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Estratégias e ideias de promoções para pequenos e médios e-commerces no fim do ano

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CEO da Company Hero mostra que ainda dá tempo de atrair mais clientes, se destacar da concorrência e aumentar o faturamento do negócio

 

 

As vendas do Natal deste ano devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Nesse período, o comércio eletrônico se torna ainda mais competitivo. Por isso é importante ter criatividade e sair do básico para aumentar a chance de faturar mais. Segundo a Company Hero, startup que já ajudou a simplificar a formalização de mais de 10 mil empresas no Brasil em cinco anos, além dos usuários buscarem cada vez mais informações sobre produtos e reputação das empresas, as vendas pelas redes sociais também estão em crescimento acelerado.

Para se ter uma ideia, em 2021, a We Are Social e a Hootsuite divulgaram uma pesquisa que constatou que 45% dos usuários da Internet recorrem às redes sociais quando procuram informações sobre produtos ou serviços que estão pensando em comprar. “As vendas online estão em crescimento e esse é o momento ideal para impulsionar o negócio com as estratégias e promoção certas, que ainda podem ser colocadas em prática nas próximas semanas”, pontua Miklos Grof, CEO da Company Hero.

Diante desse cenário, e com o intuito de ajudar pequenos e médios empreendedores que desejam atrair clientes e gerar mais vendas nessa época do ano, o executivo elencou 10 recomendações e sugestões de ofertas. Confira.

Ideias de promoções

1. Oferecer 10% de desconto na segunda unidade
Empresas que dão desconto têm mais chance de atrair clientes e finalizar vendas. Ainda assim, Grof alerta: é importante saber aplicar essa ideia de promoção. “Uma das principais estratégias é o desconto progressivo. Conforme a quantidade de produtos ou serviços comprados, o cliente recebe uma redução de preço”, explica. “Mais do que chamar a atenção dos consumidores, é a chance de incentivá-los a comprar mais. Isso aumenta o faturamento e o ticket médio”, ressalta. Ainda existem outras ideias de promoção para atrair clientes com desconto, como porcentagem de desconto por produto e desconto por forma de pagamento.

2. Oferecer um brinde exclusivo nas compras acima de determinado valor
Aqui, o foco é incentivar a compra de vários itens. Também é possível adotar a mesma prática para um produto determinado. “Nesse último caso, é importante que o presente tenha relação com a mercadoria principal. Caso contrário, faz pouco sentido adotar essa recomendação”, alerta Grof.

3. Kits de produtos com desconto
Grandes marcas já adotam essa como uma de suas principais ideias de promoção para atrair clientes. O desconto pode ser sobre o valor total ou apenas para uma unidade. O que vale é oferecer uma redução de preço.

4. Frete grátis acima de um valor
O valor do frete é um dos fatores que mais interferem na finalização de compras online. Além de estimular o abandono de carrinho, também aumenta as chances do consumidor fazer uma reclamação sobre qualquer aspecto da compra. “Por isso, vale a pena oferecer frete grátis como uma das ideias de promoção para atrair clientes. Algumas empresas adotam essa estratégia em todas as vendas. No entanto, isso é o menos comum, porque nem sempre compensa. Geralmente, esse benefício é concedido a partir de determinado valor na compra”, explica o CEO.

5. Cupom de desconto durante a Live no Instagram
As lives nas redes sociais são bons meios para atrair consumidores e fechar negócios. Com conteúdos bem pensados, é possível nutrir o relacionamento com os clientes e efetivamente gerar vendas. “Esse tipo de ação com certeza chama a atenção. É só calcular corretamente quanto é possível oferecer de descontos. Para divulgar a live, o empreendedor pode adotar diferentes estratégias como e-mail marketing, publicações nas redes sociais, parcerias com influenciadores, entre outros”, completa Grof.

6. “Indique um amigo e ganhe 10% de desconto na próxima compra”
O boca a boca virtual ainda está muito presente e tem relevância para as empresas. Essa prática é uma das ideias de promoção para atrair clientes e o custo é baixo. “Nesse caso, mais do que a venda, é possível incentivar a atração de clientes por meio da indicação. Esse é um dos principais votos de confiança que a loja online poderá ter”, explica.

7. Promoções temáticas para o Natal e Ano Novo
As datas comemorativas são períodos sazonais e ajudam a aumentar as vendas. No entanto, o empresário pode criar promoções em datas comemorativas relacionadas a um produto que ele vende. “Isso ajuda a atrair clientes em períodos específicos e a estimular acessos e vendas ao longo do ano”, conclui.

8. Ter CNPJ e inscrição estadual
Marketplaces priorizam lojas com CNPJ. Além disso, quando o empreendedor tem um CNPJ, profissionaliza seu negócio. “Isso é muito importante para que as vendas aumentem e, consequentemente, o faturamento. Na hora de acertar as contas com o fisco, como pessoa física (vendendo com o CPF), o pagamento dos impostos será realizado com o carnê-leão para Pessoa Física. Essas taxas acabam sendo mais altas do que para quem possui uma empresa formalizada com um CNPJ. Apesar de não existir um limite de faturamento para quem vende com o CPF, os impostos para pessoa física podem chegar a até 27,5%”, explica Grof.

Além do CNPJ registrado, um e-commerce também precisa de um alvará para funcionamento. Para isso, além da sede fiscal, é necessário ter uma inscrição estadual. “É preciso analisar caso a caso as empresas de comércio eletrônico para indicar o processo de emissão da Inscrição Estadual na região desejada. Para isso, é necessário definir endereços diferentes, para sede administrativa e estoque”, afirma.

Segundo o CEO, ao ter o CNPJ e a inscrição estadual do e-commerce ou dropshipping, o empresário está regularizado para emissão de nota fiscal, o que transmite mais confiança para seus clientes, evita problemas com o fisco e com o governo, tem maior possibilidade de negociação com fornecedores e mais exclusividade nas compras. “É importante estar legalizado para evitar problemas tributários e multas altíssimas. Se formalizar é mais fácil do que parece e vai evitar um monte de dor de cabeça desnecessária”, completa Grof.

9. Registrar a marca
Para Grof, esse é um passo muito importante para quem quer vender online. “Isso vai evitar muita complicação no futuro e até mesmo concorrência desleal, já que no comércio virtual os casos de roubo de propriedade de marca têm sido cada vez mais comuns”, ressalta.

10. Planejamento financeiro e investimento em tecnologia
Hoje, é possível reduzir até 87% das despesas anuais de uma empresa com soluções como Escritório Virtual e salas de reunião sob demanda. “O Escritório Virtual é o serviço de locação de um endereço como sede fiscal e comercial, onde o CNPJ da empresa ficará alocado, sem ser necessário manter os sócios e funcionários trabalhando em um mesmo conjunto comercial”, explica Grof.

Além disso, se os funcionários do e-commerce trabalham em formato remoto e têm necessidade de encontrar-se em dias de planejamento ou reuniões quinzenais, uma alternativa é alugar salas de reunião e espaços de trabalho sob demanda. “Há salas com sistema de fechadura digital automatizada, basta reservar online por hora ou diária e a pessoa recebe um pin para desbloquear a sala no horário reservado”, pontua o CEO.

Outra recomendação é avaliar quanto do orçamento já está comprometido e fazer cálculos antes de acrescentar novos gastos mensais. “Assim, é possível encontrar gargalos mais rapidamente. Além disso, um bom software de gestão financeira – ou uma conta digital para pessoa jurídica que tenha essa funcionalidade – é um investimento essencial para o pequeno empresário acompanhar o fluxo de caixa e, consequentemente, a base de custos para poder otimizar despesas”, finaliza Grof.

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Galpão comunitário da periferia de São Leopoldo, afetado pela enchente, se transforma em obra de arte

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Foto: Lidiane Bortoli / Divulgação
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A reconstrução no Rio Grande do Sul continua, e vai além de tijolos e cimento. A arte de Rafael Jung e Welingson Brittes, do coletivo 5ª Galáxia, trouxe cor e vida a um galpão comunitário que foi afetado pela enchente na divisa entre São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Localizado na Chácara dos Leões, o espaço atende mais de 700 pessoas, incluindo 300 crianças, muitas das quais são acolhidas no contraturno escolar. O local também é utilizado por moradores que produzem pão para venda na região. Com a catástrofe climática, o espaço ficou submerso, até o telhado, o que prejudicou muito a comunidade — relata Rafa Jung, conhecido por suas obras de arte nos pilares da Trensurb em Novo Hamburgo.

Após a cheia, o pavilhão foi revitalizado graças à mobilização de voluntários da organização humanitária Operation Blessing, dos Estados Unidos. Rafa e Welingson finalizaram o trabalho, aplicando spray e talento.

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Lidiane Bortoli / Divulgação

Embora possa parecer um gesto pequeno, em um ambiente onde tudo se transformou em lama e tomou uma coloração marrom, a arte faz toda a diferença.

Fonte: GZH

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Baly lança edição especial de energético com 100% do lucro destinado à reconstrução do RS

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Não basta ver ou ouvir falar, é preciso sentir a dor do outro, e ajudar. Com essa visão, e muita energia para fazer acontecer, a Baly Brasil preparou uma grande homenagem aos gaúchos. Como fechamento das ações realizadas pela empresa desde maio para ajudar o Rio Grande do Sul no enfrentamento das consequências da enchente histórica, a maior marca brasileira de energéticos lançará uma edição especial do Baly Tradicional, agora com um rótulo personalizado em homenagem ao estado, levando o nome de Baly Farroupilha, sendo que 100% do lucro será utilizado na reconstrução do estado.

Serão produzidas meio milhão de unidades, em duas versões de latas colecionáveis, com estampas criadas pelo ilustrador gaúcho Luis Paulo Straccioni em uma homenagem ao Rio Grande do Sul. E todo o lucro dessas vendas será entregue ao Instituto Sou de Fazer, uma organização sem fins lucrativos liderada pelo ex-jogador Rafael Sobis, Danilo Azambuja e Raphaela Sefton. 

“É muito legal ver esse tipo de iniciativa da Baly. Dá até vontade de chorar. Como gaúcho, me emociono com esse tipo de ação para reconstruir o Rio Grande do Sul”, disse Sobis ao ser comunicado da ação.

O Instituto Sou de Fazer mobilizou voluntários para atuação nos resgates e no recebimento e distribuição de doações. Agora, está ajudando autônomos e microempresários a comprarem ferramentas e insumos para retomarem suas vidas. Também tem construído creches para ajudar centenas de gauchinhos e suas famílias, assim como atua na reconstrução e doação de mobília de casas e fundações que foram destruídas. Com os recursos que virão da ação da Baly, muito mais poderá ser feito. Tudo com muita transparência.

“Temos um carinho muito especial pelo Rio Grande do Sul, um estado tão acolhedor e próspero, onde a Baly é a líder de vendas no mercado de energéticos. Diante dessa tragédia social e ambiental que passa, nossa conexão com o Rio Grande do Sul é legítima. Em maio, pensando sobre como poderíamos ajudar, surgiu a mobilização com parceiros e a destinação de duas linhas da nossa fábrica para envasar 1 milhão de litros de água potável para os gaúchos”, relembra Dayane Titon Cardoso, Diretora Comercial e de Marketing da Baly. “Agora, teremos uma edição especial do energético Baly Farroupilha 2024, com 100% do lucro destinado à reconstrução do Rio Grande do Sul. Com mais essa ação, esperamos envolver nossos consumidores na ajuda aos gaúchos, pois muito ainda precisa ser feito”, completa.

Entre os dias 8 e 10/8, o Baly Farroupilha 2024 já terá chegado a vários pontos de vendas do RS e de SC. Em seguida, estará também no PR, SP, RJ, MG e ES. A apresentação oficial será na Expoagas 2024, de 20 a 22 de agosto no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (RS), esta que é a maior feira do setor supermercadista do Cone Sul (somou mais de R$ 650 milhões em negócios em 2023). A maior marca brasileira de energéticos também prepara um estande especial, que homenageia o Estado e todo povo gaúcho.

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Descubra o robô dentista que promete restaurar dentes em 15 minutos

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Foto:Perceptive/Divulgação
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Um robô autônomo controlado por inteligência artificial (IA) realizou um procedimento odontológico completo em um paciente humano com uma velocidade quase oito vezes maior do que a de um dentista humano. Desenvolvida pela empresa Perceptive, de Boston, nos Estados Unidos, essa tecnologia visa concluir procedimentos restauradores de forma mais rápida e precisa, em apenas 15 minutos.

O sistema utiliza um scanner intraoral portátil que, através da tomografia de coerência óptica (OCT), captura dados em 3D da boca, incluindo dentes, gengivas e nervos sob a superfície do dente. Segundo um estudo publicado na renomada revista Nature, a tecnologia OCT atinge 90% ou mais de precisão na detecção de cáries, sem o uso da radiação ionizante presente em outras tecnologias de digitalização, como raios-x ou scanners, que têm apenas 45% de sensibilidade à cárie e podem ser prejudiciais a longo prazo.

A Perceptive explica que sua tecnologia de IA usa dados volumétricos em 3D para conduzir diagnósticos e planejar tratamentos de última geração. Isso permite que os dentistas detectem doenças dentárias mais cedo e com maior precisão. Além disso, a tecnologia possibilita que dentistas visualizem os dados do paciente com maior clareza, facilitando a discussão do tratamento entre o dentista e o paciente. Após a decisão, o robô cirurgião-dentista assume o procedimento, planejando e realizando a operação.

O robô é capaz de realizar procedimentos restauradores, como obturações e coroas dentárias, em apenas 15 minutos, em comparação com as duas horas que esses procedimentos normalmente levam quando realizados por um humano, podendo ainda ser divididos em duas consultas.

“Nosso sistema pode preparar os dentes em uma fração do tempo e, como simulamos a geometria de preparação antes de preparar o dente, podemos fabricar a restauração antes de preparar o dente. Essa melhoria no fluxo de trabalho parece permitir uma visita de restauração de 15 minutos com base em nossos testes internos pré-clínicos”, afirma a empresa em seu site oficial.

“Este avanço médico aumenta a precisão e a eficiência dos procedimentos odontológicos, democratizando o acesso a melhores cuidados odontológicos, para uma melhor experiência do paciente e melhores resultados clínicos. Estamos ansiosos para avançar nosso sistema e ser pioneiros em soluções de saúde odontológica escaláveis e totalmente automatizadas para pacientes”, diz Chris Ciriello, CEO e fundador da Perceptive, em comunicado à imprensa.

Apesar dos resultados promissores, o robô ainda não foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, e a Perceptive não estabeleceu um cronograma para seu lançamento. Portanto, ainda não há previsão de quando a tecnologia estará disponível para dentistas e pacientes.

Fonte: CNN Brasil

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