Destaque
Ex-militar é condenado por morte de colega após acidente com blindado no RS
A Justiça Militar da União condenou Willian da Costa Oliveira, 22 anos, ex-cabo do Exército Brasileiro, por homicídio culposo — sem intenção de matar. Ele é acusado de ter sido imprudente ao conduzir um blindado que acabou tombando sobre o também cabo Lucas Eduardo Marques Santos, 21 anos, que acabou morrendo.
O acidente aconteceu durante treinamento em uma fazenda em Lavras do Sul, na Região Central, em outubro de 2021. O réu foi condenado a um ano e quatro meses de detenção, mas recebeu o benefício de suspensão condicional da execução da pena pelo prazo de dois anos. Isso quer dizer que ele não é mais réu primário e, dentro desse período, não pode se envolver em outro delito. Também haverá restrição de direitos, como por exemplo, dirigir. No entanto, ainda não há definição de quais serão as penalidades.
O advogado do réu, Cezar Augusto Teixeira afirma que não irá recorrer. O Ministério Público Militar pode recorrer da pena ao Superior Tribunal Militar (STM).
O acidente
De acordo com a acusação, o caso aconteceu por volta das 16h30min do dia 22 de outubro de 2021, durante exercício militar da chamada Operação Fogo. O objetivo do treinamento era aumentar a operacionalidade da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Os dois militares pertenciam ao 9º Regimento de Cavalaria Blindado, com sede em São Gabriel, na Fronteira Oeste.
Conforme testemunhas, ao passar a porteira, a viatura M113, conduzida pelo réu e última do comboio, começou a ultrapassar todas as outras, não parou no lugar previsto e, o realizar uma curva fechada, tombou para a esquerda. O cabo Lucas estava sentado justamente do lado esquerdo da escotilha de carga. Ele tentou abandonar o veículo, saltando, mas acabou atingindo pela chamada torreta do blindado. Ele foi retirado debaixo do blindado, que pesa 10 toneladas, e chegou a ser encaminhado para um hospital, mas não resistiu.
Foi realizada perícia que constatou que o blinado estava em perfeitas condições, sem apresentar qualquer falha mecânica.
O juiz da Auditoria Militar de Bagé, Wendell Petrachim Araújo, considerou que o réu foi imprudente, assumindo o risco de matar, e foi seguido pelos demais juízes do Conselho Permanente de Justiça. O acusado era militar temporário e foi desvinculado logo após o fato.
Clima/Tempo
Alerta do INMET aponta risco de tempestade na Região Noroeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para tempestades em várias regiões do Rio Grande do Sul, incluindo centro oriental, sudeste, centro ocidental, sudoeste e noroeste. O alerta, válido até às 12h de terça-feira (15/10), aponta para a possibilidade de condições climáticas severas na região.
De acordo com a abrangência do INMET, são esperadas chuvas intensas, variando entre 30 mm/h 50 a 100 mm/dia, acompanhadas de ventos que podem velocidades entre 60 km/h 100 km/h. Além disso, há a possibilidade de queda de granizo, o que aumenta os riscos de danos na área.
Os moradores dessas regiões devem se preparar para eventuais transtornos, como corte de energia elétrica, quedas de árvores e danos em plantações. As autoridades recomendam que a população fique atenta às atualizações e tome precauções para garantir a segurança de todos.
Com informações de Radialista Edegar Schmidt.
Destaque
Daniel Alves compartilha primeira foto após a prisão, usando camiseta com a mensagem: “Bons momentos estão a caminho”
Fonte: GZH
Destaque
Novas regras para o sistema de pedágio eletrônico no Brasil são oficialmente sancionadas
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM