Enchente danifica pelo menos 221 viaturas e 50 prédios da segurança pública do RS
Connect with us

Destaque

Enchente danifica pelo menos 221 viaturas e 50 prédios da segurança pública do RS

Publicado

em

portal plural enchente danifica pelo menos 221 viaturas e 50 prédios da segurança pública do rs
Foto: Brigada Militar / Divulgação

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Na Avenida Pernambuco, no bairro Navegantes, em Porto Alegre, a sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado precisou ser evacuada em maio. A água barrenta tomou as ruas, subiu pela escadaria, invadiu o térreo e inundou a recepção. Ainda na Zona Norte, no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, a inundação alcançou quase dois metros de altura. No Menino Deus, o histórico 1° Batalhão de Polícia Militar (BM) também foi tomado pelas águas.

O comando da segurança do Estado teve de ser transferido às pressas para a Academia da Polícia Militar, na Zona Leste, assim como o da BM. A Polícia Civil se instalou parcialmente na antiga sede da CEEE, no bairro Jardim Carvalho. Na semana passada, o prédio da SSP foi reocupado, ainda marcado pela enchente, que destruiu divisórias e arrancou mobílias. Esse cenário representa apenas parte dos danos causados à segurança pública do Estado. Pelo menos 221 viaturas e 50 prédios foram danificados pelas inundações – a Polícia Civil ainda não contabilizou o número de estruturas atingidas. Segundo a SSP, os valores dos danos estão sendo compilados.

— Os danos causados pelas enchentes não comprometeram em nenhum momento o trabalho das nossas vinculadas. Pelo contrário, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o IGP tiveram resultados até melhores que o período anterior aos eventos climáticos, com mais prisões, salvamentos e rapidez nas perícias — afirma o secretário da Segurança Pública do Estado, Sandro Caron.

A Brigada Militar e a Polícia Civil foram as instituições com o maior número de viaturas e imóveis danificados. A BM, responsável pelo policiamento nas ruas, teve 98 veículos atingidos pela enchente. A maior parte das viaturas estava em oficinas, aguardando consertos. A frota afetada representa cerca de 1% das viaturas usadas no policiamento ostensivo – nem todas as atingidas eram usadas para essa função.

A instituição teve ainda 33 quartéis inundados. Além do 1º BPM, foram atingidos na capital o 9º BPM, também no Menino Deus, e o Quartel do Comando-Geral da BM, na Rua dos Andradas, no Centro Histórico, onde a água chegou a 1m70cm. Os servidores já retornaram ao QG, mas o prédio ainda opera com gerador. As mobílias foram as mais atingidas no edifício histórico. Perto dali, o Centro Médico-Odontológico da BM, que atende policiais da Capital, Região Metropolitana e Vale do Sinos, foi inundado, deixando 15 cadeiras de dentista submersas. O atendimento no local ainda está suspenso – os servidores são atendidos no hospital da BM.

O maior dano na avaliação da BM ocorreu no Comando do Vale do Taquari, em Lajeado, que alagou pela terceira vez. A decisão foi não retornar ao prédio e procurar outro imóvel. Em Montenegro, no Vale do Caí, onde a Escola de Formação foi inundada, a opção foi manter no prédio apenas cursos de especialização. A formação de novos soldados deve ser transferida para uma escola de Porto Alegre, que teve a capacidade ampliada. No interior, a BM ainda avalia possíveis mudanças de algumas unidades que foram atingidas.

— Os quartéis, em sua maioria, já estão limpos e voltaram a abrigar os policiais. Nos casos em que não faz sentido voltar a utilizar os prédios, optamos pela locação. É o caso do Comando Regional do Vale do Taquari, para o qual já locamos um espaço que abrigará o comando. Outras avaliações ainda estão sendo feitas, mas a maioria está em condições de uso — avalia o comandante-geral da BM.

A Polícia Civil foi a segunda instituição com mais veículos danificados, com 84 viaturas atingidas, das quais 40 tiveram perda total – 26 eram veículos discretos e as demais, caracterizados. Os outros veículos tiveram perda parcial. Em Sobradinho, no Vale do Rio Pardo, uma parede foi derrubada pela força da água, arrastando três viaturas.

Segundo a Polícia Civil, os dados sobre os prédios ainda estão sendo contabilizados. Em 23 de maio, o número de locais afetados era de 29, mas essa informação está sendo revisada. No Vale do Taquari, todas as delegacias da central de polícia em Lajeado foram afetadas. Em Eldorado do Sul, a delegacia foi completamente tomada pelas águas.

— Ainda estamos avaliando, inclusive, a reconstrução dessas delegacias que foram destruídas ou não no mesmo local. O importante é frisar que em nenhum momento o trabalho parou, mesmo diante de toda dificuldade — afirma o subchefe da Polícia Civil, delegado Heraldo Guerreiro.

Um dos prédios atingidos foi o do Deic, na Avenida das Indústrias, que precisou se transferir para a antiga sede da CEEE, no bairro Jardim Carvalho. O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) também foi transferido para o mesmo local. A 3ª Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) da Capital, na Zona Norte, transferiu o atendimento para o Palácio da Polícia. A 17ª Delegacia de Polícia também foi atingida, assim como a 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro Anchieta.

O Corpo de Bombeiros foi a terceira instituição em número de veículos e imóveis atingidos. A corporação teve, segundo a SSP, 26 viaturas danificadas e 14 prédios com avarias. O Instituto-Geral de Perícias (IGP), além de 13 veículos atingidos, teve o Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais da Região Sul (Ceprec), inaugurado há dois anos, danificado.

Servidores Ao menos 800 policiais militares foram atingidos, dos quais 361 perderam todos os bens. O serviço de assistência social está atendendo os servidores com cestas básicas, segundo a BM. Há uma campanha em andamento por meio da Fundação da BM para arrecadar doações, que podem ser feitas pelo pix [email protected]. Na Polícia Civil, cerca de 250 policiais foram atingidos. Iniciativas privadas estão ajudando os servidores com doações de mobiliário.

Os danos

  • Brigada Militar
    • 98 viaturas
    • 33 quartéis
  • Polícia Civil
    • 84 viaturas
    • Não informou prédios
  • Bombeiros
    • 26 viaturas
    • 14 prédios
  • IGP
    • 13 viaturas
    • 1 prédio
  • SSP
    • 2 prédios com avarias, ambos na Pernambuco

      Fonte: GZH

Compartilhe

Destaque

Festa de Natal levou alegria para 150 crianças no Bairro Cruzeiro

Publicado

em

portal plural festa de natal levou alegria para 150 crianças no bairro cruzeiro

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

No dia 29 de dezembro, o Bairro Cruzeiro, na Vila Nossa Senhora Aparecida, foi palco de uma linda Festa de Natal que reuniu cerca de 150 crianças e suas famílias em um clima de muita alegria e solidariedade. Organizado pela ONG Criança Sul Brasil, com o seu Presidente Alvacir Santos de Souza, conhecido também como o “Papai Noel de Santa Rosa”.

A festa aconteceu entre as 15h30 e 18h30 e proporcionou momentos inesquecíveis para os pequenos. Durante a programação, foram realizadas várias dinâmicas e brincadeiras que envolveram as crianças em um clima de magia e diversão.

Para garantir a festa, foram servidos mais de 500 cachorros-quentes, 6 fardos de refrigerantes (96 litros de refrigerante), 12 quilos de bolos, além de kits especiais: 120 kits doces doados pela Igreja Arca e mais 80 kits de balas cuidadosamente montados pela equipe organizadora. Para fechar com chave de ouro, cerca de 400 brinquedos foram distribuídos, garantindo muitos sorrisos e momentos de felicidade para as crianças presentes.

Alvacir Santos de Souza, ícone da solidariedade local, reforçou a importância de iniciativas como essa para manter viva a esperança e a alegria das crianças em situação de vulnerabilidade. “Ver a alegria nos olhos das crianças é o maior presente que podemos receber. Esse é um trabalho de amor e dedicação que só é possível com a ajuda de toda a comunidade”, destacou o “Papai Noel de Santa Rosa”.

A ONG Criança Sul Brasil também aproveitou a ocasião para convidar a comunidade a continuar apoiando seus projetos. Para quem deseja contribuir com doações, entre em contato para mais informações ou para se voluntariar, no contato pelo WhatsApp: 55 99205-2871.

A ONG também está presente nas redes sociais, onde compartilha informações sobre seus projetos e campanhas:

  • Instagram: Ong Criança Sul Brasil
  • Facebook: Ong Criança Sul Brasil
  • Perfil pessoal de Alvacir Santos Souza: Alvacir Santos Souza
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Ampliação da ciclovia do Tape Porã

Publicado

em

portal plural tape pora

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Está em execução no município, a construção de uma ciclovia interna no Tape Porã. Nesta semana, equipes estão trabalhando no local para dar continuidade ao projeto e ampliar a obra até o quartel (19º RC Mec). Essa fase conta com um investimento de mais de R$ 570 mil, de recursos próprios e contempla 1 km de extensão.

O projeto visa proporcionar mais segurança para os ciclistas, que não irão precisar mais dividir a pista com os veículos, além de oferecer mais vagas de estacionamento na Avenida Expedicionário Weber. O local também será inutilizado por pedestres. A obra em frente ao quartel, que teve início essa semana, é de 280 metros. O Prefeito Aldemir Ulrich, vistoriou a execução da obra e destacou as melhorias, “Com a ampliação da ciclovia, estamos garantindo mais segurança para os ciclistas e, ao mesmo tempo, melhorando a infraestrutura urbana, proporcionando mais comodidade para a população”. Acompanhando o prefeito na vistoria, estava o engenheiro da prefeitura, Cristian Picolo.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

65% dos eleitores brasileiros rejeitam a entrada do cantor Gusttavo Lima na política, aponta pesquisa

Publicado

em

portal plural 65% dos eleitores brasileiros rejeitam a entrada do cantor gusttavo lima na política, aponta pesquisa

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

A maioria dos eleitores brasileiros rejeita a entrada do cantor Gusttavo Lima na política, segundo um levantamento divulgado nesta quarta-feira (15) pelo instituto Paraná Pesquisas.

Questionados sobre essa possibilidade, 65,7% dos entrevistados responderam que o sertanejo não deveria ingressar na política. Em contrapartida, 27,8% acreditam que ele deveria, sim, se unir ao cenário político brasileiro. Outros 6,5% não souberam ou não opinaram.

A pesquisa avaliou também o posicionamento do público diante de uma eventual decisão de Gusttavo Lima de se candidatar à Presidência da República. A maioria dos entrevistados (50,6%) afirmou que não votaria de jeito nenhum no cantor.

Apoiar o sertanejo nas urnas é uma possibilidade para 31,5%, enquanto 9,4% disseram que certamente votariam no cantor. Já 6,1% dos entrevistados consideraram que não conhecem o artista suficientemente para opinar, e outros 2,4% não souberam ou não opinaram.

No início deste ano, Gusttavo Lima declarou que seu nome estava à disposição para concorrer ao cargo de presidente em 2026. Desde então, diferentes partidos têm manifestado interesse em filiar o cantor.

Na semana passada, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, convidou o sertanejo para se filiar ao seu partido, o União Brasil. Caiado disse acreditar que o interesse pela vida pública, por parte do cantor, é “absolutamente legítimo”.

“Desde 2022, o Gusttavo Lima demonstra interesse em entrar para a vida pública, e acho isso absolutamente legítimo. Junto com o Rueda [presidente do União Brasil], tivemos uma longa conversa com ele e tenho falado com frequência com ele por telefone. Convidamos o Gustavo Lima para se filiar ao União Brasil e também o convidei para andar comigo pelo Brasil, a partir de março”, disse o governador goiano, que já externou o seu desejo de ser candidato à Presidência da República em 2026.

Fonte: O Sul.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×