Empreendedorismo, você quer ter melhores resultados na vida? – Portal Plural
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João Santos / Educador

Empreendedorismo, você quer ter melhores resultados na vida?

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A importância das características empreendedoras nunca esteve tão em alta na vida das pessoas como na atualidade, o motivo são as milhares de pessoas que ficarão desempregadas e que vão investir nos seus próprios negócios, já para outro grupo de pessoas serão as que superarão seus medos e vão empreender para realizar seus sonhos ou até mesmo vão empreender dentro de suas carreiras em seus empregos.

Independente de qual situação que lhe levou a ser um empreendedor, você deve ser  aquele que toma a iniciativa, que sabe identificar oportunidades e transforma-las em realizações lucrativas. Mas também  “Segundo Eduardo Tevah, agora é o momento de entrar em modo de sobrevivência. ”Antes de empreender, você deve  analisar e planejar bem suas ações que geram gastos para evitar riscos e percas financeiras, as quais devem ser evitadas neste momento.

Para um melhor entendimento vamos classificar em  três grupos os empreendedores: os empreendedores por necessidade, empreendedores por oportunidade e empreendedores de carreira. E a agora você se pergunta o que é cada um deles?

Empreender por necessidade: É para aquelas pessoas que aceitaram o desafio de um negócio autônomo devido à falta de melhores alternativas profissionais, na ausência de uma renda faz com que muitos profissionais busquem por alternativas criativas, nesse contexto, o empreendedorismo por necessidade vem ganhando força.

Empreender para aproveitar uma oportunidade: Significa a possibilidade de alcançar a independência no trabalho ou aumentar a renda mensal, em resumo, a arte de buscar a oferta de soluções para problemas de um determinado público.

Empreendedor de carreira: é uma modalidade de empreendedorismo que consiste na prática dos funcionários possuírem a capacidade de atuar como se fossem donos do negócio, ajudando sobretudo a movimentar a criação de ideias dentro das organizações, mesmo que indiretamente.

É possível destacar algumas características que competem aos empreendedores:

  • Autoconfiança;
  • Atenção às novas ideias;
  • Criatividade e ousadia;
  • Descoberta de novas oportunidades;
  • Persistência e dedicação;
  • Paixão pelo que faz;

Agora que você se situou e compreendeu o que é empreendedorismo, você deve estar se perguntando quais são as formas que o  empreendedorismo pode proporcionar melhores resultados em minha vida?

Eu afirmo, faça networking, busque alianças de uma ou mais pessoas que possam apoiar e se complementar com suas ideias, porque ninguém pode obter grande prestígio, sucesso ou abundância financeira sem gostar de conhecer e se relacionar com pessoas, use sua inteligência, a educação, a experiência, o talento, a influência, o conhecimento especializado junto com  seu capital ou de outras pessoas para a busca de melhores resultados.

Sempre leve em consideração que o meio que você esta inserido tem influência em seus resultados, portanto sua rede de contatos do meio físico e digital pode leva-lo a alcançar melhores resultados, utilize a ferramenta de gestão chamada networking, que nada mais é do que trabalhar a sua rede de contatos para viabilizar a construção de relações com pessoas do seu entorno profissional. Assim siga em frente empreendendo e obtendo melhores resultados, que é o que almejamos.

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João Santos / Educador

Que tal evitar erros na hora de expandir seu negócio?

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Uma questão que está sempre presente na vida dos empreendedores é a vontade de fazer a expansão de sua empresa, mas saber a hora certa de tomar esta ação é o que perturba sua cabeça, pois este é um marco muito importante a qualquer empreendedor, e aqui posso falar que isso ocorre seja qual for o segmento, tamanho ou modalidade de negócio.

Para um bom empreendedor avaliar todos os aspectos gerais de sua empresa antes de expandir é a decisão mais apropriada, assim evita problemas e frustrações. Mas  uma grande dúvida sempre fica: Quando e como fazer isso? Qual a estratégia a usar?

Considerando os aspectos externos, então a resposta para a questão é quando seu negócio já estiver consolidado e pronto para a expansão. Para isso você deve entre outros indicadores, conhecer o mercado em que você atua, mas como? Observando a lealdade dos seus clientes, os pedidos para você crescer, o lucro nos últimos três anos, o crescimento do seu ramo de atuação, necessidade de produtos ou serviços adicionais e complementares.

Agora acrescenta ai os aspectos internos da sua organização a que você deve prestar atenção que são: uma equipe afinada e motivada, as finanças em ordem e a quantidade de trabalho que estou recusando com frequência.

Uma vez que já foi considerado os aspectos internos e externos, antes de passar para a escolha de uma estratégia de crescimento, também demos pontuar  quais são os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades que o seu negócio pode aproveitar e o que pode pôr tudo a perder. Essa análise possibilita entender os caminhos a serem percorridos para a sua empresa ser bem-sucedida.

Depois que você considerou todos os fatores de sua empresa e ainda está convencido que é hora de expandir seu negócio, chegou a hora de escolher as estratégias para balizar as forma de expansão que são elas:

– Abrir outras unidades.

– Expandir por meio do franchising.

– Aumentar o mix de produto ou serviço

– Diversificar os canais de venda.

– Comprar uma empresa concorrente.

– Licencie sua marca.

-Promover uma aliança estratégica com outra empresa.

Então é preciso pensar muito bem para  crescer sem prejudicar a saúde financeira ou perder qualidade e clientes, com um bom plano de negócio a médio e longo prazo, não se precipitar com um aumento no volume de vendas sazonais ou eventuais, portanto planeje, escolha a estratégia correta e faça de maneira saudável e prolongada a expansão de seu negócio.

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João Santos / Educador

É hora de dar o primeiro passo, faça uma intervenção radical e integrada em seu negócio

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É fato que estamos vivendo um momento muito difícil. Tudo começou como um problema de saúde que agora atinge as mais diversas áreas da economia, haja vista a grande interdependência dos diferentes segmentos e com certeza você está inserido neste contexto. As notícias de demissões em massa, fechamento de fábricas inteiras é a realidade apresentada em todos os telejornais, mas as grandes perguntas são: e agora, o que fazer? Será que só demitir resolve? Estamos preparados para lidar com uma crise destas proporções?

A grande verdade é que não se tem as respostas de uma forma exata, mas podemos trabalhar com uma cultura de melhoria contínua nos negócios, onde através das ferramentas de gestão podemos encontrar as respostas que buscamos. Aqui vou apresentar a vocês a reengenharia de processos que visa buscar como resultado as melhorias de conformidade, mais rapidez na execução, facilidade de gerenciamento e redução de custos, com eliminação de atividades desnecessárias que não adicionam valor ao cliente.

Os dois princípios básicos importantes que devem ser seguidos são:

Para realizar uma intervenção radical e integrada, devemos fazer por meio do redesenho fundamental dos processos-chave do negócio, para atingir melhores desempenhos. A mudança acontece rapidamente e de uma vez para evitar o apego às antigas maneiras, mas somente após um estudo aprofundado e levando em consideração o todo do negócio.

É importante também seguir os seguintes passos:

– planejamento e preparação são cruciais em qualquer projeto, mas principalmente em um que traz mudanças tão radicais.

– Analise e mapeie os processos como são.

– Identifique as tarefas e processos desnecessários cortando-os.

– Desenhe do zero e valide os processos futuros, inclusive com adição de mais tecnologia.

– Implemente os processos novos, adaptando a sua empresa a eles.

A busca por melhores resultados é constante e pode parecer que a reengenharia de processos é difícil de implementar, mas, na verdade, o que vai definir seu sucesso ou não é a maneira como é implementada. O que a reengenharia de processos visa é uma reinvenção total, não acreditando em pequenas melhorias. Agora é a hora de dar o primeiro passo com um olhar mais crítico ao seu negócio. Ficar parado sem fazer nada não vai lhe conduzir à sobrevivência, nem ao sucesso do negócio.

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João Santos / Educador

Tome uma atitude! Agora é a hora de entender a nova realidade, mas sem desespero.

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Sendo realista neste momento a grande pergunta que você deve se fazer é, estou preparado para lidar com esta crise que estamos inseridos? Independente de qual foi a sua resposta, não podemos negar que uma crise global como esta não é algo que os empresários em geral estão preparados para lidar, porque a crise chegou trazendo transformações na forma de vida e de necessidades do consumo das pessoas.

Por tudo isso, é preciso buscar a superação, sem desespero, ter um olho no presente e outro no futuro. Nesse sentido, virar-se para o futuro exige que percebamos as grandes tendências da sociedade, e que devemos nos ajustar desde hoje.

Entenda a nova realidade e tome uma atitude se alguma afeta seu negócio:

– As pessoas vão economizar mais e rever todos seus hábitos de consumo, valorizando muito mais a experiência de compra.

– As comunidades vão se unirem para se ajudarem mais.

– Os cuidados com a saúde e o bem-estar, já estão em alta, e agora vão se estender para locais públicos, pois o receio de aglomeração deve permanecer.

– Com a premissa que novas pandemias podem ocorrer em um futuro próximo, os serviços de entrega de alimentos prontos (delivery) vão continuar em alta, sendo o que mais vai crescer é o conceito de restaurante fantasma.

– Cada vez mais vai existir experiências culturais imersivas tipos shows e espetáculos online e também tours virtuais, sendo conectado o real com o virtual.

– Trabalhos remotos, home office, freelancers vão crescer ainda mais.

– As pessoas vão tentar morar perto do trabalho para evitar aglomerações em ônibus.

– As vendas pela Internet passando a ser uma obrigação também para lojas que até então se valiam apenas do local físico

-Busca por novos conhecimentos deve ser constante e rápida transformação, atualizar seus conhecimentos é questão de sobrevivência no mercado,  Afinal, muitos empregos estão sendo fechados, algumas atividades perdem espaço enquanto outros serviços ganham mercado.

– A busca por conhecimentos está em alta, o canal para isso daqui para frente será a educação a distância, cuja expansão vai se acelerar ainda mais.

Tomar as melhores decisões não é fácil, portanto devemos seguir conceitos e definir estratégias dentro de rigorosos padrões mundialmente aceitos, estes são os desafios para empresas que procuram ser competitivas neste mundo globalizado.

Porque agora é a hora de ser realista, mas ser realista não quer dizer se acomodar diante da crise, mas sim de inovar, entender o novo mercado e como se posicionar diante dele, o momento agora é de prudência, de entender que no meio das incertezas por conta da crise, existem oportunidades palpáveis para sair desse momento o mais ileso possível. Sabemos que esse cenário pode ser inédito para muitos empresários, mas são esses desafios que fortalecem a marca, o time e o posicionamento da empresa.

“ Segundo Peter Drucker, Ajustar sua empresa é menos arriscado do que continuar a trajetória com a confortável convicção de que nada vai mudar. O propósito da tarefa de construir o futuro não é decidir o que deve ser feito amanhã, mas o que deve ser feito hoje, para que haja um amanhã. Impor ao futuro, que ainda não nasceu, uma nova ideia que pretenda dar uma direção e um formato ao que está por vir”.

Uma ferramenta de gestão que pode lhe ajudar a revisar seu modelo de negócio é o Canvas, pois, o segredo dos negócios de sucesso está em resolver as dores, criar possibilidades de ganhos para seus clientes, para isso você deve saber qual é a proposta de valor que você entrega, e principalmente saber se está inserida na nova forma de vida e na necessidade de consumo das pessoas, se não estiver ajuste-a urgente.

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