Cultura
Encenação de “Dois perdidos numa noite suja” está em cartaz no SESC Santa Rosa
Entre os dias 2 de julho e 5 de agosto, o grupo de teatro Loucos de Palco realizará seis sessões do espetáculo “Dois perdidos numa noite suja” para a comunidade regional. Todas no Teatro do SESC Santa Rosa e com entrada franca. A montagem da peça é parte de um projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Santa Rosa, em 2018.
“Dois perdidos numa noite suja” tem texto de Plínio Marcos, um dos maiores dramaturgos brasileiros, e foi escrita no final da década de 1960. O enredo conta o drama de Tonho e Paco, que dividem um quarto numa pensão barata de uma grande cidade. Numa medida desesperada para mudar sua realidade eles acabam vitimados pela própria ambição. Uma tragédia que mostra de maneira minuciosa a falta de oportunidades e a exploração do ser humano pelo próprio ser humano. A responsabilidade de encarnar Tonho e Paco no palco santa-rosense cabe a Jadson Silva e Anderson Farias. A direção é de Jadson Silva.
Agenda:
02/07 (terça-feira), público-alvo: alunos da Escola Estadual Cruzeiro
04/07 (quarta-feira), público-alvo: alunos da Escola Estadual Santos Dumont (Polivalente)
09/07 (terça-feira), público-alvo: alunos da Escola Estadual Pedro Meinerz
19/07 (sexta-feira), público-alvo: comunidade em geral
20/07 (sábado), público-alvo: comunidade em geral
05/08 (segunda-feira), público-alvo: alunos do IFFar
Todas as apresentações serão realizadas no Teatro do SESC, sempre às 20h. Interessados em reservar ingressos podem entrar em contato com Anderson, pelo fone (55) 999232-7875.
O projeto teatral do grupo santa-rosense Loucos de Palco tem financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Santa Rosa e apoio do SESC Santa Rosa e Viação Ouro e Prata.
Cultura
Prefeitura renova convênio com a Orquestra Jovem Santa Rosa

Cultura
Inscrições abertas para o Festival Santa Rosa em Dança

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, informa que estão abertas as inscrições para o Festival Santa Rosa em Dança – 13ª edição. O evento vai acontecer entre os dias 27 e 29 de março, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges. O objetivo é valorizar a arte, além de promover a integração e a troca de experiências entre os artistas de dança. A edição deste ano será disputada nas seguintes modalidades: dança de rua, contemporânea, folclórica, jazz, estilo livre, dança de salão, dança clássica, trio, duo e solo.
As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira (04) e vão até o dia 18 de março. Importante destacar que não haverá cobrança de taxas de inscrição e não há limite de integrantes por coreografia. O Diretor de Cultura Daniel Chitolina Oliveira, destacou a ação, “O Festival Santa Rosa em Dança é uma oportunidade única para os artistas locais e regionais mostrarem seu talento e ampliarem suas vivências no universo da dança. Queremos fortalecer nossa cultura, criando um espaço de encontro e aprendizado entre os participantes”.
Os grupos de dança e bailarinos que desejam participar devem enviar as fichas de inscrição para o e-mail: [email protected], conforme as orientações presentes no regulamento. A ficha de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis nos anexos abaixo.
[mailpoet_form id="1"]Cultura
MEA lança dois Editais para escolas públicas e produtores culturais do Rio Grande do Sul

O MEA – Memorial da Evolução Agrícola reafirma seu compromisso com a transparência e o diálogo comunitário, e anuncia o lançamento de dois editais culturais para integrar seus programas institucionais Mediação Cultural e Prosas com a Escola. O edital de Oficinas Culturais é destinado aos produtores culturais, artistas e artesãos residentes em todo estado do Rio Grande do Sul e prevê o repasse total de R$35 mil reais. O segundo Edital é dedicado ao Programa Prosas com a Escola, voltado para escolas públicas (municipal, estadual e federal) situadas na região Noroeste do Rio Grande do Sul. As inscrições dos Editais devem ser realizadas até o dia 24 de março, exclusivamente pelo site www.mea.org.br.
O Edital Oficinas Culturais selecionará sete projetos, inéditos ou não, que contemplarão a realização de oficinas culturais presenciais no MEA. As propostas deverão estimular a conscientização ambiental e discutir práticas inovadoras e que abordam temáticas como sustentabilidade, crise climática, agricultura e preservação de recursos naturais, dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU a serem alcançados até 2030. Este Edital integra o Programa Mediação Cultural MEA com objetivo de criar espaços de diálogo crítico e inclusivo que conectem o público à história, à cultura e aos desafios contemporâneos da agricultura brasileira. Por meio de experiências educativas, sensoriais e participativas, o programa Mediação Cultural incentiva a construção coletiva de significados, promovendo o reconhecimento da agricultura como um elemento essencial da diversidade cultural e ambiental do país.
“É um passo importante para a governança do MEA e a garantia da participação democrática de todos agentes culturais e escolas públicas. Destaco ainda a abrangência estadual do Edital Oficinas Culturais. É a primeira ação do MEA que extrapola o Noroeste do Estado. Isto reforça o papel do Memorial na descentralização da economia da Cultura que atua no eixo dos grandes centros urbanos.”, comenta Karina Muniz Viana, diretora do MEA.
O edital Prosas com a Escola tem por objetivo selecionar quatro projetos de exposição, inéditos ou não, de escolas públicas do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, que desenvolvam abordagens interdisciplinares e conectadas às Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCNEB) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Prosas com a Escola MEA propõe estabelecer e ampliar diálogos com toda a comunidade escolar. As atividades são voltadas a professores, agentes escolares, merendeiras, motoristas e estudantes em escolas públicas do Noroeste do RS e no MEA. “Queremos estabelecer um processo colaborativo e instigar a criação de novas pedagogias para pensar modos de conexão entre as escolas e o conteúdo que está presente no Memorial”, explica Carla Borba, responsável pela Coordenação Educativo, Cultural e Socioambiental do MEA.
Os interessados em participar dos Editais devem acessar o site oficial do MEA. E para tirar dúvidas, a equipe do MEA fará um bate-papo online no dia 10 de março às 19h para tratar sobre o Edital Oficinas Culturais. E no 11 de março será a vez do Edital Prosas com a Escola. Os links estão disponíveis no site www.mea.org.br.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM