Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Empresários gaúchos mantêm-se otimistas, aponta Fecomércio-RS – Portal Plural
Connect with us

Geral

Empresários gaúchos mantêm-se otimistas, aponta Fecomércio-RS

Pável Bauken

Publicado

em



 

Pela segunda vez consecutiva, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou avanço na margem ao registrar 116,0 pontos, uma variação de 19,6% em comparação com o mesmo período do ano passado e de 1,6% frente ao mês anterior. Os dados, divulgados pela Fecomércio-RS nesta segunda-feira (30/09), indicam que este foi o maior nível desde maio deste ano. Os subindicadores que influenciaram no resultado foram os relacionados à Condição Atual (ICAEC) e às Expectativas (IEEC). A pesquisa pode ser acessada aqui.

Para o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, a atividade sazonal do varejo pode ser um dos fatores que contribuiu para a avaliação otimista dos empresários. “Percebendo a recuperação econômica, mesmo que ainda gradual, a movimentação típica deste período do ano e, obviamente, a expectativa da liberação da movimentação derivada da liberação dos saques do FGTS, os varejistas apostam na melhoria do cenário. No entanto, uma perspectiva mais positiva dos investimentos em geral requer uma percepção mais consistente da recuperação na economia”, comenta Bohn.

O ICAEC atingiu 96,7 pontos, um avanço de 41,2% na comparação interanual, quando o indicador registrou 68,5 pontos. Frente a agosto, o aumento foi de 2,6%. Também houve variação positiva nos três subindicadores, com destaque para elevação de 3,4% com relação à Economia e à Empresa.

Com relação às expectativas, foram registrados 150,8 pontos: 15,3% a mais do que em setembro de 2018 e 2,3% que agosto deste ano. O novo avanço na margem resultou do crescimento de todos os subindicadores: Comércio (3,1%), Empresa (2,5%) e Economia (1,4%).

O indicador de investimentos permanece sob avaliação moderadamente otimista dos empresários. De acordo com o estudo da Fecomércio-RS, foram registrados 100,5 pontos, uma variação de 9,6% em comparação com o ano passado, mas que representou uma retração de 0,4% frente a agosto. Os subindicadores também sentiram os reflexos da avaliação: investimentos e situação atual dos estoques recuaram 3,4% e 1,1% respectivamente. Porém, a expectativa de contratações teve novo avanço de 2,5%. Este último dado pode estar relacionado à admissão de funcionários temporários típica neste período do ano.

 
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senado aprova projeto aumentando pena para fraude digital e furto de dados

Pável Bauken

Publicado

em



O Senado aprovou um projeto que aumenta a pena para invasões e furto de dados praticados pelo ambiente digital. A proposta ainda dependerá de votação na Câmara. Atualmente, a lei prevê reclusão de três meses a um ano e multa para quem invadir um dispositivo para adulterar ou destruir dados. Com o projeto, a pena seria elevada para um a quatro anos. Se o invasor obtiver conteúdo privado ou sigiloso, o projeto aumenta a pena para dois a cinco anos.

A proposta, apresentada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), também atualiza a lei ao incluir a invasão digital como crime de furto. Nesse caso, se o furto é cometido por meio de dispositivo eletrônico, a pena poderá ser de três a seis anos de reclusão. Se vier fora do território nacional, contra idoso ou pessoa vulnerável, a punição aumentará em um terço. O relator do projeto, Rodrigo Cunha (PSDB-AL), havia proposto uma pena ainda maior, mas recuou após pedido do governo, com base na pena prevista para outros crimes.

Por Daniel Weterman – Estadão

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

IATI firma parceria com COAN Inovação + Gestão

Pável Bauken

Publicado

em



Preocupada com o fomento da inovação e empreendedorismo na região, a IATI – Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação da FEMA, busca firmar parcerias com empresas e pessoas que estão conectadas com ecossistemas de inovação.

A mais nova parceira da incubadora é a COAN Inovação + Gestão. Uma empresa de mentoria e aconselhamento de negócios relacionados com Gestão de Pessoas, Processos de Inovação e soluções para Educação Corporativa e em seu quadro de colaboradores possui professores com certificações internacionais.

A empresa foi fundada por Carlos Coan, executivo com extensa experiência no varejo em Gestão de Pessoas e Inovação, que atuou nos últimos 25 anos na indústria de bens de consumo desenvolvendo pessoas, treinando equipes de vendas e construindo Universidades Corporativas.

“Essa é uma das diretrizes da incubadora que busca construir um ecossistema de inovação visando beneficiar principalmente as empresas incubadas, comunidade local e regional”, destacou o CEO da IATI, professor e administrador Nedisson Luis Gessi.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,6 anos em 2019

Reporter Global

Publicado

em

Tomaz Silva/Agencia Brasil

 

Informação foi publicada hoje no Diário Oficial

 

A expectativa de vida ao nascer no Brasil em 2019 era de 76,6 anos, segundo dados da Tábua da Mortalidade, divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é 0,3 ano superior à de 2018, divulgada na pesquisa do ano passado (76,3 anos).

A Tábua da Mortalidade é divulgada anualmente pelo IBGE e usa como referência dados de 1º de julho do ano anterior.

O dado, que é uma média da expectativa de vida dos dois sexos, foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União. A divisão do dado, por sexo, será feita às 10h pelo IBGE.

 

 

Agencia Brasil

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×