Excesso de atividade física pode ser prejudicial, alerta médico – Portal Plural
Connect with us

Esportes

Excesso de atividade física pode ser prejudicial, alerta médico

Orientação também é necessária para quem faz exercícios em casa

Pável Bauken

Publicado

em



Enquanto a vacina contra a covid-19 não chega para toda a população, quem continua firme no isolamento social tenta manter a forma com exercícios físicos em casa. Porém, o excesso ou desempenho inadequado podem ter efeito reverso e causar complicações em quem pratica. 

O alerta é do cirurgião vascular Calogero Presti, que explica que o controle na frequência dos exercícios é fundamental para evitar lesões de músculos, tendões e articulações – e até mesmo fraturas ósseas de estresse e tendinites.

“Exercício físico saudável, em geral, é aquele moderado, em dias alternados para a recuperação muscular, habitual e com frequência de três a quatro vezes por semana”, destaca o médico, que também é membro do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

O especialista pontua que antes de iniciar qualquer tipo de treinamento físico é aconselhável que o paciente com doença vascular se submeta a um exame clínico e cardiológico para detectar e avaliar possíveis comorbidades. Pois, caso seja necessário, o preparador físico, em conjunto com um médico, pode aconselhar o treinamento mais adequado para cada situação.

Doenças vasculares, como as varizes, pedem atenção especial durante a prática esportiva. No caso de pacientes com insuficiência venosa crônica, há dificuldade de retorno sanguíneo ao coração quando a pessoa se encontra parada, em pé ou sentada.

“Os exercícios mais indicados nessa situação são aqueles que promovem a contração e alongamento dos músculos das pernas, em especial as caminhadas, exercícios em esteira ou com bicicleta. A natação e a hidroginástica são particularmente úteis, pois facilitam o retorno venoso pela atenuação da gravidade quando dentro d’água, além de fortalecerem e alongarem os músculos”, orienta Presti.

Exercícios físicos intensos também podem causar rabdomiólise, ou seja, necrose muscular. Na maioria dos casos, ela ocorre quando o paciente inicia ou reinicia o treinamento físico sem a supervisão de um educador. “O exercício excessivo pode produzir edema das células musculares das extremidades e, como consequência, a necrose dos músculos em graus variáveis, o que ocasiona liberação da mioglobina (proteína muscular) no sangue”, informa.

Grandes quantidades de mioglobina no sistema circulatório podem causar depósitos nos túbulos renais, o que pode gerar insuficiência e mau funcionamento dos órgãos. Em casos extremos, hemodiálise, perda dos rins ou até mesmo o óbito são possíveis, explica o médico.

Exercícios em casa

Qualquer estímulo a atividades físicas de vida diária como jardinagem, limpar e arrumar a casa, lavar louça, arrumar armários, subir e descer escadas e dançar aumentam o gasto calórico, mantêm a atividade muscular, evitam a obesidade e diminuem a depressão durante o distanciamento social, aconselha o especialista.

“Os pacientes com doenças vasculares periféricas se beneficiam muito dos exercícios aeróbicos, sendo aconselhável caminhadas de 30 a 40 minutos 3 a 4 vezes por semana ao ar livre. O exercício aeróbico pode ser realizado na mesma frequência, com esteira ou bicicleta ergométrica em casa.”

Segundo o médico, para os que permanecem em home office é aconselhável interromper o tempo de permanência no computador, intercalando 15 minutos de atividade física a cada 30 minutos de trabalho, movimentando os braços, as pernas, respirando livremente, andando ou fazendo alongamento.

“Quanto aos exercícios recomendados por seu médico ou educador físico, não exagere na quantidade, intensidade e duração. A alta intensidade e o tempo de recuperação muscular e cardiovascular insuficientes podem ser prejudiciais ao sistema cardiovascular, à imunidade, provocar lesões musculares, articulares e tendinites”, completa o médico.

Outra orientação do especialista é manter-se bem hidratado durante os exercícios e evitar fazê-los em ambientes quentes e pouco ventilados. Em caso de desconforto durante o exercício, como cansaço excessivo, falta de ar, dor torácica e tonturas, interrompa os exercícios e procure orientação médica.

“A prática de exercícios físicos deve ser interrompida de imediato na presença de sintomas relacionados à covid-19 como febre, falta de ar, tosse seca e perda do olfato ou paladar”, destaca o médico.

ebc

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Governo anuncia alterações em horários de jogos de futebol no RS

Pável Bauken

Publicado

em



Devido ao agravamento do quadro da pandemia no Rio Grande do Sul, o governo do Estado, a partir de diálogo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Gaúcha de Futebol (FGF), decidiu que jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Gaúcho marcados para o período entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março não poderão ser realizados antes das 20h.

A medida visa conter possíveis aglomerações durante partidas jogadas à tarde no território gaúcho e atende ao regramento do modelo de Distanciamento Controlado, que classifica todas as regiões do Estado em bandeira preta, ou seja, com altíssimo risco de contágio pelo coronavírus. No caso da final da Copa do Brasil entre Grêmio e Palmeiras, o governo recebeu a confirmação da CBF de que o jogo será disputado às 21h de domingo (28/2), na Arena do Grêmio.

O governo avalia que a realização de jogos à tarde aumenta a possibilidade de aglomerações. A partir das 20h, entra em vigor a suspensão temporária de atividades, o que amplia a restrição de circulação de pessoas. Por isso, o pedido foi feito para que as partidas ocorram após esse horário.

“Tenho ressaltado que o problema nunca é o jogo em si, porque a CBF e a FGF conseguiram, de maneira muito competente, que os campeonatos fossem disputados com os devidos cuidados sanitários. O problema é a possibilidade de jogos à tarde gerarem aglomerações, com pessoas se reunindo para assistir às partidas e podendo provocar a disseminação do vírus. Agradecemos a compreensão da confederação e da federação em relação a esse momento e reforçamos que as pessoas não se aglomerem para torcer”, afirmou o governador.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Esportes

Dupla Gre-Nal se classifica para a Copa Libertadores de 2021

Reporter Regional

Publicado

em



A dupla Gre-Nal está na Copa Libertadores 2021. Após a finalização da última rodada do Brasileirão, na noite desta quinta-feira (25), o Inter se classificou diretamente para a fase de grupos, enquanto o Grêmio conquistou vaga para a etapa prévia da competição sul-americana.

Com o empate em 0 a 0 diante do Corinthians, o Inter encerrou o Brasileirão na segunda posição, com 70 pontos. Campeão em 2006 e 2010, o clube disputará o torneio continental  pelo terceiro ano seguido.

Já o Grêmio finalizou o campeonato na sexta colocação, com 60 pontos, e disputará a Libertadores pela sexta temporada seguida. O Tricolor ainda pode escapar da fase prévia da Copa se vencer o Palmeiras e conquistar a Copa do Brasil – o primeiro jogo está marcado para o próximo domingo (28), na Arena. A equipe foi campeã da competição sul-americana em 1983, 1995 e 2017.

O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores está marcado para 9 de abril, em Luque, no Paraguai. Os potes do sorteio são definidos pelo ranking da Conmebol.

Além da dupla Gre-Nal, Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Atlético-MG, Fluminense e Santos são os outros representantes brasileiros classificados para Copa Libertadores.

Fonte: Federação Gaúcha de Futebol.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Começa a organização da temporada 2021 para o futebol local

Pável Bauken

Publicado

em



O futebol amador é o esporte mais praticado em nossa cidade, estima-se que anualmente mais de 500 (quinhentos) atletas participam dos campeonatos de futebol de campo, em Santa Rosa, nas categorias (Livre, Aspirantes, Veteranos, Sênior, Master, Mirim…).

Nesse contexto surge o Celtic Futebol Clube: um grupo de atletas Santa-rosenses, em sua grande maioria ex-integrantes das categorias de base do Juventus Santa-rosense, totalizando mais de 50 praticantes distribuídos nas categorias Titulares e Aspirantes. O qual visa desenvolver sua estrutura física (ter uma sede com campo para jogos e treinamentos) e administrativa.

O CELTIC F. C. (que tem como mascote o Galo Zeca de Cruzeiro) é um Clube de futebol amador extremamente organizado e com objetivos bem definidos, prova disso é a reunião realizada no último sábado, dia 20 de fevereiro, que definiu seu calendário de eventos, seus objetivos para 2021, suas metas e a composição da sua diretoria, a qual conduzirá o clube em 2021. Reeleito presidente o Bacharel em Educação Física André Luis Albino terá Zeca Martins como vice, Jedielson Medeiros e Tiago Silva tesoureiros da categoria Titulares, Guilherme Maciel e Lauro Castilhos tesoureiros da categoria Aspirantes. Ainda, foram eleitos Pablo Flores e Bernardo Brito secretários da categoria titulares, Wagner Maciel e Wesley Schuh secretários da categoria aspirantes, Cristian Santos e Cláudio Maciel diretores.

O Clube também apresentou André Luis como treinador da categoria titulares-auxiliado por Alexandro Rolin, e Joceli Maciel como treinador da categoria Aspirantes, auxiliado por Wagner Maciel.

Por ser um grupo de atletas jovens e bem relacionados com a comunidade local o Celtic vem buscando parcerias (com empresas e entidades locais) com a específica finalidade de alcançar seus próximos objetivos que são: aquisição de uma sede, título do campeonato Municipal, participação no gauchão de várzea e aquisição de material esportivo.

“Neste viez se faz necessária a organização financeira e o planejamento estratégico visando os objetivos acima descritos”, cita o presidente reeleito André Luis Albino. Já para Zeca Martins, Vice-presidente “é importante contar com a participação da comunidade, pois assim poderemos retomar os bons momentos do futebol local”.

Por fim, o Celtic F.C. se coloca a disposição de empresários que desejam investir no esporte local e de atletas (comprometidos com o esporte e disciplinados dentro e fora do campo) pelo contato de Watts (55)996152785 –André Luis ou (55) 999997036- Zeca Martins.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×