Estudo aponta que bactéria pode auxiliar no controle de mosquitos da dengue
Connect with us

Saúde

Estudo aponta que bactéria pode auxiliar no controle de mosquitos da dengue

Publicado

em

portal plural dengue
Foto: Divulgação

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Uma nova descoberta sobre a bactéria Asaia pode trazer avanços no controle do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A pesquisa, conduzida pelas universidades de Exeter, no Reino Unido, e Wageningen, na Holanda, investigou como esse microrganismo afeta o desenvolvimento das larvas do mosquito. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Applied Microbiology na segunda-feira (4).

De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode aprimorar as estratégias atuais de combate ao mosquito. Quando a bactéria Asaia entrou em contato com as larvas do Aedes aegypti, acelerou seu desenvolvimento em um dia. Normalmente, as larvas levam cerca de 10 dias para atingirem sua forma final.

Programas de combate a doenças já liberam mosquitos machos estéreis ou incapazes de picar, com o objetivo de reduzir a população de mosquitos transmissores de doenças. Esses programas, que envolvem a liberação em massa de insetos, têm se mostrado mais eficazes do que a pulverização de inseticidas, uma vez que muitos mosquitos desenvolveram resistência aos químicos comumente utilizados. O uso da bactéria Asaia no desenvolvimento dos mosquitos pode ser um “impulso valioso” para essas iniciativas.

“Sabemos que todas as espécies, incluindo os humanos, dependem de um ‘microbioma’ – uma mistura de microrganismos que habitam nossos corpos. As larvas do Aedes aegypti, por exemplo, não conseguem se desenvolver sem um microbioma. Nosso estudo mostra que duas espécies de Asaia podem desempenhar um papel benéfico nesse processo”, explicou Ben Raymond, professor do Centro de Ecologia e Conservação da Universidade de Exeter.

Durante a pesquisa, a bactéria Asaia foi adicionada à água onde as larvas se desenvolviam, mas o mecanismo exato por trás desse efeito ainda não foi completamente compreendido. Acredita-se que a Asaia tenha fornecido benefícios nutricionais diretos para as larvas.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe

Geral

Atividade física é aliada na prevenção e no tratamento do câncer, reforça Inca

Publicado

em

portal plural vocÊ tem alguma simpatia iatividade física é aliada na prevenção e no tratamento do câncer, reforça inca
Foto: Divulgação
15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde (MS), destacou a importância da atividade física para a prevenção e o controle do câncer em um comunicado recente. Alinhado à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), o instituto ressalta que os exercícios não apenas beneficiam a saúde física e mental, mas também promovem o bem-estar, a socialização e a autonomia dos indivíduos.

Segundo o Inca, a prática regular de atividades físicas pode reduzir o risco de diversos tipos de câncer, como os de mama, próstata, endométrio, cólon e reto. O incentivo à movimentação, no entanto, não deve se limitar aos pacientes – é fundamental que as políticas públicas ampliem o acesso à prática de exercícios para toda a população.

Números do câncer no Brasil

Dados do MS revelam que, em 2023, foram registrados 71.730 novos casos de câncer de próstata, 21.970 de cólon e reto e 18.020 de traqueia, brônquios e pulmões entre os homens. Já entre as mulheres, os números foram ainda mais expressivos: 73.610 novos diagnósticos de câncer de mama, 23.660 de cólon e reto e 17.010 de colo do útero.

Os registros de óbitos em 2021 também evidenciam o impacto da doença. Entre os homens, o câncer de próstata levou à morte 16.300 pessoas, enquanto os de traqueia, brônquios e pulmões somaram 15.987 óbitos. Já o câncer de cólon e reto foi responsável por 10.662 mortes. No caso das mulheres, o câncer de mama liderou, com 18.139 óbitos, seguido pelos de traqueia, brônquios e pulmões (12.977) e cólon e reto (10.598).

Exercício físico no tratamento do câncer

Além da prevenção, a atividade física também é um recurso essencial para pacientes em tratamento oncológico. Carvalho destaca que o movimento pode reduzir a mortalidade de alguns tipos de câncer e ajudar no controle dos sintomas, como a fadiga oncológica – um dos efeitos colaterais mais comuns. “Manter o corpo ativo melhora a qualidade do sono, o estado emocional e o bem-estar geral dos pacientes”, reforça.

O Inca estima que, até 2025, o Brasil terá cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano, sendo as regiões Sul e Sudeste as mais afetadas, concentrando aproximadamente 70% das ocorrências.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Conselho Consultivo do Vida & Saúde é a voz de pacientes e familiares na instituição

Publicado

em

portal plural conselho consultivo do vida & saúde é a voz de pacientes e familiares na instituição

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Mensalmente, o Hospital Vida & Saúde reúne pacientes e familiares para sugestões de melhorias na Instituição. Denominado “Conselho Consultivo”, o grupo participa ativamente de decisões que possam impactar na experiência de pacientes e acompanhantes.

Fomentando a ideia da colaboração, o Vida & Saúde formalizou o grupo em maio deste ano, a partir do projeto “Planetree”: uma jornada de mentoria com profissionais do Hospital Albert Einstein que busca a certificação Planetree – Cuidado Centrado na Pessoa.

“Todos os integrantes do grupo possuem suas experiências com o Hospital, seja por internação, tratamentos ou acompanhamento de familiares. É a partir de suas experiências que eles contribuem para melhorar toda a assistência prestada na instituição”, explica a enfermeira Michele Schmitt, que coordena os encontros.

A cada encontro uma nova temática é apresentada, oferecendo a possibilidade para que todos opinem e participem. “Eles nos trazem sugestões de melhorias e nós verificamos o que é possível fazer dentro da instituição para oferecer condições melhores”, explica a enfermeira. Um dos exemplos, foi a adaptação de sinalização de alguns setores, que iniciou recentemente de forma experimental na Instituição. Agora, Maternidade e Central de Atendimento contam com placas coloridas de identificação, e com ilustrações – tornam a identificação mais intuitiva para o usuário.

“A maior razão do hospital é o seu paciente. E para oferecer um serviço cada vez melhor, é preciso que ele participe ativamente dos nossos processos. A partir do Planetree encontramos a possibilidade de formar o Conselho, e ir, aos poucos, mudando nossa cultura e incluindo ainda mais os pacientes e familiares em períodos que vão além da internação”, finaliza a diretora-geral Vanderli de Barros.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

China relata cinco casos da nova variante de mpox

Publicado

em

portal plural china relata cinco casos da nova variante de mpox

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

A China anunciou, nesta quinta-feira (9), que foram registrados cinco casos da nova variante de mpox, mas disse que o surto foi ‘efetivamente controlado’. Esta doença viral manifesta-se principalmente por febre alta e pelo aparecimento de lesões na pele, como pústulas.

Durante muito tempo, a mpox esteve presente somente em uma dúzia de países africanos desde a sua descoberta na década de 1970, mas em 2022 se espalhou pelo resto do mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou seu nível máximo de alerta para esta doença em agosto e o renovou em novembro em relação à epidemia de mpox, cujo número de casos nos países afetados continua aumentando.

A China anunciou que testaria pessoas que entrassem em seu território por seis meses. Nesta quinta-feira, as autoridades de saúde chinesas anunciaram que descobriram um foco de mpox de clado 1b (uma nova cepa) suspeito de ter se originado em uma pessoa que viajou para a República Democrática do Congo.

As quatro pessoas que tiveram contato com o paciente, que apresentavam sintomas leves, foram isoladas, informou o Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, em um comunicado. ‘Pessoas infectadas e aquelas em risco se beneficiam de tratamento médico e vigilância sanitária, e o foco foi efetivamente controlado’, acrescentou a fonte.

 

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×