Entidades e pescadores realizam mutirão de limpeza do Rio Uruguai – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Entidades e pescadores realizam mutirão de limpeza do Rio Uruguai

Publicado

em



 

Como uma forma de preservar os recursos naturais disponíveis, pescadores profissionais e entidades de Porto Vera Cruz uniram-se para a realização de um mutirão de limpeza do Rio Uruguai, região fronteiriça à Argentina. A mobilização aconteceu na última sexta-feira (08/11) e contou com o envolvimento da Associação de Pescadores, Prefeitura de Porto Vera Cruz, através das secretarias da Agricultura e de Obras, e Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A limpeza foi realizada em uma extensão de 18 quilômetros, às margens do rio, iniciando na ponta da ilha, em Barra do Bugre, até o balneário Chico Alferes. Foram recolhidos em torno de 70 sacos grandes de lixo, somando aproximadamente 1 mil quilos, no total.

A proposta do mutirão, segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Gilberto José Bárbaro, é melhorar a qualidade de vida e a saúde das famílias de pescadores envolvidas, a partir de ações individuais e coletivas que cuidam e preservam o Rio Uruguai, fonte de sustento e de lazer de muitas famílias que vivem no Noroeste gaúcho, sendo um importante ponto de pesca e de turismo. Bárbaro, que acompanhou o mutirão, explica que a ação ocorre anualmente, tendo como objetivo principal a conscientização das pessoas em relação à destinação correta do lixo, diminuindo o lançamento de resíduos prejudiciais no rio. “Queremos, com isso, resgatar a importância de preservar o meio ambiente”, comenta.

Garrafas de refrigerante, vidros, embalagens plásticas e de agrotóxicos foram alguns dos objetos recolhidos e levados pelo caminhão da Secretaria Municipal de Obras para destinação adequada. “A quantidade de lixo recolhido ainda é significativa, com aumento em relação aos anos anteriores. Diante disso, é importante manter a realização de ações educativas e de conscientização para que estas sejam incorporadas à rotina das famílias da comunidade”, comenta o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Eliton Horn.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Lançamento do Programa 3 + 3 na prefeitura

Publicado

em



Ações do Planejamento Estratégico seguem sendo implementadas na Prefeitura de Santa Rosa. O Gabinete do Vice-Prefeito e a Secretaria de Gestão realizaram o lançamento do Programa 3+3. O programa consiste na padronização do serviço público. Através da metodologia utilizada, cada servidor vai receber um treinamento para poder realizar 03 funções diferentes. Da mesma forma, cada serviço vai poder ser desenvolvido, por no mínimo 03 pessoas que saibam executar a tarefa. O objetivo é garantir o andamento regular das atividades nos setores, para que o atendimento não pare, no caso do afastamento de algum servidor.
O Programa 3+3 busca ainda, melhorar a produtividade, agilizar os trâmites gerais, desenvolver pessoas e aperfeiçoar os processos de trabalhos. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich, destacou que o projeto também traz melhorias na gestão e no ambiente de trabalho, “Queremos avançar com mais rapidez no nosso processo de trabalho. Com o uso desta metodologia vamos evitar que atividades não sejam realizadas por falta de conhecimento dos servidores e a população não fique esperando por muito tempo a informação, principalmente quando algum servidor estiver de férias ou de alguma licença”. O projeto piloto foi apresentado para a equipe de Recursos Humanos. O projeto vai ser implementado aos poucos nos demais setores da prefeitura. É uma ferramenta que vai trazer ainda mais conhecimento para os servidores e benefícios para a população.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Retomada travessia de balsa em Porto Mauá

Publicado

em



Foi retomada na manhã desta segunda-feira (27) a travessia de balsa no Porto Internacional de Porto Mauá.

A interrupção ocorreu na quinta-feira (23) devido a enchente do Rio Uruguai. O nível hoje às 8h30min, estava em 7,24m.

HORÁRIO:

Em Porto Mauá, de segunda a sexta-feira das 8 às 11h15min e 14 às 17h15min, nos sábados, domingos e feriados das 8h30min às 11h15min e 14h30min às 17h15min.

 

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Almoço de Ideias com Elias Dallalba no dia 15

Publicado

em



Está marcado para o dia 15 de julho (sexta-feira) mais uma edição do Almoço de Ideias da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios-Acisap. O convidado é o empresário Elias Dallalba, que presidiu a Fenasoja 2022. O tema será “Fenasoja e o protagonismo no desenvolvimento regional”.

O evento será no Clube Concórdia, com início previsto para as 11h30min, e os cartões estão à venda na Acisap.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×