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Ensino

Feira de Matemática envolve mais de 2 mil estudantes da região de Santa Rosa

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Estudantes vivenciaram, na prática, durante esta sexta-feira, as diferentes formas de aprendizagens na I Feira Regional de Matemática, promovida pela Unijuí no Campus Santa Rosa. A Universidade recepcionou mais de 2 mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, que compartilharam experiências expondo e apresentando 48 trabalhos, envolvendo estudantes da educação infantil até o ensino superior.

A Feira de Matemática teve o objetivo de incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, bem como se constituir em uma experiência curricular ou extracurricular de relevância, para sistematizar e implementar os Projetos de Ensino e Aprendizagem de Matemática dos alunos e professores. Além da Feira, os visitantes também puderam interagir com diferentes projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade, envolvendo as áreas de gestão, engenharia, jurídica, saúde, educação e psicológica.

Para a estudante do Colégio Dom Bosco de Santa Rosa, Gabriela Graef Kuhn, a experiência vivenciada na elaboração do trabalho foi fantástica. “O trabalho que desenvolvemos foi um grande desafio, tivemos que pesquisar muito e buscar profissionais que entendem dessa temática. Desenvolvemos materiais para pessoas com deficiências visuais e o nosso foco foi trabalhar a inclusão no universo da matemática. Para isso utilizamos muita textura e objetos recicláveis para podermos mostrar as diferentes figuras espaciais. Colocamos em prática, dando uma aula para um menino que tinha essa limitação e consequentemente toda a turma participou e interagiu”, afirma.

A professora de matemática da Escola Estadual de Educação Básica Barão do Rio Branco, da cidade de Boa Vista do Buricá, Bárbara Morais Fabriz, destaca que foram apresentados trabalhos espetaculares. “A Feira foi muito importante para os alunos enxergarem a matemática de maneira mais prática, porque na maioria das vezes eles nos perguntam onde e quando podem utilizar os conhecimentos da área de forma prática. Aqui eles estão tendo a oportunidade de vivenciarem essa experiência aplicada. A visitação foi outro fator positivo, porque, para as próximas edições, poderá influenciar e despertar o interesse de novos expositores participarem”, ressalta.

Para o coordenador da Feira, professor Peterson Cleyton Avi, que destacou em sua fala no ato de entrega das premiações aos participantes, que as feiras de matemática deixam boas recordações e aprendizados na vida das pessoas. “É um momento de muito aprendizado, evidenciando as boas práticas e se configurando como um importante espaço de educação continuada. Participar de uma feira de matemática é marcante e inesquecível”, evidenciou.

Na ocasião, todos os participantes receberam medalhas e troféus como forma de reconhecimento pelo envolvimento nas atividades. Durante o evento avaliadores percorreram todas as apresentações e selecionaram alguns trabalhos para a próxima Feira de Matemática de nível nacional, que acontecerá em Campos Novos (SC), no ano de 2020.

O evento foi promovido pela Unijuí em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa (SDE), 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar Campus Santa Rosa).

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Ensino

CAPS AD realiza palestras de conscientização nas escolas

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A FUMSSAR, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas CAPS AD realizou atividades educativas. Através do Programa Saúde na Escola PSE, quatro palestras sobre conscientização do uso de álcool e drogas na adolescência foram organizadas. As ações ocorreram na Escola Municipal Pedro Speroni, no bairro Cruzeiro.

As atividades foram ministradas pelos integrantes da equipe multidisciplinar do CAPS AD Movimento. Participaram a Assistente Social, o Enfermeiro, o Médico Psiquiatra, o Psicólogo, o Terapeuta Ocupacional e os Técnicos em Enfermagem. Além das orientações trazidas pelos profissionais, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de um paciente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Ao todo 180 alunos, do 6º ao 9º ano, acompanharam as palestras. Entre os temas abordados: tipos de drogas, seus efeitos no organismo e as consequências do uso prolongado.

As instituições de ensino que tiverem interesse em participar, podem entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, pelo telefone: (55) 3513-5158 e agendar uma visita da equipe multidisciplinar.

O CAPS AD funciona das 08h às 18h sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. O Centro fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, no bairro Cruzeiro.

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Ensino

Como a alfabetização sofreu na pandemia: ‘criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’

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Na turma da professora Ana Carolina Guimarães há, hoje, desde crianças que já conseguem ler textos com facilidade até os alunos que, aos 8 ou 9 anos de idade, ainda sequer criaram familiaridade com todas as letras do alfabeto.
O cenário da volta às aulas preocupou a professora do 3° ano do ensino fundamental 1 na Escola Estadual São Bento, em Belo Horizonte (MG) – que por enquanto está funcionando em modelo híbrido, em que as crianças alternam entre uma semana na escola e uma semana no ensino remoto.

Preocupação da professora se deve ao fato de que, em condições normais, na 3ª série, as crianças já costumam estar na fase final do aprendizado básico de leitura e escrita.

“Todos os alunos teriam que estar lendo, e não é a realidade. Percebemos que há uma carência nesse retorno às aulas e que a alfabetização foi muito afetada pela pandemia”, diz Guimarães .

Crianças vulneráveis de 5 a 10 anos de idade – e, portanto, as que cursam o final da educação infantil e todo o ensino fundamental 1 – foram um grupo particularmente sensível às dificuldades dos mais de 18 meses de ensino à distância na pandemia. É porque elas estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento escolar: a da alfabetização e da consolidação da leitura, da escrita e dos fundamentos matemáticos.
E também porque, nessa idade, elas têm pouca autonomia no ensino remoto, e portanto o contato próximo aos professores fez muita falta.

Fonte: terra

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Ensino

Polo de Ensino de Santa Rosa realiza doação de brinquedos em alusão ao Dia das Crianças

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Na tarde de segunda-feira (11) os alunos soldados do Polo de Ensino de Santa Rosa, acompanhados do Leão do PROERD e da Fronteiruxa, realizaram a entrega de brinquedos para crianças de comunidades próximas ao Polo.

Além de levar um pouco mais de alegria para as crianças, a ação ajuda o futuro soldado da Brigada Militar a compreender e desempenhar suas atividades com base na filosofia de polícia comunitária.

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