“Esta gente não olha para o povo”, diz Jeferson sobre demissões de professores temporários estaduais em licença-saúde – Portal Plural
Connect with us

Ensino

“Esta gente não olha para o povo”, diz Jeferson sobre demissões de professores temporários estaduais em licença-saúde

Publicado

em



 

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) considerou escandalosa a confidência da diretora adjunta de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), Sônia Schneider de que a Secretaria exige das escolas que solicitam professores à Seduc, a definição da fonte pagadora para o profissional. “É um absurdo completo jogar esta responsabilidade, que é de gestão, para as escolas que legitimamente reivindicam profissionais. Se fosse um prefeito a fazer isso, já estaria preso”, alertou. A manifestação ocorreu durante audiência pública conjunta das Comissões Segurança e Serviços Públicos e de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia, realizada na manhã desta terça-feira (02/07), no Legislativo, que tratou da situação dos professores temporários estaduais.

Na ocasião, professores e funcionários de escola relataram casos dramáticos de demissões sem aviso prévio e durante o gozo ou no retorno de licença-saúde, inclusive de pessoas em tratamento de câncer. No entanto, a representante da Seduc limitou-se a afirmar que não havia ordem de dispensa para nenhuma profissional em licença-maternidade ou em licença por acidente de trabalho. “A gente sabe que tem necessidade de concurso, mas vocês sabem a dificuldade que temos. Não há prazo para atender o tamanho da demanda das licenças”, disse a secretária adjunta, referindo-se à informação dada por ela própria de que haveria quase 20 mil profissionais em licenças atualmente, sem questionar a razão pela qual tantos professores e funcionários de escola estão adoecendo ou preferindo deixar o ofício. “Eu sei que os professores estão adoecendo, mas independente disso, devem procurar melhorar o ambiente escolar, porque nossos alunos não estão aprendendo”, atacou.

Jeferson destacou que os relatos expõem “a crueldade dos gestores que deviam respeitar os servidores da educação”. “ Eles não dialogam com quem não tem poder aquisitivo. Estão obsecados pelo capital”, frisou o deputado. Ele lembrou que a postura do governo Leite está em sintonia com o que ocorre em nível nacional. “Para se ter uma ideia, o governo Bolsonaro está premiando com valor adicional no salário cada negativa de auxílio doença feita pelo perito. Legalizaram a crueldade”, indignou-se o petista. Para ele, Leite segue a lógica de atender ao “Deus Mercado”. “O governo do Estado entende que a crise justifica as maldades. Mas governo é eleito para resolver problemas do povo. Tem de ser criativo, trabalhar, combater sonegação, cobrar isenções fiscais, etc”, detalhou.

O parlamentar lembrou ainda que a Assembleia deve aprovar a privatização das estatais, nesta terça-feira, seguindo a lógica federal de entrega do patrimônio público à iniciativa privada. “Em entrevista sobre as privatizações, questionado sobre quem deve ficar com os passivos da CEEE, o Estado ou o comprador, Leite respondeu que ‘não podemos onerar a iniciativa privada, porque senão, não vai ter comprador‘. Ou seja: vamos aumentar a nossa dívida. É um mau negócio. Tudo para atender o ‘Deus Mercado’. Esta gente não olha para o povo”, finalizou.

Como encaminhamento da audiência, definiu-se a marcação de uma reunião na Procuradoria Geral do Estado, que não compareceu ao evento, além da entrega ao governo de um dossiê, elaborado pelo Cpers, sobre a situação dos professores e funcionários de escola temporários.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

Polo de Ensino de Santa Rosa realiza doação de brinquedos em alusão ao Dia das Crianças

Publicado

em



Na tarde de segunda-feira (11) os alunos soldados do Polo de Ensino de Santa Rosa, acompanhados do Leão do PROERD e da Fronteiruxa, realizaram a entrega de brinquedos para crianças de comunidades próximas ao Polo.

Além de levar um pouco mais de alegria para as crianças, a ação ajuda o futuro soldado da Brigada Militar a compreender e desempenhar suas atividades com base na filosofia de polícia comunitária.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

CMEI Caminhos Inovadores de Três de Maio recebe impressora 3d

Publicado

em



Equipamento será utilizado pelos alunos do Programa Robótica Espacial

Na manhã de sexta-feira, 8 de outubro, o Centro Municipal de Educação Integral (CMEI) Caminhos Inovadores recebeu uma impressora 3D, para ser utilizada no Programa Robótica Espacial, do governo federal.
A iniciativa é da Universidade de Brasília e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

Conforme a secretária de Educação, Vera Kuhler, no Programa Robótica Espacial é utilizada uma plataforma de simuladores para que os alunos vivenciem, de forma bem realista, a criação e montagem de robôs, inspirados no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira.

A secretária adjunta da pasta, Gelci Assmann, salienta que o projeto conta com 250 escolas em todo o país, sendo que no Rio Grande do Sul, 34 escolas receberam a impressora 3D.

O prefeito municipal, Marcos Corso, esteve em Gramado recebendo o equipamento e participando da entrega da impressora 3D aos alunos do CMEI Caminhos Inovadores, que já montaram o equipamento.
Conforme os estudantes que participam do Programa Robótica Espacial em Três de Maio, a impressora 3D possibilitará a conclusão dos projetos já em execução e o início de novos

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Profissional do Futuro: primeira missão está liberada para acesso dos estudantes

Publicado

em



Se você é aluno do Ensino Médio, não perca a chance de participar do Profissional do Futuro – evento promovido pela Unijuí e que busca aproximar os estudantes da Universidade.

A iniciativa, que foi gamificada neste ano, desafia os jovens a cumprir quatro missões, concorrendo, ao final do jogo, a uma série de prêmios. Para participar, basta acessar unijui.edu.br/pf.

A primeira missão, Descobrindo o Universo, foi lançada na última quarta-feira, dia 6, e propõe aos estudantes um jogo com perguntas e respostas sobre as profissões do futuro. Nesta semana, dia 13 de outubro, será lançada a próxima missão – Caminhos para o Futuro, que vai proporcionar um tour virtual, 360º, nas estruturas da Instituição, nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.

Na Missão 3, chamada de Ataque às Dúvidas, os alunos vão conhecer os cursos de graduação ofertados, por meio da interação com professores, estudantes e egressos, através do Youtube. O lançamento dessa missão acontece no dia 20 de outubro e será ao vivo para os participantes. Por fim, na Missão 4, Um Pequeno Grande Passo, os alunos se inscrevem e participam do Vestibular de Verão da Unijuí.

Os estudantes que participarem das quatro missões, realizando o processo seletivo e, no caso da aprovação, também efetivando a matrícula, concorrerão a vários prêmios: uma bolsa de estudos de 50% para todo primeiro semestre de 2022 e duas bolsas de estudos de 25% em todo primeiro semestre de 2022. Essas bolsas são válidas para todos os cursos de graduação presenciais da Unijuí, exceto Medicina. Os jogadores que completarem as quatro missões ainda concorrem a cinco bolsas integrais em curso de inglês online; um notebook e um kindle.

As escolas que fecharem o mínimo de 20 estudantes inscritos e que completarem as três primeiras missões do Profissional do Futuro serão habilitadas a participar do sorteio de uma TV smart 32” e uma caixa de som.

Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/pf. O estudante inscrito receberá, por e-mail e SMS, informações sobre o lançamento de cada missão. Escolas de toda região podem participar do evento.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×