“Esta gente não olha para o povo”, diz Jeferson sobre demissões de professores temporários estaduais em licença-saúde
O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) considerou escandalosa a confidência da diretora adjunta de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), Sônia Schneider de que a Secretaria exige das escolas que solicitam professores à Seduc, a definição da fonte pagadora para o profissional. “É um absurdo completo jogar esta responsabilidade, que é de gestão, para as escolas que legitimamente reivindicam profissionais. Se fosse um prefeito a fazer isso, já estaria preso”, alertou. A manifestação ocorreu durante audiência pública conjunta das Comissões Segurança e Serviços Públicos e de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia, realizada na manhã desta terça-feira (02/07), no Legislativo, que tratou da situação dos professores temporários estaduais.
Na ocasião, professores e funcionários de escola relataram casos dramáticos de demissões sem aviso prévio e durante o gozo ou no retorno de licença-saúde, inclusive de pessoas em tratamento de câncer. No entanto, a representante da Seduc limitou-se a afirmar que não havia ordem de dispensa para nenhuma profissional em licença-maternidade ou em licença por acidente de trabalho. “A gente sabe que tem necessidade de concurso, mas vocês sabem a dificuldade que temos. Não há prazo para atender o tamanho da demanda das licenças”, disse a secretária adjunta, referindo-se à informação dada por ela própria de que haveria quase 20 mil profissionais em licenças atualmente, sem questionar a razão pela qual tantos professores e funcionários de escola estão adoecendo ou preferindo deixar o ofício. “Eu sei que os professores estão adoecendo, mas independente disso, devem procurar melhorar o ambiente escolar, porque nossos alunos não estão aprendendo”, atacou.
Jeferson destacou que os relatos expõem “a crueldade dos gestores que deviam respeitar os servidores da educação”. “ Eles não dialogam com quem não tem poder aquisitivo. Estão obsecados pelo capital”, frisou o deputado. Ele lembrou que a postura do governo Leite está em sintonia com o que ocorre em nível nacional. “Para se ter uma ideia, o governo Bolsonaro está premiando com valor adicional no salário cada negativa de auxílio doença feita pelo perito. Legalizaram a crueldade”, indignou-se o petista. Para ele, Leite segue a lógica de atender ao “Deus Mercado”. “O governo do Estado entende que a crise justifica as maldades. Mas governo é eleito para resolver problemas do povo. Tem de ser criativo, trabalhar, combater sonegação, cobrar isenções fiscais, etc”, detalhou.
O parlamentar lembrou ainda que a Assembleia deve aprovar a privatização das estatais, nesta terça-feira, seguindo a lógica federal de entrega do patrimônio público à iniciativa privada. “Em entrevista sobre as privatizações, questionado sobre quem deve ficar com os passivos da CEEE, o Estado ou o comprador, Leite respondeu que ‘não podemos onerar a iniciativa privada, porque senão, não vai ter comprador‘. Ou seja: vamos aumentar a nossa dívida. É um mau negócio. Tudo para atender o ‘Deus Mercado’. Esta gente não olha para o povo”, finalizou.
Como encaminhamento da audiência, definiu-se a marcação de uma reunião na Procuradoria Geral do Estado, que não compareceu ao evento, além da entrega ao governo de um dossiê, elaborado pelo Cpers, sobre a situação dos professores e funcionários de escola temporários.
Destaque
Camex volta a zerar imposto de cilindros e sensores de oxigênio

Medida abrange 258 produtos usados no combate à covid-19
Insumos usados no combate à covid-19, como monitores de sinais vitais, sensores de oxigénio e cilindros de armazenamento de gases medicinais, voltarão a entrar no país com tarifa zerada. O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a medida hoje (15) à noite, em reunião extraordinária.
A decisão ocorre dias depois de diversos produtos que estavam isentos desde o início da pandemia de covid-19 terem voltado a pagar imposto de importação. Ao todo, 258 itens tiveram a tarifa zerada hoje. O número de produtos isentos subiu para 561.
O Comitê Executivo da Camex também suspendeu uma tarifa antidumping que incidia sobre tubos de plástico para a coleta de sangue a vácuo. Por meio do antidumping, um país sobretaxa um produto importado que ameaça o equivalente nacional, sob o argumento de concorrência desleal.
Segundo o Ministério da Economia, a redução tarifária e a suspensão da tarifa antidumping vigoram até 30 de junho. As decisões serão publicadas amanhã (16), em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
FONTE: Agencia Brasil
[mailpoet_form id="1"]Saúde
Alguns dos queijos mais saudáveis para integrar na dieta

Quem não adora queijo?
O queijo é um produto lácteo que vem em centenas de texturas e sabores diferentes. A nutrição e o sabor do queijo dependem de como é produzido e do leite usado.
Algumas pessoas temem que o queijo seja rico em gordura, sódio e calorias. No entanto, o queijo também é uma excelente fonte de proteína, cálcio e vários outros nutrientes.
Comer queijo pode até ajudar na perda de peso e na prevenção de doenças cardíacas e osteoporose. Dito isso, alguns queijos são mais saudáveis do que outros.
– Mozzarella é um queijo suave com menos sódio e calorias do que a maioria dos outros queijos. Também contém probióticos que podem estimular o sistema imunológico.
– Feta é um queijo grego com mais sal, mas menos calorias do que outros queijos.
– O queijo cottage é um queijo fresco e pesado, rico em proteínas. Adicionar queijo cottage à dieta pode ajudar a mantê-lo satisfeito e pode ajudar na perda de peso.
FONTE: Noticias ao Minuto
Destaque
Projeto prevê parque aquático termal de 14 mil m² na Serra

Empreendedores aguardam agora a licença que autoriza a construção de R$ 100 milhões, que terá teto retrátil e um atrações subterrâneas
Está mais próxima a possibilidade de a serra gaúcha ter um parque aquático termal e “indoor”, ou seja, com a possibilidade de ficar fechado no inverno. O Parque Aquático Gramado já tem a licença prévia e aguarda a licença de instalação, que autorizará o início da sobras. Com os documentos em mãos, o empreendedor Telmo Gomes, que também é da empresa Cristais de Gramado, buscará com investidores os cerca R$ 100 milhões que faltam para o aporte financeiro necessário no megacomplexo.
O poço termal está pronto, também aguardando a parte final do licenciamento. O terreno tem 21 hectares e fica na frente do GramadoZOO. Pelo projeto, o parque aquático terá 14 mil metros quadrados, com perspectiva de inauguração em 2022.
– Tem muita tecnologia envolvida. O isolamento térmico é feito com um polímero autolimpante produzido por uma fábrica alemã. O sistema tem almofadas de ar que eu fui conhecer em um parque de Budapeste – conta Telmo Gomes.
Segundo o empresário, o teto será retrátil. Ou seja, poderá ser aberto no verão. Entre as atrações, Gomes destaca uma montanha russa com boia:
– Não é um tobogã que a pessoa só desce. Ela sobe também!
Haverá ainda piscinas com ondas para todas as idades. Na parte subterrânea, terá uma atração que nos parques aquáticos chama-se de rio lento.
– A pessoa poderá ficar na boia percorrendo os espaços como um rio de montanha, relaxando – projeta ele.
Na semana que vem, haverá uma reunião com a prefeitura de Gramado para uma nova apresentação do projeto. O retorno do investimento está previsto para 3,3 anos. O executivo trabalho com a ideia de inaugurá-lo para o Natal de 2022.
Secretário de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk comemora a ideia, claro. Ela lembra que os parques temáticos mudaram o perfil do turismo de Gramado, atraindo um público diferenciado.
– Temos que aplaudir um projeto como esse, ainda mais neste momento em que tentamos nos recuperar do impacto da pandemia. Para se ter uma ideia, 86% da arrecadação de Gramado vem da matriz econômica que é movimentada pelo turismo.
FONTE: ClicRBS
[mailpoet_form id="1"]-
Clima/Tempo11 meses atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque11 meses atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque10 meses atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized10 meses atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized1 ano atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Destaque10 meses atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized10 meses atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Uncategorized1 ano atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM