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Ensino

FAHOR comemora o 18º aniversário

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Este 24 de julho de 2019 marca os 18 anos da autorização para o funcionamento da Faculdade Horizontina. Nestas quase 2 décadas a FAHOR se destaca com 8 cursos de graduação, sendo seis cursos de Engenharia (Mecânica, de Produção, de Controle e Automação, de Alimentos, Ambiental e Química), Ciências Econômicas e Gestão Financeira.

Desde o início o propósito foi oferecer a quem vive nas regiões Noroeste e Celeiro do Rio Grande do Sul, com dificuldade de acesso, ensino superior de qualidade em engenharia e economia. Com o passar dos anos, foi se fortalecendo a proximidade com as empresas, com o mundo do trabalho, com estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade.

Com mais de 200 convênios firmados a FAHOR nos 18 anos se consolida como a instituição de ensino superior mais próxima do mundo de trabalho. Esta posição se evidencia pelo grande volume de vagas de estágios e empregos disponíveis aos estudantes, pelo número de ambientes de aprendizagem constituídos em parcerias com empresas, pelos serviços técnicos e de consultoria prestados pelos professores, estudantes e seus laboratórios.

Alguns dos estudantes ingressantes da FAHOR fazem 18 anos juntos com a FAHOR e falam sobre a expectativa deste aniversário em especial. Segundo os estudantes, os 18 anos são muito aguardados. “A gente sonha desde criança em ter 18 anos, a gente pensa que será independente, que pode resolver tudo sozinho. Sonhava em estar na Faculdade e morando sozinha”, diz Camila Bender.

Para Andriélli Rambo, além da independência, sonhava em conciliar seus hobbies, antes de estar empregada. “Entretanto, com a fase adulta iniciando, somos ainda mais pressionados e cobrados pela sociedade”, contrapõe a jovem.

A estudante Eduarda Carvalho afirma que chegar aos 18 anos, é um momento de mudanças. “Chegar aos 18, significa mudança em vários sentidos. Para muitos jovens, mudam da escola para a Faculdade, alguns mudam de cidade, passam a viver longe da família, precisam aprender a lidar com a saudade. Mas tudo isso em busca de uma realização pessoal, em busca de um sonho, que para mim, é cursar uma Faculdade”, afirma Eduarda.

Assim como os estudantes, a equipe de colaboradores e professores e demais estudantes da FAHOR também vive os 18 anos com expectativa da consolidação dos 5 novos cursos de graduação iniciado nos últimos anos e o projeto do primeiro Mestrado. E, no dia 10 de agosto fará colação de grau a 1ª Turma de formandos em Engenharia de Controle e Automação, que também será um momento bastante especial para a instituição e seus estudantes.

A principal motivação para seguir em frente, segundo a Direção da FAHOR, vem da constatação das vidas de tantas pessoas, suas famílias e empreendimentos transformados, com pessoas com mais conhecimento e mais renda, e empresas com mais tecnologia, produtos inovadores e negócios melhores.

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Ensino

Dom Bosco ativa Disciplina Projeto de Vida

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Com a realização de conversas em sala de aula, atividades, palestras e rodas de conversa, os alunos podem pensar sobre si e suas projeções futurasCom o objetivo de valorizar as vivências dos alunos, para que cada um deles possa refletir sobre seu papel social, desejos pessoais e sobre o impacto de suas escolhas, a disciplina Projeto de Vida do Colégio Salesiano Dom Bosco realiza diversas atividades. Com a promoção de palestras, rodas de conversa e momentos de reflexão, os estudantes podem esclarecer sobre objetivos e anseios pessoais. Ao longo de todo o ano, a escola irá convidar ex-alunos e profissionais de diferentes áreas para conversar com as turmas do Ensino Médio.De acordo com Bruna Hohm, professora da disciplina, “o Projeto de Vida considera os educandos como protagonistas de sua própria formação, como sujeitos integrais, que têm sonhos, expectativas, limitações e são capazes de decidirem o que querem e onde querem chegar para, então, idealizar e trilhar a jornada que os levará aos seus propósitos e contribuirá com sua escolha profissional”. Ao longo da disciplina, o estudante pode identificar suas potencialidades e dificuldades, tendo acompanhamento e suporte para desenvolver seus projetos com consciência crítica, criativa, autônoma e responsável.Para Maria Luiza Mallmann, aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio, o Projeto de Vida é uma matéria que promove o autoconhecimento e faz refletir a respeito do futuro, servindo como um guia, baseando-se nas áreas de conhecimento que cada um mais se identifica. “A disciplina te mostra que a felicidade e plenitude vão além de conquistas profissionais, que tu precisa estabelecer objetivos e metas pessoais, que irão te motivar a ser alguém melhor e fazer com que tua vida valha a pena”. Como o Ensino Médio é uma fase de transição, amadurecimento e de decisões importantes, a disciplina Projeto de Vida tem um papel importante em guiar e orientar os estudantes.

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Destaque

Programa Papo de Responsa da Polícia Civil

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A Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa, esteve representada nesta quinta-feira (17), no Programa Papo de Responsa da 10ª Região Policial. A roda de conversa aconteceu na E.M.E.F Pedro Speroni. Na oportunidade, foram trazidos diversos temas que impactam a vida da menina e da mulher.
Participaram do Programa, as profissionais: Solange Griza, Assessora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura e as Escrivãs da Polícia Civil, Rosana Lisik e Marcia Basso. Durante o dia foram desenvolvidos diálogos sobre as formas de violência. Também foi falado sobre os serviços e telefones disponíveis para as vítimas. Durante a ação, os participantes puderam tirar dúvidas e contribuir, o que gerou uma significativa troca de informações e conhecimentos. O Papo de Responsa atua na região de Santa Rosa desde 2016 e as instituições de ensino interessadas em agendar o recebimento do Programa, podem entrar em contato com a Polícia Civil, pelo telefone (55) 3513-6000.
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Destaque

Novo projeto para adequar salário dos professores ao piso nacional

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Diante do reajuste de 33,24% no piso nacional do magistério, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo do Estado precisará readequar o salário dos professores estaduais. O reajuste concedido no ano passado, de 32% sobre o subsídio, levou o piso dos professores gaúchos para 3.809,92, abaixo dos R$ 3.845,63 definidos pelo governo federal.

A decisão sobre como compensar a diferença deve ser tomada ao longo da semana pelo governador Eduardo Leite. No momento, a tendência é de que o governo envie um novo projeto à Assembleia incorporando o valor aplicado pelo Palácio do Planalto.

Com essa solução, o subsídio de todos os professores deve sofrer um pequeno reajuste, já que o novo plano de carreira aprovado em 2020 garante uma distância salarial mínima entre os diferentes níveis e classes da tabela remuneratória.

A alternativa seria pagar um completivo aos professores, o que teria impacto financeiro semelhante e abriria brecha para um eventual passivo judicial futuro.

Leite gostaria de eliminar do dicionário de seu governo a palavra “completivo”, usado desde 2009 para que nenhum professor recebesse menos do que o piso nacional do magistério, o que acabou achatando o plano de carreira. Com o novo plano, a promessa foi de respeitar a diferença entre um degrau e outro.

Na sexta-feira, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, disse que o tema será discutido pelo governo durante esta semana.

 — Ainda não fizemos esse debate porque aguardávamos a manifestação do presidente da República (a portaria foi assinada na sexta-feira). Vamos debater qual o melhor caminho, valorizando o que fizemos no ano passado  —  destacou Lemos.

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