Estudo com câmeras de segurança revela que somos mais dispostos a ajudar os outros do que se pensava – Portal Plural
Connect with us

Uncategorized

Estudo com câmeras de segurança revela que somos mais dispostos a ajudar os outros do que se pensava

Publicado

em



 

Um estudo publicado na revista acadêmica “American Psychologist” indica que há mais pessoas boas, dispostas a ajudar o próximo, do que poderíamos imaginar. (Veja o vídeo)

Pesquisadores da Universidade de Copenhague (Dinamarca), do Instituto Holandês para Estudos do Crime e Policiamento e da Universidade de Lancaster (Reino Unido) analisaram centenas de incidentes capturados por câmeras de segurança em três países – Reino Unido, Holanda e África do Sul – e concluíram que o chamado ‘efeito espectador’, fenômeno social que se refere a casos em que espectadores de situações de perigo ou violência não interferem ou oferecem ajuda para a vítima, não corresponde à verdade.

As imagens analisadas vieram de câmeras em lugares como ruas, estações de metrô e lojas. Os pesquisadores concluíram que em 90% dos casos analisados, espectadores intervieram para ajudar a vítima.

Uma das responsáveis pelo estudo, a professora Marie Rosenkrantz Lindegaard, socióloga da Universidade de Copenhague, diz que na maioria dos casos, as pessoas tentaram apaziguar conflitos, se colocando entre as partes que estão brigando e tentando separá-las. Ela diz ter ficado surpresa com o fato de a frequência de intervenções ter sido alta e similar nos três países analisados.

Então a teoria do “efeito espectador” pode ser refutada?

Lindegaard diz que, de certa forma, o estudo contraria aspectos teoria, mas que refutá-la “deixaria psicólogos sociais muito chateados”. Ela observa que imagens de circuitos de televisão são uma poderosa ferramenta para analisar o comportamento humano na vida real, algo que nenhum teste de laboratório é capaz de medir com precisão.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uncategorized

Fim de semana do Dia dos Pais começa com tempo firme em parte do RS

Publicado

em



O tempo segue firme em quase todo o Rio Grande do Sul neste sábado (13). As temperaturas seguem baixas ao longo do dia em todo território gaúcho, em razão da influência da massa de ar frio.

No domingo (14), data em que é comemorado o Dia dos Pais, a chuva deve retornar em grande parte do Estado. A instabilidade deve se espalhar pelo território gaúcho ao longo do dia, começando pela região das Missões e pela Fronteira Oeste.

 

REGIÃO NOROESTE:

O sábado será de tempo firme com sol entre nuvens. No domingo, o sol aparece, com chance de chuva a qualquer hora do dia.

Os termômetros variam entre 11°C e 19°C no sábado e entre 14°C e 18°C no domingo.

 

SANTA ROSA:

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Os termômetros variam entre 13°C e 22°C.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Queda nas temperaturas em todo RS nesta sexta-feira

Publicado

em



A instabilidade começa a perder força e o tempo volta a ficar firme em quase todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (29). Uma frente fria que se formou na Argentina avança pelo Rio Grande do Sul. Essa condição climática causa a entrada de ar polar no Estado. Assim, as temperaturas diminuem em todo o território gaúcho. O dia será marcado pelo frio, mesmo com o predomínio do sol em quase todas as regiões.

REGIÃO NOROESTE :

A sexta-feira (29) será marcada por tempo firme, com névoa ao amanhecer.

 

SANTA ROSA:

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens. Os termômetros variam de 8°C a 16°C

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Uncategorized

Defesa Civil e Inmet emitem alerta para risco de chuva intensa e temporal no RS

Publicado

em



O Rio Grande do Sul está sob alerta de temporal neste sábado (16). A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram avisos de risco de temporais, com possibilidade de vento acima dos 60 km/h e granizo em todo o Estado ao longo do dia. Moradores de Porto Alegre e região receberam alerta via SMS da Defesa Civil estadual, indicando chuva constante, acompanhada de descargas elétricas e acumulados elevados. O comunicado do Inmet também vai nessa linha, com alerta para rajada de vento entre 60 km/h e 100 km/h, granizo, queda de árvores e alagamentos. O Inmet informa que o temporal deve ser mais intenso em municípios das regiões SulNoroesteOeste, Leste e Central.

A previsão da Climatempo corrobora essa projeção. Os maiores acumulados devem ser registrados no Norte, nas regiões da Serra metropolitana de Porto Alegre, na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, segundo a empresa.

A meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo, afirma que a chuva foi intensa em pontos da Fronteira Oeste e do Norte entre a madrugada e o início da manhã deste sábado. A instabilidade diminuiu ao longo da manhã, mas volta com força na maior parte do Estado à tarde, segundo a especialista. Fabiene afirma que os temporais ocorrem diante de uma frente fria e de um ciclone extratropical.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×