“Esta gente não olha para o povo”, diz Jeferson sobre demissões de professores temporários estaduais em licença-saúde – Portal Plural
Connect with us

Ensino

“Esta gente não olha para o povo”, diz Jeferson sobre demissões de professores temporários estaduais em licença-saúde

Publicado

em



 

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) considerou escandalosa a confidência da diretora adjunta de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), Sônia Schneider de que a Secretaria exige das escolas que solicitam professores à Seduc, a definição da fonte pagadora para o profissional. “É um absurdo completo jogar esta responsabilidade, que é de gestão, para as escolas que legitimamente reivindicam profissionais. Se fosse um prefeito a fazer isso, já estaria preso”, alertou. A manifestação ocorreu durante audiência pública conjunta das Comissões Segurança e Serviços Públicos e de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia, realizada na manhã desta terça-feira (02/07), no Legislativo, que tratou da situação dos professores temporários estaduais.

Na ocasião, professores e funcionários de escola relataram casos dramáticos de demissões sem aviso prévio e durante o gozo ou no retorno de licença-saúde, inclusive de pessoas em tratamento de câncer. No entanto, a representante da Seduc limitou-se a afirmar que não havia ordem de dispensa para nenhuma profissional em licença-maternidade ou em licença por acidente de trabalho. “A gente sabe que tem necessidade de concurso, mas vocês sabem a dificuldade que temos. Não há prazo para atender o tamanho da demanda das licenças”, disse a secretária adjunta, referindo-se à informação dada por ela própria de que haveria quase 20 mil profissionais em licenças atualmente, sem questionar a razão pela qual tantos professores e funcionários de escola estão adoecendo ou preferindo deixar o ofício. “Eu sei que os professores estão adoecendo, mas independente disso, devem procurar melhorar o ambiente escolar, porque nossos alunos não estão aprendendo”, atacou.

Jeferson destacou que os relatos expõem “a crueldade dos gestores que deviam respeitar os servidores da educação”. “ Eles não dialogam com quem não tem poder aquisitivo. Estão obsecados pelo capital”, frisou o deputado. Ele lembrou que a postura do governo Leite está em sintonia com o que ocorre em nível nacional. “Para se ter uma ideia, o governo Bolsonaro está premiando com valor adicional no salário cada negativa de auxílio doença feita pelo perito. Legalizaram a crueldade”, indignou-se o petista. Para ele, Leite segue a lógica de atender ao “Deus Mercado”. “O governo do Estado entende que a crise justifica as maldades. Mas governo é eleito para resolver problemas do povo. Tem de ser criativo, trabalhar, combater sonegação, cobrar isenções fiscais, etc”, detalhou.

O parlamentar lembrou ainda que a Assembleia deve aprovar a privatização das estatais, nesta terça-feira, seguindo a lógica federal de entrega do patrimônio público à iniciativa privada. “Em entrevista sobre as privatizações, questionado sobre quem deve ficar com os passivos da CEEE, o Estado ou o comprador, Leite respondeu que ‘não podemos onerar a iniciativa privada, porque senão, não vai ter comprador‘. Ou seja: vamos aumentar a nossa dívida. É um mau negócio. Tudo para atender o ‘Deus Mercado’. Esta gente não olha para o povo”, finalizou.

Como encaminhamento da audiência, definiu-se a marcação de uma reunião na Procuradoria Geral do Estado, que não compareceu ao evento, além da entrega ao governo de um dossiê, elaborado pelo Cpers, sobre a situação dos professores e funcionários de escola temporários.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

IATI-Fema é Top One Business Lab Criative

Publicado

em



Com o intuito de estar sempre na vanguarda da inovação e alinhada com as demandas da sociedade do século XXI a IATI-FEMA começa 2022 com uma nova proposta: muito além de uma incubadora a IATI – FEMA é um Business Lab Criative, um laboratório de negócios que atua como consultoria e assessoria nas variadas áreas da gestão com ênfase na educação empreendedora e inovação. O Ciclo de uma empresa que passa a fazer parte do Ecossistema Acadêmico de Inovação inicia com o empreender um negócio, passa pelo desafio de entender e diagnosticar a saúde da organização, de inovar para resolver problemas do negócio, e finaliza com um novo ciclo de crescimento, operando em ambientes cada vez mais complexos.

A Missão da IATI no contexto do Business Lab Criative é proporcionar aconselhamento, gestão e consultoria administrativa, jurídica e contábil com foco na otimização, proteção ou recuperação dos objetivos empresariais, auxiliando empreendedores a impactar e desenvolver a sociedade como um todo. A Visão é desenvolver líderes empreendedores com visão estratégica e produzir conhecimentos relevantes que contribuam de forma sustentável para a transformação das organizações e da sociedade tornando-se um HUB de Empreendedorismo e Inovação.

A IATI, enquanto Business Lab Criative, acredita na força do Ecossistema Acadêmico de Inovação para criar oportunidades e gerar soluções viáveis, capazes de promover transformações sociais, ambientais e econômicas de forma ética e positiva. Busca conectar professores, acadêmicos, empreendedores e comunidade para que colaborem de forma ativa na reflexão e implementação de ações que contribuam para o crescimento local e regional por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As empresas vinculadas recebem assistência nas atividades diárias e rotinas administrativas, apoio e diagnóstico para reestruturação organizacional, apoio a análises financeiras e jurídicas.

Os acadêmicos das Faculdades Integradas Machado de Assis, ao participarem das ações, desenvolvem competências como mobilização de saber, saber-fazer e saber-ser para resolução de problemas complexos e tem a oportunidade de mobilizar e aplicar saberes adquiridos ao longo dos cursos de graduação, interagindo com professores, empreendedores e comunidade, enriquecendo suas experiências. Dessa forma, trabalham também as competências: criatividade, negociação, atuação sistêmica e empreendedorismo e inovação.

O Business Lab Criative pautado nos Valores já consolidados pela marca IATI de conectividade, praticidade, sustentabilidade, economicidade, agilidade, mobilidade e flexibilidade, agora incorpora assertividade, abordagem multidisciplinar, visão técnica de vanguarda, criatividade e inovação.

O Business Lab Criative tem como Propósito: Inspirar negócios inovadores aproximando o meio acadêmico do mercado, estimulando a Educação empreendedora e gerando produtos e serviços com foco na experiência e sucesso dos clientes.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Assembleia aprova programa que prevê bolsa de R$ 150 mensais para 80 mil estudantes do Ensino Médio

Publicado

em



O programa Todo Jovem na Escola, que pagará uma bolsa de R$ 150 mensais para alunos de baixa renda familiar, foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (7/12). O objetivo é reduzir o impacto da pandemia na rede estadual, bem como prevenir abandono e evasão escolar, além de incentivar que os alunos concluam o Ensino Médio.

A Secretaria da Educação (Seduc) creditará o auxílio financeiro no Cartão Cidadão da Família. Ao todo, serão atendidos cerca de 80 mil estudantes de 15 a 21 anos. O investimento total do governo do Estado é de R$ 180 milhões até dezembro de 2022.

Entre os requisitos para receber a bolsa, estão: atender aos critérios de renda do CadÚnico e ter Cartão Cidadão; estar regularmente matriculado no Ensino Médio da rede estadual de ensino; engajamento estudantil mensal de 80% ou mais nas atividades escolares; e participação regular em avaliações e ações promovidas pela Seduc.

O primeiro pagamento da bolsa estudantil está previsto para 20 de dezembro, retroativo aos meses de outubro e novembro (R$ 300), e o de dezembro, para 20 de janeiro de 2022, desde que o estudante cumpra os requisitos de frequência e engajamento estudantil.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Bolsonaro diz que gostaria de inserir questão sobre Ditadura Militar no Enem: ‘Começar a história do Zero’

Publicado

em



Em evento no Palácio do Planalto, o presidente do Brasil negou ter interferido na prova, mas, afirmou que se pudesse faria (mais…)

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×