Empresários de Santa Rosa reforçam aproximação com a Câmara de Comércio Brasil/China – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Empresários de Santa Rosa reforçam aproximação com a Câmara de Comércio Brasil/China

Publicado

em



 

Uma comitiva de empresários de Santa Rosa participou de reunião com o presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, Fabio Hu e os empresários da Câmara de Comércio Brasil/China-Sul, Jorge Burmann e Paulo Tigre, na noite de quinta-feira (17/10), em Ijuí. O encontro foi articulado pelo presidente da Frente Parlamentar Brasil/China, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), que promoveu seminário naquele município para debater a importância estratégica das relações Brasil/China.

No encontro, Fabio Hu destacou a importância da troca de experiências entre empresários, empreendedores chineses e da região noroeste. “Nosso objetivo é conhecer os potenciais, os tipos de negócios de que o empresariado de Santa Rosa precisa e tem capacidade de aproveitar, para, posteriormente, promover a aproximação e o estreitamento das relações com a China, disse o presidente.

Representando a Câmara de Comércio e Desenvolvimento Internacional Brasil/China – Sul, Paulo Tigre ressaltou que o estado precisa estar aberto às novas oportunidades de negócios com o país asiático. Mas, segundo adverte, é preciso ter uma estratégia de integração e de relacionamento com os chineses que priorize o aumento da participação e o fomento de um ambiente de negócios para o RS. Para Tigre, a região noroeste tem todo potencial para atração de investimentos daquele país. “O que nós precisamos fazer agora é gestão e estruturação de projetos para atrair de forma mais direta negócios com a China”, decretou.

Moacir Locatelli, diretor presidente da Fratelli Indústria Metalúrgica e Energias Renováveis se mostrou entusiasmado com as oportunidades de negócios. “A vinda dos chineses para a região aproxima Santa Rosa de compor um cenário diferenciado, onde novas possibilidades podem ser abertas com participação de empresários gaúchos”, crê. A empresa que representa é referência regional na fabricação de placas e painéis fotovoltaicos e solar térmicos, que podem facilmente, serem adequados às diferentes condições de telhados ou de relevos. “Queremos maior aproximação com os chineses para troca de experiências em tecnologia e busca de novas oportunidades de mercado”, confidenciou Locatelli.

O empresário João Lemos, sócio proprietário da Polistar Santa Rosa avaliou como positiva a aproximação com o empresariado chinês. A empresa dele já se destaca na região por comercializar com outros estados e países, mas Lemos admite: é preciso entender melhor o mercado chinês e buscar agregar valor os nossos produtos”. Por isso, vê como necessário manter contato efetivo com a Câmara de Comércio Brasil/China para buscar novas oportunidades futuras e aperfeiçoar projetos de negócios.

O Diretor Executivo da Biotecno, empresa reconhecida nos mercados nacional e internacional em soluções de armazenamento a frio de fármacos, transporte e estocagem de vacinas, Franco Lagemann, lembrou que a instituição está sempre disposta a ampliar conhecimentos. Ele observa que “a conexão com os chineses poderá possibilitar intercâmbio de experiências, informações e tecnologias voltadas à saúde na região”.

Para Jeferson, este primeiro encontro entre empresários santarosenses e a Câmara representa um primeiro passo no estabelecimento de uma relação mais direta com a própria Câmara e os empresários chineses. Ele entende que o objetivo principal é, a partir do respeito às vocações regionais, apresentar projetos que agreguem valor aos produtos gaúchos. Além disso, mantém contato constante com representantes da reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para apoiar a viabilização de intercâmbios entre a entidade e instituições de saúde chinesas, como poderá ocorrer com o Hospital Vida e Saúde, que tratou deste assunto em reunião com o parlamentar na semana passada. O deputado também tem o apoio do Instituto Confúcio, para promover o ensino do mandarim, com vistas a facilitar o intercâmbio cultural do RS com aquele país. “É preciso aperfeiçoar o nosso ciclo de produção, de relação com os investidores chineses para criar uma rota de desenvolvimento da economia na nossa região, a partir de novos negócios com a China. Estamos nos organizando neste sentido”, concluiu o deputado.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vereadora Márcia volta a cobrar calçadas para a Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro

Publicado

em



Preocupada com a situação do passeio público localizado na frente e nas laterais da Unidade Básica de Saúde da Vila Cruzeiro do Sul que ainda não foi feito, a vereadora Márcia Carvalho (PT) voltou a protocolar pedido de informações sobre o caso à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa.

Em junho do ano passado, a vereadora já havia solicitado informações sobre a obra à Prefeitura. Na oportunidade, obteve como resposta a notícia de que havia sido aberto um processo administrativo sob nº 2005/2020, o qual seria licitado e executado com recursos do Orçamento 2021. No entanto, há poucos meses do final deste ano sem nenhum progresso neste sentido, Márcia quer saber qual o andamento do processo, o valor reservado, a previsão de execução, além de obter cópia da licitação para a obra.

A preocupação da vereadora se deve ao fato de que a má situação do local, em dias de chuva, obriga as pessoas a utilizarem a rua para poder ter acesso à Unidade de Saúde “Aquela área fica coberta de água e barro, impossibilitando o trânsito de pessoas. Isso põe em risco a segurança dos pedestres, que ficam expostos aos carros que passam na rua”, detalha Márcia. Ela lembra ainda que a ausência do passeio impossibilita o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência. “Não há como essas pessoas com deficiência chegarem a esta Unidade de Saúde em condições dignas”, frisou.

Desde 2017, Márcia vem cobrando da Prefeitura a construção do passeio na Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro. No ano seguinte, ela chegou a protocolar dois requerimentos neste sentido. Até 2021, quando obteve a resposta do Executivo. “Não é mais possível que se empurre com a barriga a realização desta obra quando a Prefeitura nos responde que há uma licitação. Se existe de fato, queremos saber quanto, quando e de que forma esta obra será feita. É pelo bem da população. Vamos seguir cobrando até que seja realizada”, concluiu a vereadora.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Audiência Pública debate Feminicídio e Violência Doméstica em Santa Rosa

Publicado

em



Sexta-feira, 22, 18h30m, Câmara de Vereadores

Será realizada nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, a partir das 18h30min, na Câmara de Vereadores de Santa Rosa, uma Audiência Pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para discutir o Feminicídio e a Violência Doméstica no Município de Santa Rosa.

As pessoas também poderão acompanhar o evento de forma virtual pelo canal da Assembleia Legislativa no YouTube.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Caminhada Outubro Rosa

Publicado

em



Evento se realizará sexta-feira, 22, às 16h

Nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, , às 16 horas, o Grupo Mama Viva e a FUMSSAR realizarão a tradicional CAMINHADA OUTUBRO ROSA.
O ponto de encontro inicial da caminhada será na Praça da Bandeira, em frente ao Centro Cultural (antiga Prefeitura).

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×