Escola Casa Familiar Rural Filhos da Terra conclui 1º semestre de atividades – Portal Plural
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Ensino

Escola Casa Familiar Rural Filhos da Terra conclui 1º semestre de atividades

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A Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra está concluindo as atividades letivas deste 1º semestre.

No final do ano de 2018, a Associação Casa Familiar Rural Filhos da Terra recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação para atuar como Escola de Ensino Médio. O objetivo da Escola é de atender jovens agricultores(as) familiares de toda Região Fronteira Noroeste do Estado.

Localizada na Comunidade de Linha Butiá Norte, Campina das Missões, a Escola iniciou suas atividades com uma turma de 18 alunos, do 1º ano do Ensino Médio.

“A Escola trabalha com a metodologia da Pedagogia da Alternância, onde o jovem permanece na Escola durante uma semana, em regime de internato, e duas semanas, realiza tarefas em sua propriedade”, afirma a Diretora da Escola, Mariele Röpke. Segundo o coordenador pedagógico da Escola, Professor Fernando Nonnemacher, o diferencial da Escola está na metodologia aplicada, “esta pedagogia possibilita ao aluno uma maior vivência dos temas geradores que são relacionados com o dia a dia da propriedade rural”.

Neste primeiro semestre aconteceram 8 das 15 alternâncias do ano. Na sexta-feira (19), no momento das atividades, os(as) jovens apresentaram uma síntese do que foi realizado neste semestre. A equipe diretiva realizou conversa com as famílias, momento em que ocorreu também a entrega dos Pareceres aos pais e familiares dos(as) jovens.

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Ensino

CAPS AD realiza palestras de conscientização nas escolas

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A FUMSSAR, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas CAPS AD realizou atividades educativas. Através do Programa Saúde na Escola PSE, quatro palestras sobre conscientização do uso de álcool e drogas na adolescência foram organizadas. As ações ocorreram na Escola Municipal Pedro Speroni, no bairro Cruzeiro.

As atividades foram ministradas pelos integrantes da equipe multidisciplinar do CAPS AD Movimento. Participaram a Assistente Social, o Enfermeiro, o Médico Psiquiatra, o Psicólogo, o Terapeuta Ocupacional e os Técnicos em Enfermagem. Além das orientações trazidas pelos profissionais, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de um paciente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Ao todo 180 alunos, do 6º ao 9º ano, acompanharam as palestras. Entre os temas abordados: tipos de drogas, seus efeitos no organismo e as consequências do uso prolongado.

As instituições de ensino que tiverem interesse em participar, podem entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, pelo telefone: (55) 3513-5158 e agendar uma visita da equipe multidisciplinar.

O CAPS AD funciona das 08h às 18h sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. O Centro fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, no bairro Cruzeiro.

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Ensino

Como a alfabetização sofreu na pandemia: ‘criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’

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Na turma da professora Ana Carolina Guimarães há, hoje, desde crianças que já conseguem ler textos com facilidade até os alunos que, aos 8 ou 9 anos de idade, ainda sequer criaram familiaridade com todas as letras do alfabeto.
O cenário da volta às aulas preocupou a professora do 3° ano do ensino fundamental 1 na Escola Estadual São Bento, em Belo Horizonte (MG) – que por enquanto está funcionando em modelo híbrido, em que as crianças alternam entre uma semana na escola e uma semana no ensino remoto.

Preocupação da professora se deve ao fato de que, em condições normais, na 3ª série, as crianças já costumam estar na fase final do aprendizado básico de leitura e escrita.

“Todos os alunos teriam que estar lendo, e não é a realidade. Percebemos que há uma carência nesse retorno às aulas e que a alfabetização foi muito afetada pela pandemia”, diz Guimarães .

Crianças vulneráveis de 5 a 10 anos de idade – e, portanto, as que cursam o final da educação infantil e todo o ensino fundamental 1 – foram um grupo particularmente sensível às dificuldades dos mais de 18 meses de ensino à distância na pandemia. É porque elas estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento escolar: a da alfabetização e da consolidação da leitura, da escrita e dos fundamentos matemáticos.
E também porque, nessa idade, elas têm pouca autonomia no ensino remoto, e portanto o contato próximo aos professores fez muita falta.

Fonte: terra

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Ensino

Polo de Ensino de Santa Rosa realiza doação de brinquedos em alusão ao Dia das Crianças

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Na tarde de segunda-feira (11) os alunos soldados do Polo de Ensino de Santa Rosa, acompanhados do Leão do PROERD e da Fronteiruxa, realizaram a entrega de brinquedos para crianças de comunidades próximas ao Polo.

Além de levar um pouco mais de alegria para as crianças, a ação ajuda o futuro soldado da Brigada Militar a compreender e desempenhar suas atividades com base na filosofia de polícia comunitária.

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