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Ensino

Feira de Matemática envolve mais de 2 mil estudantes da região de Santa Rosa

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Estudantes vivenciaram, na prática, durante esta sexta-feira, as diferentes formas de aprendizagens na I Feira Regional de Matemática, promovida pela Unijuí no Campus Santa Rosa. A Universidade recepcionou mais de 2 mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, que compartilharam experiências expondo e apresentando 48 trabalhos, envolvendo estudantes da educação infantil até o ensino superior.

A Feira de Matemática teve o objetivo de incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, bem como se constituir em uma experiência curricular ou extracurricular de relevância, para sistematizar e implementar os Projetos de Ensino e Aprendizagem de Matemática dos alunos e professores. Além da Feira, os visitantes também puderam interagir com diferentes projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade, envolvendo as áreas de gestão, engenharia, jurídica, saúde, educação e psicológica.

Para a estudante do Colégio Dom Bosco de Santa Rosa, Gabriela Graef Kuhn, a experiência vivenciada na elaboração do trabalho foi fantástica. “O trabalho que desenvolvemos foi um grande desafio, tivemos que pesquisar muito e buscar profissionais que entendem dessa temática. Desenvolvemos materiais para pessoas com deficiências visuais e o nosso foco foi trabalhar a inclusão no universo da matemática. Para isso utilizamos muita textura e objetos recicláveis para podermos mostrar as diferentes figuras espaciais. Colocamos em prática, dando uma aula para um menino que tinha essa limitação e consequentemente toda a turma participou e interagiu”, afirma.

A professora de matemática da Escola Estadual de Educação Básica Barão do Rio Branco, da cidade de Boa Vista do Buricá, Bárbara Morais Fabriz, destaca que foram apresentados trabalhos espetaculares. “A Feira foi muito importante para os alunos enxergarem a matemática de maneira mais prática, porque na maioria das vezes eles nos perguntam onde e quando podem utilizar os conhecimentos da área de forma prática. Aqui eles estão tendo a oportunidade de vivenciarem essa experiência aplicada. A visitação foi outro fator positivo, porque, para as próximas edições, poderá influenciar e despertar o interesse de novos expositores participarem”, ressalta.

Para o coordenador da Feira, professor Peterson Cleyton Avi, que destacou em sua fala no ato de entrega das premiações aos participantes, que as feiras de matemática deixam boas recordações e aprendizados na vida das pessoas. “É um momento de muito aprendizado, evidenciando as boas práticas e se configurando como um importante espaço de educação continuada. Participar de uma feira de matemática é marcante e inesquecível”, evidenciou.

Na ocasião, todos os participantes receberam medalhas e troféus como forma de reconhecimento pelo envolvimento nas atividades. Durante o evento avaliadores percorreram todas as apresentações e selecionaram alguns trabalhos para a próxima Feira de Matemática de nível nacional, que acontecerá em Campos Novos (SC), no ano de 2020.

O evento foi promovido pela Unijuí em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa (SDE), 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar Campus Santa Rosa).

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Ensino

Dom Bosco ativa Disciplina Projeto de Vida

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Com a realização de conversas em sala de aula, atividades, palestras e rodas de conversa, os alunos podem pensar sobre si e suas projeções futurasCom o objetivo de valorizar as vivências dos alunos, para que cada um deles possa refletir sobre seu papel social, desejos pessoais e sobre o impacto de suas escolhas, a disciplina Projeto de Vida do Colégio Salesiano Dom Bosco realiza diversas atividades. Com a promoção de palestras, rodas de conversa e momentos de reflexão, os estudantes podem esclarecer sobre objetivos e anseios pessoais. Ao longo de todo o ano, a escola irá convidar ex-alunos e profissionais de diferentes áreas para conversar com as turmas do Ensino Médio.De acordo com Bruna Hohm, professora da disciplina, “o Projeto de Vida considera os educandos como protagonistas de sua própria formação, como sujeitos integrais, que têm sonhos, expectativas, limitações e são capazes de decidirem o que querem e onde querem chegar para, então, idealizar e trilhar a jornada que os levará aos seus propósitos e contribuirá com sua escolha profissional”. Ao longo da disciplina, o estudante pode identificar suas potencialidades e dificuldades, tendo acompanhamento e suporte para desenvolver seus projetos com consciência crítica, criativa, autônoma e responsável.Para Maria Luiza Mallmann, aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio, o Projeto de Vida é uma matéria que promove o autoconhecimento e faz refletir a respeito do futuro, servindo como um guia, baseando-se nas áreas de conhecimento que cada um mais se identifica. “A disciplina te mostra que a felicidade e plenitude vão além de conquistas profissionais, que tu precisa estabelecer objetivos e metas pessoais, que irão te motivar a ser alguém melhor e fazer com que tua vida valha a pena”. Como o Ensino Médio é uma fase de transição, amadurecimento e de decisões importantes, a disciplina Projeto de Vida tem um papel importante em guiar e orientar os estudantes.

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Destaque

Programa Papo de Responsa da Polícia Civil

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A Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa, esteve representada nesta quinta-feira (17), no Programa Papo de Responsa da 10ª Região Policial. A roda de conversa aconteceu na E.M.E.F Pedro Speroni. Na oportunidade, foram trazidos diversos temas que impactam a vida da menina e da mulher.
Participaram do Programa, as profissionais: Solange Griza, Assessora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura e as Escrivãs da Polícia Civil, Rosana Lisik e Marcia Basso. Durante o dia foram desenvolvidos diálogos sobre as formas de violência. Também foi falado sobre os serviços e telefones disponíveis para as vítimas. Durante a ação, os participantes puderam tirar dúvidas e contribuir, o que gerou uma significativa troca de informações e conhecimentos. O Papo de Responsa atua na região de Santa Rosa desde 2016 e as instituições de ensino interessadas em agendar o recebimento do Programa, podem entrar em contato com a Polícia Civil, pelo telefone (55) 3513-6000.
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Destaque

Novo projeto para adequar salário dos professores ao piso nacional

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Diante do reajuste de 33,24% no piso nacional do magistério, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo do Estado precisará readequar o salário dos professores estaduais. O reajuste concedido no ano passado, de 32% sobre o subsídio, levou o piso dos professores gaúchos para 3.809,92, abaixo dos R$ 3.845,63 definidos pelo governo federal.

A decisão sobre como compensar a diferença deve ser tomada ao longo da semana pelo governador Eduardo Leite. No momento, a tendência é de que o governo envie um novo projeto à Assembleia incorporando o valor aplicado pelo Palácio do Planalto.

Com essa solução, o subsídio de todos os professores deve sofrer um pequeno reajuste, já que o novo plano de carreira aprovado em 2020 garante uma distância salarial mínima entre os diferentes níveis e classes da tabela remuneratória.

A alternativa seria pagar um completivo aos professores, o que teria impacto financeiro semelhante e abriria brecha para um eventual passivo judicial futuro.

Leite gostaria de eliminar do dicionário de seu governo a palavra “completivo”, usado desde 2009 para que nenhum professor recebesse menos do que o piso nacional do magistério, o que acabou achatando o plano de carreira. Com o novo plano, a promessa foi de respeitar a diferença entre um degrau e outro.

Na sexta-feira, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, disse que o tema será discutido pelo governo durante esta semana.

 — Ainda não fizemos esse debate porque aguardávamos a manifestação do presidente da República (a portaria foi assinada na sexta-feira). Vamos debater qual o melhor caminho, valorizando o que fizemos no ano passado  —  destacou Lemos.

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