Exame de vista pode prever risco de AVC, diz pesquisa
Connect with us

Saúde

Exame de vista pode prever risco de AVC, diz pesquisa

Publicado

em

portal plural exame de vista pode prever risco de avc, diz pesquisa

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

O AVC (Acidente Vascular Cerebral), também conhecido como derrame, é a segunda maior causa de morte e o terceiro fator mais incapacitante do mundo. É o que indica dados da World Stroke Organization (WSO) ou Organização Mundial do AVC. Pior: a entidade calcula que nos últimos 10 anos o risco global de AVC entre adultos acima dos 25 anos passou de 1 para 4 no mundo. No Brasil não é diferente. Só em 2024 foram 110 mil casos de AVC com crescente participação de jovens segundo o Ministério da Saúde. Se nada for feito para conter este avanço, a estimativa da WSO é de que em 2050 o custo global dos acidentes vasculares cerebrais atinja US$ 1,6 trilhão.

A boa notícia é que uma pesquisa inédita divulgada na revista Heart,  do  The Britsh Medical Journal,  mostra que a o exame dos vasos da retina realizado com um novo algoritmo de inteligência artificial que permite a avaliação microvascular da retina, pode prever o risco de AVC anos antes dos primeiros sinais.

 

Doenças oculares e fatores de risco

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, membro do (Conselho Brasileiro de Oftalmologia)  e diretor executivo do Instituto Penido Burnier afirma que de fato os prontuários do hospital mostram que 2 em cada 10 pacientes que passam por um check-up da saúde ocular descobrem pelo exame de fundo de olho que têm hipertensão arterial ou diabetes.   “Estas condições são fatores de risco importantes do AVC que também podem causar graves alterações nos olhos”, pontua.

A hipertensão artéria, explica, pode causar  borrões ou manchas vermelhas persistentes na esclera, área branca do olho, e visão borrada. Queiroz Neto afirma que nos casos mais graves grave os vasos da retina podem sofrer derrame  e até provocar a perda da visão sem qualquer alteração externa. O diagnóstico é feito pelo exame de fundo de olho que identifica estreitamento das artérias, pequenas hemorragias, exsudatos e papiledema.

O diabetes, ressalta,  dobra o risco de desenvolver catarata. Pode também causar retinopatia diabética e levar à perda irreparável da visão. O único tratamento para catarata é a cirurgia que substitui o cristalino opaco pelo implante de uma lente intraocular. Já a retinopatia diabética, ressalta,   pode ser  tratada  com aplicação de laser que cauteriza áreas da retina evitando a hemorragia e a perda da visão. O tratamento também inclui aplicação de  injeções antiangiogênicas que bloqueiam, a formação de novos vasos”.  A falta de hábito de ter um acompanhamento regular da saúde, faz muitos brasileiros  nem desconfiar que têm hipertensão arterial ou diabetes. Acabam descobrindo a condição na consulta oftalmológica quando  a visão embaça e em muitos casos chegam tarde demais aos consultórios.

 

Sobre a pesquisa

A pesquisa acompanhou por 12,5 anos  45 mil pessoas cadastradas no banco de dados biológicos do Reino Unido. Neste período, 749 sofreram AVC.  Os pesquisadores identificaram 29 alterações nos vasos da retina associados ao aumento do risco de AVC.  A densidade, ou seja,  maior concentração de vasos em áreas da retina, foi identificada como o maior fator de risco para um acidente vascular cerebral.

Para Queiroz Neto a informação não surpreende. Isso porque, explica, a densidade vascular indica um maior número de vasos em áreas da retina e está associada à formação de neovasos, importante evidência de risco de hemorragia na retina. Este risco, comenta,  também pode estar presente em áreas do cérebro e  predispor o  paciente ao sangramento cerebral que caracteriza o AVC.  Isso porque, as condições vasculares dos olhos e cérebro têm grande chance se serem semelhantes por estarem  conectados pelo nervo óptico.

“O novo algoritmo de inteligência artificial ainda não está disponível e mais estudos precisam ser feitos para estabelecer as evidências científicas. Entretanto, as tecnologias hoje utilizadas pela Oftalmologia possibilitam salvar a visão e a vida de muitas pessoas. Por isso, a dica é  fazer exames oftalmológicos regulares.  Os olhos são o espelho de nossa saúde”, finaliza.

 

Compartilhe

Destaque

Dengue em Santa Rosa: Boletim registra 5 confirmações e 26 casos em investigação

Publicado

em

portal plural dengue em santa rosa boletim registra 5 confirmações e 26 casos em investigação

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) divulgou, nesta terça-feira (11), um novo boletim epidemiológico sobre a situação da dengue no município. De acordo com os dados atualizados, foram notificados 82 casos da doença, dos quais 5 foram confirmados, 51 descartados e 26 seguem em investigação. Não há registros de óbitos.

As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção para conter a prevenção do Aedes aegypti, transmissor da dengue. A recomendação é eliminar possíveis criadores de mosquitos, como recipientes com água parada, manter caixas d’água vedadas e descartar corretamente lixo e entulhos.

A população deve ficar atenta aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele e cansaço extremo. Em caso de suspeita de doença, é fundamental procurar atendimento médico imediato.

A Fumssar segue monitorando a situação e intensificando as ações de combate ao mosquito.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Hospital Vida & Saúde anuncia novo gerente para a UPA de Santa Rosa

Publicado

em

portal plural hospital vida & saúde anuncia novo gerente para a upa de santa rosa

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

O Hospital Vida & Saúde (HVS), de Santa Rosa, anunciou nesta segunda-feira (10) uma mudança na gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O enfermeiro Paulo Cesar Pich foi nomeado como novo gerente, substituindo Silvano Cervo, que agora assume a gestão do Núcleo Interno de Regulação.

Com duas décadas de atuação no HVS, Pich desempenhou suas funções na Unidade Dom Bosco, onde também estão sendo mudanças significativas. Agora, ele passou a liderar uma equipe de 150 profissionais da UPA, um contingente superior a muitos hospitais do interior do Estado.

Sua experiência na área de urgência é um dos pontos fortes de sua trajetória. Pich foi o primeiro enfermeiro a chefiar o antigo Pronto Socorro, onde acumulou conhecimento no atendimento emergencial.

A mudança reforça o compromisso do hospital com a qualificação dos serviços prestados à comunidade.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

Internado há três semanas, Papa Francisco tem noite tranquila no hospital

Publicado

em

portal plural internado há três semanas, papa francisco tem noite tranquila no hospital

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

A Vatican News, agência de notícias da Santa Sé, informou nesta sexta-feira (7) que o Papa Francisco “teve uma noite tranquila e acordou pouco depois das 8h da manhã, horário local”.

Na quinta-feira (6), a condição do Papa Francisco permaneceu estável, sem “nenhum episódio de insuficiência respiratória”.

Por isso, a assessoria do Vaticano declarou que “dada a estabilidade de sua condição clínica, o próximo boletim médico será emitido no sábado (8)”. No entanto, a Sala de Imprensa continuará a fornecer breves atualizações sobre o pontífice.

Hospitalizado há três semanas, o líder da Igreja Católica enfrenta uma pneumonia dupla, condição que infecciona os dois pulmões, pode inflamá-los e deixá-los com cicatrizes, dificultando a respiração.

Durante a quinta-feira, Francisco continuou com a “fisioterapia respiratória e motora com efeitos benéficos” e não teve febre. Ele também alternou entre descanso e trabalho.

Antes do início do Rosário noturno realizado na Praça de São Pedro, o papa enviou uma mensagem de áudio.

Nela expressou sincera gratidão por todas as orações e amostras de proximidade que recebeu. Ele estendeu uma bênção a todos e lembrou que os está acompanhando do hospital.

Francisco não foi visto em público desde que entrou no hospital, sua mais longa ausência desde que seu papado começou há 12 anos. Os médicos não disseram quanto tempo o tratamento pode durar.

Conhecido por trabalhar até a exaustão, o pontífice continuou com suas obrigações no hospital.

O pontífice passou por vários episódios de problemas de saúde nos últimos dois anos e é propenso a infecções pulmonares porque teve pleurisia quando jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.

 

Fonte: O Sul.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×