Estudante do IFFar recebe medalha de ouro em Olimpíada de Química – Portal Plural
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Ensino

Estudante do IFFar recebe medalha de ouro em Olimpíada de Química

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O estudante Eduardo Henrique Kretschmer, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações, do IFFar – Campus Santa Rosa, conquistou a medalha de ouro na XVIII Olimpíada de Química do RS. A solenidade de premiação ocorreu na segunda-feira (18), no Auditório Central da Unisinos – Campus São Leopoldo. O aluno foi ao evento acompanhado pelos pais e pela professora de Química, Dra. Vera Klajn. Eduardo participou da Olimpíada em 2018 e 2017 também, enquanto cursava o 1º e 2º ano do ensino médio. Ele conta que as participações anteriores, assim como a sua atuação como monitor da disciplina de Química, serviram de preparação para esse ano. “Agradeço aos alunos que procuram a monitoria, porque ao ajudar os colegas a solucionar alguma dificuldade em relação aos conteúdos trabalhados nas aulas de Química, acabo reforçando meu aprendizado”.

A diretora de Ensino, Analice Marchezan, ressalta que os recentes resultados obtidos pelo Eduardo em competições comprovam que a combinação de esforço, professores qualificados e boa infraestrutura podem proporcionar grandes conquistas.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada é administrada pela Associação Brasileira de Química – Secção Rio Grande do Sul (ABQRS) e pelo Instituto de Química da UFRGS e é destinada a estudantes do Ensino Médio. A OQdoRS representa a Fase II da Olimpíada Brasileira de Química e ocorreu em uma única etapa, no dia 05 de outubro. As provas de cada Modalidade – EM1, EM2 e EM3 – são constituídas por dez questões objetivas e quatro questões analítico-expositivas.

Os estudantes classificados em 1º, 2º e 3º lugares de cada Modalidade receberam medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Já os estudantes classificados até 10º lugar em cada Modalidade receberam certificados indicativos de sua classificação, sendo considerados vencedores da XVIII OQdoRS. Já os que obtiveram escores de 60 pontos ou mais ganharam certificados de Menção Honrosa. Há, ainda, uma premiação para os 28 estudantes de mais elevados escores nas modalidades EM1 e EM2: eles representarão o Rio Grande do Sul na Olimpíada Brasileira de Química de 2020.

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Ensino

Dom Bosco ativa Disciplina Projeto de Vida

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Com a realização de conversas em sala de aula, atividades, palestras e rodas de conversa, os alunos podem pensar sobre si e suas projeções futurasCom o objetivo de valorizar as vivências dos alunos, para que cada um deles possa refletir sobre seu papel social, desejos pessoais e sobre o impacto de suas escolhas, a disciplina Projeto de Vida do Colégio Salesiano Dom Bosco realiza diversas atividades. Com a promoção de palestras, rodas de conversa e momentos de reflexão, os estudantes podem esclarecer sobre objetivos e anseios pessoais. Ao longo de todo o ano, a escola irá convidar ex-alunos e profissionais de diferentes áreas para conversar com as turmas do Ensino Médio.De acordo com Bruna Hohm, professora da disciplina, “o Projeto de Vida considera os educandos como protagonistas de sua própria formação, como sujeitos integrais, que têm sonhos, expectativas, limitações e são capazes de decidirem o que querem e onde querem chegar para, então, idealizar e trilhar a jornada que os levará aos seus propósitos e contribuirá com sua escolha profissional”. Ao longo da disciplina, o estudante pode identificar suas potencialidades e dificuldades, tendo acompanhamento e suporte para desenvolver seus projetos com consciência crítica, criativa, autônoma e responsável.Para Maria Luiza Mallmann, aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio, o Projeto de Vida é uma matéria que promove o autoconhecimento e faz refletir a respeito do futuro, servindo como um guia, baseando-se nas áreas de conhecimento que cada um mais se identifica. “A disciplina te mostra que a felicidade e plenitude vão além de conquistas profissionais, que tu precisa estabelecer objetivos e metas pessoais, que irão te motivar a ser alguém melhor e fazer com que tua vida valha a pena”. Como o Ensino Médio é uma fase de transição, amadurecimento e de decisões importantes, a disciplina Projeto de Vida tem um papel importante em guiar e orientar os estudantes.

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Destaque

Programa Papo de Responsa da Polícia Civil

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A Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa, esteve representada nesta quinta-feira (17), no Programa Papo de Responsa da 10ª Região Policial. A roda de conversa aconteceu na E.M.E.F Pedro Speroni. Na oportunidade, foram trazidos diversos temas que impactam a vida da menina e da mulher.
Participaram do Programa, as profissionais: Solange Griza, Assessora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura e as Escrivãs da Polícia Civil, Rosana Lisik e Marcia Basso. Durante o dia foram desenvolvidos diálogos sobre as formas de violência. Também foi falado sobre os serviços e telefones disponíveis para as vítimas. Durante a ação, os participantes puderam tirar dúvidas e contribuir, o que gerou uma significativa troca de informações e conhecimentos. O Papo de Responsa atua na região de Santa Rosa desde 2016 e as instituições de ensino interessadas em agendar o recebimento do Programa, podem entrar em contato com a Polícia Civil, pelo telefone (55) 3513-6000.
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Destaque

Novo projeto para adequar salário dos professores ao piso nacional

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Diante do reajuste de 33,24% no piso nacional do magistério, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo do Estado precisará readequar o salário dos professores estaduais. O reajuste concedido no ano passado, de 32% sobre o subsídio, levou o piso dos professores gaúchos para 3.809,92, abaixo dos R$ 3.845,63 definidos pelo governo federal.

A decisão sobre como compensar a diferença deve ser tomada ao longo da semana pelo governador Eduardo Leite. No momento, a tendência é de que o governo envie um novo projeto à Assembleia incorporando o valor aplicado pelo Palácio do Planalto.

Com essa solução, o subsídio de todos os professores deve sofrer um pequeno reajuste, já que o novo plano de carreira aprovado em 2020 garante uma distância salarial mínima entre os diferentes níveis e classes da tabela remuneratória.

A alternativa seria pagar um completivo aos professores, o que teria impacto financeiro semelhante e abriria brecha para um eventual passivo judicial futuro.

Leite gostaria de eliminar do dicionário de seu governo a palavra “completivo”, usado desde 2009 para que nenhum professor recebesse menos do que o piso nacional do magistério, o que acabou achatando o plano de carreira. Com o novo plano, a promessa foi de respeitar a diferença entre um degrau e outro.

Na sexta-feira, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, disse que o tema será discutido pelo governo durante esta semana.

 — Ainda não fizemos esse debate porque aguardávamos a manifestação do presidente da República (a portaria foi assinada na sexta-feira). Vamos debater qual o melhor caminho, valorizando o que fizemos no ano passado  —  destacou Lemos.

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