará subordinada ao Ministério da Casa Civil e será comandada por Maneco Hassen, atual número dois na hierarquia do Ministério da Reconstrução. Pimenta esteve em Brasília no final de semana para as celebrações da Independência e retorna nesta semana ao Rio Grande do Sul para apresentar um balanço completo do trabalho realizado desde 15 de maio.
Como legado do extinto ministério, será anunciado um “sistema de governança” para gerenciar obras estruturais planejadas para conter futuras cheias no RS. Essas obras serão financiadas por um fundo criado pela União, fruto de um acordo com o governador Eduardo Leite. Esse sistema será liderado por Leite, Pimenta e o titular da Casa Civil, Rui Costa.
Apesar da extinção do ministério, Pimenta manterá seu papel como principal interlocutor para assuntos de reconstrução no governo federal. Ele deverá fazer viagens frequentes ao Estado e manter contato constante com o governo estadual.
Nos últimos dias, a relação entre o governador Eduardo Leite e Paulo Pimenta, o único ministro gaúcho da Esplanada, se estabilizou após altos e baixos. No sábado (9), os dois foram vistos juntos em fotos durante o desfile da Independência, que homenageou o Rio Grande do Sul na capital federal.
Fonte: GZH
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized4 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque4 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized4 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM