Estruturação de farmácias vivas em debate no Rio Grande do Sul – Portal Plural
Connect with us

Geral

Estruturação de farmácias vivas em debate no Rio Grande do Sul

Publicado

em



 

A Secretaria da Saúde, por intermédio da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, busca dar instrumentos para municípios estruturarem farmácias vivas em todo o estado. Farmácias vivas são estabelecimentos públicos que dispensam plantas medicinais indicadas para tratamento de doenças e sintomas na Atenção Primária à Saúde.

Para alcançar este objetivo, começou hoje, 3, o primeiro módulo de um curso voltado para 60 farmacêuticos de municípios de todas as regiões do Estado, bem como da Emater, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

“Precisamos atender esta demanda, que vem da implementação da Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos”, explica a bióloga Carolina Fernandes, da SES. Ela comenta que as farmácias vivas trabalham desde o plantio, passando pela colheita, processamento até a produção de chás ou medicamentos como pomadas, gel, tinturas, cápsulas entre outras formas farmacêuticas.

A consultora para a Política no Rio Grande do Sul, Cristiane de Oliveira, informa que o curso, dividido em três módulos, visa a capacitar farmacêuticos para a instalação de farmácias vivas em seus municípios. O primeiro módulo ocorre hoje e amanhã (4). Pela manhã, a coordenadora da Política na SES, Sílvia Czermainski, falou sobre “Políticas Públicas em Plantas Medicinais e Fitoterápicos”. Ela situou as plantas medicinais como uma grande estratégia de resgate cultural e redução do uso de medicamentos.

O segundo módulo acontecerá dias 26 e 27 de setembro e o terceiro e último, dias 9 e 10 de outubro. As políticas públicas em plantas medicinais visam a resgatar, valorizar, ampliar e qualificar a utilização de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, além de medicamentos fitoterápicos como elementos de saúde e de preservação e conservação do meio ambiente. Busca também promover ações para o uso de fitoterápicos nos serviços públicos de saúde.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Espetáculo da Orquestra Jovem de Santa Rosa é realizado na prefeitura

Publicado

em



A Orquestra Jovem de Santa Rosa realizou na manhã dessa segunda-feira (08), o evento “Música no Hall”, em comemoração ao aniversário de Santa Rosa. A atividade foi idealizada pela Secretaria de Educação e Cultura e ocorreu no Palácio Municipal 14 de Julho. O espetáculo teve a participação de secretários e servidores municipais, da Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Cleo Brinhol e do Vice-Prefeito Aldemir Ulrich.
Durante o evento, a orquestra apresentou diversas músicas. O final da manhã foi embalado ao som de Violino, Viola de Orquestra, Violoncelo e Piano. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermman, parabenizou os músicos pelo belíssimo espetáculo, “Ficamos felizes em apoiar projetos como este, pois com certeza, fazem a diferença na vida dos jovens, na sociedade e na parte cultural do nosso município”.
A Orquestra Jovem de Santa Rosa é um projeto realizado através do convênio entre a Associação Mantenedora Coral e Orquestra Jovem de Santa Rosa e a Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria de Educação e Cultura. O projeto congrega crianças, jovens e adultos possibilitando o crescimento musical desde o nível básico até o mais avançado. Os participantes aprendem sobre música, por meio da prática de instrumentos, canto coral, concertos e apresentações, com o objetivo de desenvolver noções básicas de linguagem musical e também o refinamento do gosto musical, a sensibilidade, o intelecto e o emocional.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

WhatsApp implanta saída à francesa, modo invisível e bloqueio de print

Publicado

em



Mudanças visam, segundo a Meta, aumentar a segurança e a privacidade dos usuários
A Meta, holding que abriga Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta terça-feira, 9, mudanças no comunicador instantâneo. A ideia dos novos recursos, segundo a empresa de Mark Zuckerberg, é dar ao usuário mais controle sobre suas mensagens. Além da criptografia de ponta a ponta, mensagens que se autodestroem, backups dos bate-papos, verificação em duas etapas e a capacidade de bloquear e denunciar chats indesejados, agora também será possível sair “à francesa” de grupos, escolher quem pode ver quando estamos online e bloquear captura de tela. As mudanças serão implantadas em diferentes prazos.
Sair dos grupos silenciosamente
Agora, é possível sair de um grupo silenciosamente, sem fazer grandes alardes. Em vez de notificar todo o grupo, apenas os administradores serão notificados. Esse recurso começará a ser lançado para todos os usuários este mês.
Escolha quem pode ver quando você está online
Outro recurso que vinha sendo muito solicitado é a capacidade de selecionar quem pode e quem não pode ver quando um usuário está online. Isso começará a ser implementado este mês.
Bloqueio de captura de tela
Também está sendo habilitado o bloqueio de captura de tela para mensagens de visualização única – o print não será mais eterno. Este recurso ainda está em fase de testes e a empres avisa que será lançado em breve.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Abertas inscrições para cursos os gratuitos a distância no IFFar Santa Rosa

Publicado

em



O IFFar publicou, no dia 03/08, edital com objetivo de selecionar interessados para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância e sem mediação. São ofertadas 3.200 vagas. As inscrições são gratuitas e vão até 22 de agosto.
Os cursos FIC sem mediação são cursos online realizados sem o acompanhamento de um tutor ou professor. Assim, o estudante tem autonomia para gerenciar o tempo de estudo, acessando os materiais e conteúdos disponíveis de acordo com seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo.
A seleção será por ordem de inscrição, por campus ofertante e por curso. Os candidatos classificados terão a matrícula efetivada automaticamente. Todas as informações sobre o processo estão no edital nº 253/2022.
O IFFar Campus Santa Rosa oferta os seguintes cursos:
Assistente Administrativo (160h) – 80 vagas
Microempreendedor Individual (160h) – 80 vagas
Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais (200h) – 80 vagas
Programador de Dispositivos Móveis (200h) – 80 vagas
AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS NO LINK
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×