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Ensino

Ensino de Astronomia alinhado à Base Nacional Comum Curricular” em duas escolas de Horizontina

Pável Bauken

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Durante os meses de setembro e outubro de 2019, a doutoranda Michele Tamara Reis do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM, sob a orientação do professor Dr. Everton Lüdke, desenvolveu o Projeto intitulado “Ensino de Astronomia alinhado à Base Nacional Comum Curricular” em duas escolas do município de Horizontina, contemplando educandos dos anos finais do Ensino Fundamental.

O objetivo do projeto foi investigar interesses e concepções acerca do tema Astronomia, além de acompanhar o processo de aprendizagem dos educandos a partir do desenvolvimento de um ensino de Astronomia alinhado à Base Nacional Comum Curricular, por meio de materiais didáticos com cunho investigativo e experimental.

O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato no período da manhã e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei no período da tarde, sendo essas atividades no contra turno escolar com educandos do 6° ao 9° anos. Foram 7 encontros de 3 horas com cada turma, totalizando 21 horas de atividades.

O Projeto Astronomia buscou contemplar as habilidades relacionadas aos objetos de conhecimento sugeridos na Unidade Temática Terra e Universo da BNCC, para cada turma dos anos finais dos Ensino Fundamental. Ao final do projeto, 83 educandos tiveram 75% de presença e receberam um certificado de participação.

No dia 28 de Outubro, a Doutoranda Michele juntamente com os educandos que participaram do Projeto Astronomia, marcaram presença na Feira do Livro de Horizontina, com apresentação do projeto para a comunidade e exposição de materiais relacionados à Astronomia.

Viabilizar esse projeto envolveu a Secretária de Educação, professora Ivete Fátima da Silva e a coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, professora Vera Lunardi. Agradecimento foram prestados também a todos os integrantes das escolas, especialmente os educandos que participaram do projeto, e as diretoras, professora Cleusa Maria Vione do Cristo Rei e a professora Adriane Elis Sichinel da Monteiro Lobato, por todo apoio prestado ao longo do desenvolvimento do projeto.

Certamente o tema de alguma forma contribuiu para o processo de aprendizagem dos educandos, bem como propiciado momentos de reflexões e aprendizagens sobre a importância da Astronomia, a fim de compreender um pouco mais o planeta onde vivemos e tudo o que nos cerca no Universo.

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Ensino

IFFar tem vagas disponíveis para cursos superiores

Pável Bauken

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O IFFar abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas remanescentes dos Cursos Superiores de Graduação. As inscrições, assim como os cursos, são 100% gratuitos e vão até 17 de maio.

Podem participar da seleção candidatos que fizeram alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou que já possuam um diploma de Curso Superior de Graduação.

As inscrições são feitas entre até 17 de maio através do preenchimento de um formulário online e envio de documentos. Para isso, é necessário ter uma conta no Google, que é gratuita.

Os documentos necessários e as instruções para a realização da inscrição estão disponíveis no Edital nº 142/2021 (disponível em www.iffarroupilha.edu.br) que rege o processo.

A relação de candidatos classificados em 1ª chamada será divulgada no dia 21 de maio.

O Campus Santa Rosa tem vagas para os cursos Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnólogo em Alimentos.

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Ensino

Senado aprova suspensão de pagamentos do Fies até o fim do ano

Projeto segue para análise da Câmara

Pável Bauken

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© Leonardo Sá/Agência Senado

O Senado aprovou hoje (5) um projeto de lei (PL) que prorroga a suspensão do pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por um ano, a contar de 1º de janeiro de 2021. O projeto segue para a análise da Câmara.

O pagamento das parcelas foi suspenso no ano passado, mas validade era apenas até o fim do estado de calamidade, cujo decreto vigorou até o fim de 2020. A ideia do autor do projeto, senador Jayme Campos (DEM-MT), é dar alívio financeiro para os estudantes e, ao mesmo tempo, não aumentar as taxas de inadimplência do fundo diante de um cenário de crise econômica devido à pandemia.

“Diante dos sinais de persistência da crise sanitária e de incerteza quanto ao seu controle, verificasse que a proposição encerra oportunidade ímpar. Decerto, contribuirá para minorar os seus efeitos na dura realidade em que se encontra imersa parte significativa dos estudantes da educação superior privada, inclusive na segurança alimentar de muitas famílias”, afirmou o relator do projeto, Dario Berger (MDB-SC).

ebc

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Ensino

FEMA e Sygo realizam aula inaugural do Programa JOVEM Aprendiz

Pável Bauken

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O programa Jovem Aprendiz, da parceria entre a FEMA e a Sygo Internet, realizou, na tarde de segunda-feira, dia 03 de maio, a aula inaugural para os jovens selecionados para a qualificação. Proativos, curiosos, empáticos e com interesse pela área da Tecnologia, os jovens serão capacitados com conteúdos preparados por professores da Instituição.

A aula inaugural contou com a participação do diretor administrativo da FEMA, Césio Carlos Albêa; da diretora da Escola Técnica, Mônica Gasparetto; da coordenadora do Projeto, Andrillowa Friedrich; do CEO da Sygo, Charles Thiele; do diretor de Inovação e Tecnologia, Roberto Thiele; do gerente de Relacionamento, Rogério Magrão; da gerente de Recursos Humanos, Larissa Dalcin; da supervisora do Call Center, Katiele Simionatto; do gerente de contratos, Cladimir Wiest; bem como dos professores que irão ministrar as aulas.

O educador Sidnei Barbosa, Consultor de Desenvolvimento e Produtividade, comandou o primeiro encontro e mostrou aos jovens como desenvolver competências e como resolver problemas com criatividade e comunicação.

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