Escova de dentes: como escolher a ideal e quando preciso trocar?

Apoiadores:

 

Apesar de ser um instrumento simples e bastante utilizado, a escova de dentes é fundamental na manutenção da boa higiene bucal. A limpeza utilizando a escova associada ao creme dental e complementada pelo fio dental promove uma adequada manutenção d a saúde bucal e previne diversos problemas.

A escova é composta por três partes principais: cabo, cabeça e cerdas. Existem inúmeros modelos e marcas disponíveis no mercado, seja convencionais, com borrachas entre as cerdas, limpadores de língua associados, modelos específicos para quem possui aparelho ortodôntico e outros.

O importante ao escolher a escova mais adequada para o seu caso é analisar o tamanho da cabeça, o formato do cabo e, principalmente, a característica das cerdas. A cabeça da escova deve ser compatível ao espaço presente na cavidade bucal, ou seja, pessoas com um espaço bucal mais reduzido devem optar por uma escova de cabeça menor, para conseguir alcançar os dentes localizados mais ao fundo. O cabo deve permitir o uso da escova com segurança e a execução adequada dos movimentos de escovação.

Dê preferência às escovas de cerdas macias e planas. Não existem evidências que comprovem que as escovas que possuem borrachas entre as cerdas tenham efetividade maior que a escova de dentes convencional (cerdas macias e planas).

Tipos de escovas e sua indicação:
Para pessoas que não possuem nenhum aparato odontológico em boca (aparelhos ortodônticos, próteses, implantes, etc), é indicado que a escova seja de cerdas planas e macias, para que não haja dano à gengiva no momento da escovação.

Pacientes que utilizam aparelho ortodôntico podem fazer uso das escovas unitufo ou interndental para auxiliar na limpeza dental. Em casos onde há espaços grandes entre os dentes ou entre próteses fixas, também é recomendado a utilização de escovas interdentais, que conseguem entrar no espaço e fazer corretamente a higienização.

Existem escovas de cerdas mais duras, indicadas para a limpeza de próteses totais e parciais removíveis. Essas escovas são apenas para a limpeza das próteses e não devem ser utilizadas na boca.

Já as escovas elétricas são indicadas para pacientes com dificuldades motoras temporárias ou definitivas que prejudiquem a escovação dentária convencional. Podem ser utilizadas por cuidadores, para facilitar a realização da higienização de seus pacientes.

Cuidados necessários:
Para conservar sua escova, enxague-a bem após o uso e guarde-a de pé, para que possa secar. Evite deixá-la exposta na pia do banheiro, principalmente próximo ao vaso sanitário, pois partículas repletas de micro-organismos podem se depositar na sua escova, contaminando-a. Jamais compartilhe sua escova de dentes com outras pessoas.

Para quem viaja com frequência, tome cuidado com os protetores de cerdas e porta-escovas! Se a escova não estiver bem seca ao ser guardada, a umidade das cerdas combinada ao ambiente quente e úmido do protetor fornece o ambiente ideal para proliferação de micro-organismos. Também é necessário limpar o protetor todos os dias e mantê-lo seco, assim como a escova.

A troca da escova deve ser realizada, em média, a cada três meses mesmo que ela esteja aparentemente em bom estado, pois há um acúmulo de micro-organismos que podem causar problemas. Também é recomendado trocar de escova após episódios de dor de garganta, gripes, resfriados e outras patologias associadas à cavidade bucal e ao sistema respiratório, para evitar uma reinfecção. Se sua escova está com as cerdas desfiadas, troque-a imediatamente.

Roman e Klein Odontologia
(55) 9 9968 8677 / (55) 9 9977 5620
Av. Inhacorá, 355 – Sala 101 – Centro – Santa Rosa/RS
Cirurgiões-dentistas:
Artur Lopes Klein – CRO/RS 25729
Hyslei Lima Roman – CRO/RS 25727

Apoiadores:
COMPARTILHAR
Artigo anteriorSenac inscreve para cursos de Graduação EAD
Próximo artigoCaixa reduz juros para financiamentos imobiliários
Roman & Klein Odontologia
A Roman & Klein Odontologia iniciou suas atividades em outubro de 2018, localizada no centro de Santa Rosa. Nossa equipe conta com dois cirurgiõs-dentistas: Artur Lopes Klein (CRO/RS 25729) e Hyslei Lima Roman (CRO/RS 25727), ambos graduados pela Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul (FASURGS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui