FEMA participa da XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul – Portal Plural
Connect with us

Ensino

FEMA participa da XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul

Pável Bauken

Publicado

em



 

A programação da XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, em Bento Gonçalves, foi desenvolvida em um sistema de trilhas temáticas alinhadas ao lema do evento, centrado na Disrupção Contábil sob os enfoques: Técnico, Digital e Cultural.

Muitos temas inspiradores e inquietantes, cases de sucesso, novos conceitos, velhas polêmicas, soluções inovadoras e uma única proposta: sair do evento diferente de como se chegou, evoluir o pensamento, modular o comportamento, mudar o mindset – única forma de provar ao Universo que a Contabilidade segue firme, forte, lutando contra as ameaças constantes de eliminação.

O evento enfatizou o aspecto humanístico, o autoconhecimento, a experiência e o domínio técnico, que nenhuma inteligência artificial será capaz de substituir. Participaram da Convenção, pela FEMA, o coordenador do Curso, professor Anderson Pinceta, professores, acadêmicos e egressos.

Confira alguns depoimentos dos participantes:

“Foram 3 dias de muita troca de experiências e conhecimentos na tradicional Convenção de Contabilidade do Estado, que trouxe como tema principal a discussão do futuro da profissão contábil na era tecnológica, abrangendo assuntos não só para profissionais, mas também para o meio acadêmico. A participação nessa convenção foi de grande valia, pois além de manter o profissional sempre atualizado sobre os assuntos da classe, também oportunizou a interação entre os profissionais”.
Augusto Lucchese – Professor do Curso de Ciências Contábeis

“Através da FEMA tive possibilidade de participar da XVII Convenção de Contabilidade, a qual me proporcionou vivencias únicas, onde a temática da transformação nos remeteu a uma disruptura de pensamentos. Como acadêmica, posso garantir que “O que se vive na FEMA, fica para sempre”.
Monica Stromowski – Acadêmica

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

Fies: candidatos já podem acessar resultados

Pável Bauken

Publicado

em

© Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para o primeiro semestre de 2020 já está disponível. A lista de pré-selecionados da chamada única pode ser consultada no site do programa ou nas instituições de ensino participantes.

Na modalidade Fies, o estudante deve complementar a inscrição pelo site do programa no período de 27 de fevereiro a 2 de março. Já os pré-selecionados na modalidade P-Fies deverão comparecer à instituição de ensino para validação das informações de sua inscrição e contratação do financiamento.

Os estudantes não pré-selecionados na modalidade Fies foram automaticamente incluídos na lista de espera e devem acompanhar sua eventual pré-seleção entre 28 de fevereiro e 31 de março de 2019, na página do Fies. Na modalidade P-Fies não existe a etapa de lista de espera.

Neste semestre, o programa vai oferecer 70 mil vagas para financiamento estudantil em instituições privadas de ensino superior. Ele está dividido em duas modalidades: o Fies a juros zero para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o P-Fies para aqueles com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, com juros que variam de acordo com o banco e a instituição de ensino. Essa última modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes. 

Mudanças no financiamento

Em dezembro de 2019, o comitê gestor do Fies fez mudanças no programa que só valerão a partir do segundo semestre deste ano. 

Uma das alterações é a possibilidade de cobrança judicial de contratos firmados até o segundo semestre de 2017 com dívida mínima de R$ 10 mil. O ajuizamento deverá ser feito após 360 dias de inadimplência na fase de amortização, ou seja, do pagamento em parcelas dos débitos. 

Hoje a cobrança de quaisquer valores é feita no âmbito administrativo. Pela resolução aprovada, só continua a se enquadrar nesse campo quem tiver dívida menor que R$ 10 mil. O devedor e os fiadores poderão ser acionados. 

Para o P-Fies, o comitê definiu independência em relação ao Fies, para, segundo o Ministério da Educação (MEC), “dinamizar a concessão do financiamento nessa modalidade”. Não haverá exigência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como pré-requisito (hoje, é idêntico ao do Fies) e nem será imposto limite máximo de renda (atualmente, é para alunos com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos). Também será possível contratar o P-Fies durante todo o ano. 

As mudanças também atingiram o uso da nota do Enem como forma de ingresso no Fies. Hoje é preciso ter nota média mínima de 450 pontos e apenas não zerar a redação para pleitear o financiamento. O comitê estabeleceu uma nota de corte também para a parte discursiva – 400 pontos -, que está abaixo da nota média nacional, de 522,8. Essas mudanças valem a partir de 2021. 

A nota do Enem também servirá para limitar transferências de cursos em instituições de ensino superior para alunos que possuem financiamento do Fies. Será necessário ter obtido, no Enem, resultado igual ou superior à nota de corte do curso de destino desejado. 

O comitê ainda aprovou o plano trienal 2020 a 2022 para o Fies. Nele, as vagas poderão cair de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022, caso não haja alteração nos parâmetros econômicos atuais. Mas esses valores serão revistos a cada ano, podendo voltar a 100 mil vagas caso haja alteração nessas variáveis ou aportes do MEC.

ebc

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Continue Lendo

Ensino

EMEI Pingo de Gente é inaugurada

Reporter Cidades

Publicado

em



A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional entregou na tarde de quarta-feira 19, o novo prédio que vai abrigar os alunos da EMEI Pingo de Gente.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Vice-prefeito Luís Antônio Benvegnú, da secretária municipal de Educação, Maria da Graça Zimmermann, e da vereadora Lires Zimmermann Führ, que representou a câmara, além de profissionais, técnicos, diretores da Rede Municipal de Ensino, vereadores, secretários de governo e pais.

A nova escola na modalidade creche é pré-escola vai acolher 140 crianças distribuídas em duas turmas de berçário, três turmas de maternal e duas turmas de pré-escola, atendendo em sua grande maioria em turno integral com quatro refeições diárias organizadas conforme nutricionista responsável, suporte de atendimento com psicólogas e um olhar pedagógico especial de cuidado por parte das professoras, monitoras e diretora.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Rosa

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Continue Lendo

Destaque

UNINTER realiza doação de material escolar do trote solidário

Pável Bauken

Publicado

em



Para completar a alegria do Polo UNINTER Santa Rosa, nessa quarta-feira (19/02), foi realizada a entrega dos materiais escolares arrecadados através do trote solidário para a Pós-graduanda em Psicopedagogia Charise Machado que juntamente com amigas desenvolveram o PROJETO SERVIR, onde já auxiliaram cerca de 200 famílias carentes.

Através do trote solidário, foi arrecadado cerca de 400 itens de material escolar. “Agradecemos a todos os alunos que abraçaram esta causa juntamente com o Polo UNINTER de Santa Rosa e a Psicopedagoga Charise Machado, que dará o melhor destino deste material, onde sensibilizou-se e continua lutando para ajudar essa nobre causa”, disse Fernanda Milani Mohr, Gestora do Polo UNINTER Santa Rosa.

Aproximadamente 200 alunos ingressaram em diversos cursos de graduação, dentre eles os cursos: Design de Animação, Coaching e Desenvolvimento Humano, Publicidade e Propaganda, Engenharias, Jornalismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Recursos Humanos, Serviço Social, Gerontologia, Administração, Licenciatura em Pedagogia, História, Educação Física e todos participaram do TROTE SOLIDÁRIO, a fim de contribuir para mais um projeto social.

A UNINTER vem contribuindo com doações de alimentos não perecíveis para entidades de assistência social de Santa Rosa, o projeto TROCA SOLIDÁRIA, onde existem pontos de coletas nos mercados da rede Coopermil, você pode trocar 1kg de alimento por um livro.

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Continue Lendo

Trending

×