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Ensino

FAHOR comemora o 18º aniversário

Pável Bauken

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Este 24 de julho de 2019 marca os 18 anos da autorização para o funcionamento da Faculdade Horizontina. Nestas quase 2 décadas a FAHOR se destaca com 8 cursos de graduação, sendo seis cursos de Engenharia (Mecânica, de Produção, de Controle e Automação, de Alimentos, Ambiental e Química), Ciências Econômicas e Gestão Financeira.

Desde o início o propósito foi oferecer a quem vive nas regiões Noroeste e Celeiro do Rio Grande do Sul, com dificuldade de acesso, ensino superior de qualidade em engenharia e economia. Com o passar dos anos, foi se fortalecendo a proximidade com as empresas, com o mundo do trabalho, com estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade.

Com mais de 200 convênios firmados a FAHOR nos 18 anos se consolida como a instituição de ensino superior mais próxima do mundo de trabalho. Esta posição se evidencia pelo grande volume de vagas de estágios e empregos disponíveis aos estudantes, pelo número de ambientes de aprendizagem constituídos em parcerias com empresas, pelos serviços técnicos e de consultoria prestados pelos professores, estudantes e seus laboratórios.

Alguns dos estudantes ingressantes da FAHOR fazem 18 anos juntos com a FAHOR e falam sobre a expectativa deste aniversário em especial. Segundo os estudantes, os 18 anos são muito aguardados. “A gente sonha desde criança em ter 18 anos, a gente pensa que será independente, que pode resolver tudo sozinho. Sonhava em estar na Faculdade e morando sozinha”, diz Camila Bender.

Para Andriélli Rambo, além da independência, sonhava em conciliar seus hobbies, antes de estar empregada. “Entretanto, com a fase adulta iniciando, somos ainda mais pressionados e cobrados pela sociedade”, contrapõe a jovem.

A estudante Eduarda Carvalho afirma que chegar aos 18 anos, é um momento de mudanças. “Chegar aos 18, significa mudança em vários sentidos. Para muitos jovens, mudam da escola para a Faculdade, alguns mudam de cidade, passam a viver longe da família, precisam aprender a lidar com a saudade. Mas tudo isso em busca de uma realização pessoal, em busca de um sonho, que para mim, é cursar uma Faculdade”, afirma Eduarda.

Assim como os estudantes, a equipe de colaboradores e professores e demais estudantes da FAHOR também vive os 18 anos com expectativa da consolidação dos 5 novos cursos de graduação iniciado nos últimos anos e o projeto do primeiro Mestrado. E, no dia 10 de agosto fará colação de grau a 1ª Turma de formandos em Engenharia de Controle e Automação, que também será um momento bastante especial para a instituição e seus estudantes.

A principal motivação para seguir em frente, segundo a Direção da FAHOR, vem da constatação das vidas de tantas pessoas, suas famílias e empreendimentos transformados, com pessoas com mais conhecimento e mais renda, e empresas com mais tecnologia, produtos inovadores e negócios melhores.

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Ensino

Curso de Engenharia de Computação da Uergs é o melhor do Estado na avaliação do Enade

Reporter Global

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Foto: Mauricio Farias / Divulgação

 

Graduação oferecida na unidade Guaíba da Uergs está entre as 10 melhores do país

 

O curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está em primeiro lugar no ranking das universidades que ofertam a graduação no Estado, de acordo com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019 divulgados esta semana. Essa graduação na unidade Guaíba da Uergs também está entre as 10 melhores do país.

Para a professora Adriane Parraga, coordenadora do curso de Engenharia de Computação da Uergs, os principais fatores que colaboram para o sucesso são o estímulo ao desenvolvimento de projetos, a qualificação do corpo docente e a dedicação dos alunos, alcançada graças aos vínculos que vão se criando ao longo do curso. “A gente cria um vínculo com os alunos da Uergs e essa forma como a gente se relaciona desenvolve uma parceria. Isso faz a diferença”, afirma.

“Eles estão sempre envolvidos em algum projeto de pesquisa, de extensão ou de monitoria, e isso é um fator importante. A qualidade dessa nota também se reflete na inserção profissional, pois a maioria dos nossos estudantes e egressos está realizando bons estágios e estão bem empregados”, acrescenta.

As pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso estão relacionadas principalmente às áreas de processamento de imagens, sistemas embarcados, transmissão de dados em tempo real, desenvolvimento de aplicativos, inteligência artificial e aprendizado de máquinas, sistemas de detecção e tolerância a falhas. Alguns desses projetos são realizados em parceria com outras instituições de Ensino Superior, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“Esta avaliação reflete o trabalho extraordinário do corpo docente do curso de Engenharia de Computação, que tem estimulado a participação dos estudantes em seus projetos de pesquisa, nas ações de extensão e nas atividades de monitoria, criando um importante vínculo acadêmico. Além disso, as boas oportunidades de estágios acrescenta muito na formação. O reflexo está na empregabilidade de nossos egressos, conquistando espaços não só no Rio Grande do Sul, como também em outras regiões do Brasil e no exterior” enfatiza o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt.

“É importante reconhecer que ainda não possuímos a estrutura necessária e precisamos continuar trabalhando para isso. Mais um motivo para creditarmos aos professores e alunos o mérito por este resultado”, acrescenta o reitor.

Entre os demais cursos da Universidade que participaram da avaliação, o curso de Agronomia da Unidade em Cachoeira do Sul é o terceiro melhor do Estado. O curso de Agronomia, em Três Passos, e o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da unidade em Porto Alegre figuram entre os 10 melhores do Rio Grande do Sul.

Na edição anterior do Enade, o curso de Administração em Sistemas e Serviços de Saúde, da Uergs em Porto Alegre, obteve a nota máxima, 5.

De acordo com a coordenadora de Avaliação Institucional da Uergs, Jaqueline de Mattia, a universidade vem trabalhando na criação de novas estratégias para melhorar a cada ano os índices, pois essa avaliação é vista como um instrumento de melhoria da qualidade acadêmica e científica da universidade.

“Ficamos muito felizes com os resultados, pois temos um compromisso em consolidar a qualidade do ensino na Uergs. Esses números são importantes para colocar a universidade na vitrine da qualidade do ensino público no país. Nas avaliações em que ainda não atingimos o índice esperado, vamos trabalhar para um diagnóstico mais preciso para que possamos traçar estratégias que possibilitem melhorias futuras para a reestruturação das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão”, afirma.

 

 

Estado.rs.gov

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Destaque

Estado antecipa retorno de aulas presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Pável Bauken

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Previstas para serem liberadas em 12 de novembro, as atividades presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul serão autorizadas a partir da próxima quarta-feira, dia 28 de outubro. A mesma data marcará a liberação do retorno das aulas dos anos finais do Ensino Fundamental.

A decisão foi tomada após debate do Gabinete de Crise nesta quinta-feira (22/10) e atende a demandas de alguns municípios, que já retomaram as aulas e, com rigorosos protocolos, planejam a retomada de todos os níveis. Um exemplo é Lajeado, que enviou o pedido à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam), deliberado hoje pelo Gabinete de Crise.

Uma vez que os indicadores de propagação do coronavírus seguem em queda, o Gabinete de Crise optou por acatar o pedido e fazer a antecipação.

O calendário segue sendo uma liberação às aulas presenciais. Os pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para fazê-lo.

O cronograma de levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas foi divulgado pelo governo do Estado em 1º de setembro. As aulas da Educação Infantil foram retomadas, nas cidades em que os prefeitos assim definiram, em 8 de setembro.

Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro. Nesta semana, a partir do dia 20 de outubro, deu-se início ao processo de retomada das aulas nas escolas estaduais de Ensino Médio.

• Clique aqui e acesse o site https://estado.rs.gov.br/voltaasaulas com cartilhas que detalham orientações e regras.

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Ensino

Justiça impõe condições para a realização de aulas presenciais em escolas estaduais

Reporter Plural

Publicado

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Foto: Alina Souza/Palácio Piratini (Arquivo)

A liminar não abrange as instituições de ensino particulares ou das redes municipais.

Atendendo a um pedido do Cpers-Sindicato, um juiz de Porto Alegre concedeu liminar impondo condições para que ocorram aulas presenciais em escolas da rede estadual. A liminar do magistrado Cristiano Vilhalba Flores não abrange as instituições de ensino particulares ou das redes municipais.

As aulas foram retomadas oficialmente nesta terça-feira (20). Segundo o juiz, só podem receber os alunos as instituições onde houver declaração de conformidade sanitária por parte de um agente do Estado e em que estejam disponíveis todos os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Juiz também determinou que as aulas só podem voltar em escolas que apresentarem um plano de contingência para o coronavírus, que precisa ser aprovado por um centro de operações local ou regional.

A presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, avaliou como “extremamente positiva” a decisão. “O fiasco do governo em prover condições mínimas para o retorno às aulas presenciais foi constatado por todos no dia marcado para a reabertura. Essa decisão escancara o descaso do governo Eduardo Leite com as nossas vidas”, comentou.

FONTE: AGORA RS

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