Geral
Estalar os dedos e pescoço faz mal? Causa AVC ou artrose? Veja as respostas
É comum observar pessoas estalando as articulações em momentos aleatórios, seja apertando os dedos ao acordar ou estalando o pescoço durante pausas no trabalho. Embora não haja um momento ou lugar específico para esse hábito, ele desperta curiosidade e dúvidas sobre possíveis riscos à saúde.
O som produzido nos estalos, conhecido como tribonucleação, ocorre devido à rápida separação das articulações. Nessas áreas, há um líquido lubrificante chamado líquido sinovial, que contém gases dissolvidos. Quando ocorre um movimento de estalo, os gases formam bolhas, gerando o som característico.
“É como se as articulações ‘abrissem’ e o gás formasse bolhas de repente, produzindo o barulho”, explica Lucas Melo, ortopedista e doutor em Ciências do Sistema Musculoesquelético pela USP.
Apesar do fenômeno ser, em geral, inofensivo, dúvidas persistem, como: “Estalar o pescoço pode causar AVC?” ou “Estalar os dedos deixa-os tortos ou engrossados?”.
O que acontece quando estalamos as articulações?
As articulações, que conectam ossos e permitem movimentos corporais, possuem líquido sinovial que lubrifica e reduz o atrito entre os ossos. Durante os estalos, ocorre uma rápida separação nas juntas, permitindo a formação de bolhas de gás que produzem o som.
Estalos consecutivos na mesma articulação não são possíveis imediatamente, pois as bolhas precisam de 15 a 20 minutos para se dissolver novamente no líquido.
“É como abrir uma garrafa de refrigerante: ao liberar o gás preso sob pressão, o som é gerado. Da mesma forma, as articulações precisam de tempo para que o processo se repita”, compara o ortopedista Lucas Melo.
Em alguns casos, o estalo pode ocorrer de forma natural, mesmo sem esforço intencional, como durante certos movimentos do corpo. Contudo, ele só deve ser motivo de preocupação se estiver associado a dor, inchaço ou vermelhidão.
O hábito de estalar pode causar danos?
De modo geral, especialistas afirmam que estalar as articulações não causa danos permanentes. Porém, manipulações frequentes e excessivas podem, raramente, levar a lesões nos ligamentos ou vasos sanguíneos.
“Não há evidências robustas de que estalar as articulações provoque malefícios a longo prazo”, destaca Anderson Rocha, ortopedista e especialista em dor.
Estalos também podem ser associados a condições como artrose, onde o desgaste da cartilagem causa atrito e dor nas articulações, ou inflamações que geram ruídos durante os movimentos.
Estalar os dedos engrossa ou entorta?
Pesquisas indicam que estalar os dedos não provoca deformações, inchaço permanente ou doenças como artrite ou artrose. Alterações estruturais só ocorreriam em casos de fraturas ou luxações causadas por movimentos bruscos.
O hábito de estalar frequentemente pode aumentar a espessura dos ligamentos ao redor das articulações, dando uma sensação de engrossamento, mas sem impactar o funcionamento normal das juntas.
Estalar o pescoço pode causar AVC?
Embora seja raro, movimentos bruscos no pescoço podem aumentar o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pessoas com alterações na coluna cervical. A manipulação agressiva pode romper a parede interna da artéria vertebral, responsável por levar sangue ao cérebro, o que pode levar à formação de coágulos e bloqueio do fluxo sanguíneo.
“Por isso, é fundamental evitar manipulações forçadas no pescoço e buscar avaliação médica caso haja desconforto ou dor persistente”, alerta Lucas Melo.
Quando procurar um médico?
Na maioria dos casos, os estalos nas articulações não indicam problemas de saúde. No entanto, é importante buscar ajuda médica se:
- O estalo vier acompanhado de dor, inchaço ou vermelhidão;
- Ocorreu após uma torção ou queda, para descartar fraturas;
- Surgirem sintomas como dormência, fraqueza ou formigamento.
Estalar as articulações é um fenômeno natural, mas deve ser feito com cuidado. Ao menor sinal de desconforto ou dor persistente, consulte um especialista para avaliação adequada.
Fonte: G1
Clima/Tempo
Cidade gaúcha bateu uma das maiores temperaturas da América do Sul nesta quinta-feira
Curiosidades
Não conseguiu ver o alinhamento dos planetas? Prepare-se para um ainda mais impressionante, com sete astros no céu!
Não se desanime caso tenha perdido o alinhamento planetário de 21 de janeiro. Um novo espetáculo cósmico está prestes a acontecer e promete ser ainda mais impressionante. No dia 28 de fevereiro, sete planetas — Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus, Mercúrio e Saturno — estarão visivelmente alinhados no céu.
Esse fenômeno raro é visto por especialistas em esoterismo como um momento de grande potencial para fortalecer energias cósmicas, sendo um dia ideal para canalizar pensamentos positivos e atrair boas vibrações.
Os sete planetas formarão um imenso arco celeste, criando uma experiência única para os entusiastas da astronomia. Embora não se alinhem perfeitamente, sua proximidade visual criará a ilusão de uma “fila”, conforme explica o Star Walk.
O evento atingirá seu pico no dia 28 de fevereiro, marcando o ápice de um fenômeno que começou neste mês. Marte estará em sua posição mais alta no céu, acima do horizonte sul, na constelação de Gêmeos. Júpiter, o segundo planeta mais brilhante, estará na constelação de Touro.
Urano será visto em Áries, próximo da borda de Touro, enquanto Vênus ficará em Peixes. Também em Peixes, Netuno aparecerá um pouco acima do horizonte oeste.
Se você olhar na constelação de Aquário, verá Mercúrio. O planeta Saturno, no entanto, será o mais difícil de observar durante esse alinhamento. Ele estará em Aquário, mas só será visível após o Sol se pôr.
Fonte: Só notícia boa
[mailpoet_form id="1"]Geral
Homem sofre choque anafilático e morre após comer camarão em SC
Um homem de 37 anos sofreu um choque anafilático e morreu após comer camarão nesta quinta-feira, dia 23, por volta das 14 horas, no bairro Canasvieiras, em Florianópolis, no Litoral catarinense.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima teve uma reação alérgica em razão da ingestão do alimento. Em seguida, o homem entrou em parada cardiorrespiratória. Ele foi encontrado caído na calçada, ao lado da esposa e populares, que realizavam massagem cardíaca.
Os socorristas tentaram reverter o quadro através de manobras de reanimação por cerca de uma hora, inclusive com o auxílio da equipe do helicóptero Águia e do Samu, mas infelizmente o óbito foi confirmado no local.
A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio aos familiares e aguardar os órgãos competentes.
A alergia a camarão é uma situação potencialmente perigosa, pois pode impedir a respiração quando leva ao inchaço da glote na garganta, provocando asfixia e podendo levar à morte, dependendo do tempo que a pessoa fica sem oxigênio.
Fonte: Oeste Mais.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM