Entidades auxiliam produtores rurais a retomar atividades destruídas pela chuva no RS - Portal Plural
Connect with us

Plantão 24H

Entidades auxiliam produtores rurais a retomar atividades destruídas pela chuva no RS

Publicado

em

de36dea0 2830 45b6 87dd 7d8cc35ac584

topo humbeto pluralFAST AÇAÍAcademia PersonaNuvera

Começa nesta terça-feira, 28, uma peregrinação dos técnicos do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) às áreas prejudicadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O objetivo é levantar as primeiras necessidades de produtores afetados pelas chuvas para auxiliá-los na recuperação das moradias e das atividades rurais.

“Estamos com R$ 100 milhões para assistência. Vamos prospectar propriedades que foram dramaticamente afetadas no eixo dos grandes rios e ajudar a fazer limpeza, na recuperação, a fazer a vida retornar”, diz o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira.

O trabalho integra o Programa Agro Solidário, realizado pelo Senar, pela Farsul e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). A primeira etapa priorizará 109 municípios em situação de calamidade ou emergência e conta com apoio de mapas de georreferenciamento produzidos pela Embrapa Territorial via satélite.

A ação conta com aproximadamente 300 profissionais próprios (locais e deslocados de outros estados) e tem o apoio de sindicatos rurais, produtores e trabalhadores rurais voluntários, além de órgãos públicos, entidades locais e exército brasileiro.

Na agricultura, os danos maiores estão na produção de soja e de arroz, principalmente na Metade Sul do Estado.

“Faltava de 15% a 16% da soja para colher quando começou a tragédia. Todas as terras baixas tiveram perdas de 100%, não tem o que fazer. Ao longo da BR-290, há lavouras de soja que não foram nem tocadas ainda”, comenta Pereira.

Na região Central do Estado, a mais atingida pela tragédia, os maiores danos concentram-se na suinocultura, na avicultura e na pecuária de leite.

Doações e Distribuições

Conforme divulgou o Senar, nesta segunda-feira, o programa realizará a armazenagem e a distribuição de produtos considerados de primeira necessidade aos produtores rurais em parceria com entidades, como:

  • 6.000 cestas básicas
  • 1.500 kits de higiene e limpeza
  • 200 colchões e travesseiros
  • 3.000 jogos de cama
  • 700 fogões
  • 250 geladeiras
  • 2.000 colchões extras

À medida que os dados forem tabulados, serão organizadas novas doações que possam auxiliar na aceleração da reconstrução dos negócios rurais afetados.

 

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe

Plantão 24H

Drogas e celulares são apreendidos no Presídio de Santo Ângelo

Publicado

em

1718715592 80

NuveraFAST AÇAÍAcademia Personatopo humbeto plural

Em ação desencadeada pela policia civil de Guarani das Missões, Santo Ângelo e Polícia Penal, drogas acabaram sendo apreendidas na casa prissional.

De acordo com as autoridades da área de segurança pública a cela de um apenado, que estaria fazendo ameaças a sua ex-companheira, pelo celular, foi revistada nesta terça-feira (18). Nol local foram apreendidas 75 pedras de crack, cinco buchas de cocaína, seis celulares e demais objetos de interesse da investigação.

Ainda de acordo com a autoridade policial, existe a suspeita de que o mesmo apenado comandaria  tráfico de drogas de dentro da casa prisional.

RADIOCIDADESA

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Detento fazia ameaças à ex de dentro da cela em Santo Ângelo

Publicado

em

448536174 953444406792446 3643174156834700590 n

topo humbeto pluralFAST AÇAÍAcademia PersonaNuvera

Uma ação policial realizada no Presídio Regional de Santo Ângelo, na manhã desta terça-feira (18), localizou em uma das celas, crack, cocaína e celulares.
A operação policial visava, em um primeiro momento, uma averiguação de violência doméstica, em que um apenado estaria fazendo ameaças a sua ex-companheira, pelo celular. A cela do indivíduo foi revistada, sendo encontradas 75 pedras de crack, cinco buchas de cocaína e seis aparelhos de telefone celulares. Os itens foram apreendidos juntamente com outros objetos de interesse da investigação. A Polícia Civil (PC) suspeita que o detento comande o tráfico de drogas de dentro da casa prisional.
A ação contou com a participação das delegacias de polícias de Guarani das Missões e de Santo Ângelo, e da Polícia Penal.
Texto e edição: Portal RD
Fonte e imagem: PC
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Vandalismo em Cruz Alta: Monumentos Históricos furtados por placas de cobre

Publicado

em

1706 1121 4 whatsapp image 2024 06 17 at 10.02.27 1

Academia PersonaNuveraFAST AÇAÍtopo humbeto plural

A cidade de Cruz Alta enfrenta uma série de furtos de placas de cobre de seus monumentos históricos, deixando a comunidade perplexa e indignada. A denúncia inicial veio à tona através do site grupopilau.com.br, que reportou o roubo de uma placa do monumento em homenagem ao músico Carlos Gomes, na Praça Érico Veríssimo.

A Secretaria de Cultura e Turismo, sob a liderança do secretário Alisson Menegassi, realizou um levantamento minucioso e alarmante: diversas placas foram furtadas de monumentos em diferentes pontos da cidade. Destaca-se entre os monumentos afetados o tradicional Monumento ao Gauchinho, localizado na Avenida Saturnino de Brita, cuja placa também desapareceu.

O levantamento revelou um padrão claro: monumentos, bustos e outras homenagens que possuíam placas de cobre foram alvo dos criminosos. A suspeita é que os furtos visem a comercialização do cobre.

Diante da gravidade da situação, a Polícia Civil foi acionada para investigar os casos e verificar possíveis conexões entre os diferentes furtos. A comunidade Cruz-Altense está chocada com os acontecimentos e espera uma ação rápida e eficaz das autoridades para trazer os responsáveis à justiça e proteger o patrimônio histórico da cidade.

Este incidente ressalta a necessidade urgente de medidas de segurança adicionais para proteger os monumentos de Cruz Alta contra atos de vandalismo e furto, preservando assim a história e a identidade cultural da comunidade.

 

Com fotos da Secretaria de Cultura e Turismo

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×