Eleições de 2020 terão intérpretes de Libras para auxiliar eleitores surdos – Portal Plural
Connect with us

Eleições de 2020 terão intérpretes de Libras para auxiliar eleitores surdos

Publicado

em

Ilustração Google


Nas próximas eleições, o eleitor deficiente auditivo que tiver dificuldades de se comunicar, no momento da votação, poderá solicitar o auxílio de um intérprete na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse serviço será oferecido pelo TRE-RS por meio de uma contratação com uma empresa especializada.
O mesário ou qualquer integrante da equipe que estiver trabalhando nas seções eleitorais poderá ligar para a Central de Libras e realizar chamadas de vídeo com intérpretes de Libras. Serão dois profissionais atuando desde o início da votação, em turnos intercalados, manhã e tarde.
A iniciativa surgiu do Comitê Valor Público: Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e é uma alternativa para suprir a dificuldade de comunicação do eleitor surdo que não poderá fazer a leitura labial, devido a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Todas as seções do estado terão a disposição o telefone de contato com a Central de Libras: 51 99511-0746.
Sintetizador de voz nas urnas para os eleitores cegos
As eleições de 2020 terão mais outra novidade para os eleitores com deficiência. Este será o primeiro pleito que os eleitores com deficiência visual poderão ouvir o nome do candidato após digitar o número correspondente na urna eletrônica. Trata-se do recurso de sintetização de voz, tecnologia que transforma texto em som e simula como se a máquina fizesse o papel de uma pessoa lendo o conteúdo de algum documento.
Até as últimas eleições, a urna emitia mensagens gravadas que indicavam ao eleitor que não enxerga o número digitado, o cargo para o qual estava votando e as instruções sobre as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”.
Todas as urnas das 165 zonas eleitorais do estado receberão o software com o recurso de sintetização de voz, mas somente as seções que tiverem cadastrados eleitores com deficiência visual terão fones de ouvido à disposição.

 

Fonte: TRE-RS

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plantão 24H

Médico acusado de estupro é preso após denúncia de tentativa de suborno de testemunhas

Publicado

em



 

Participe dos nossos grupos de WhatsApp de Plantão Policial, CLIQUE AQUI e não perca nenhuma notícia!

 

Um médico ginecologista que está sendo acusado de crimes de estupro de vulnerável e violação sexual, foi preso preventivamente pela Polícia Civil nesta quinta-feira, dia 17, no município de Canguçu.

 

A prisão ocorreu após o Ministério Público, receber uma nova denúncia de que o profissional estaria tentando subornar as vítimas e testemunhas, as quais irão depor no julgamento das ações.

O médico foi preso em um apartamento na praia do Cassino em Rio Grande. Após os trâmites legais, o médico foi encaminhado ao presídio estadual de canguçu, onde ficará à disposição da justiça. Ele está com a licença profissional suspensa desde a 5 de junho.

 

FONTE: NO AR NOTICIAS

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Mulher é morta por ex-marido em estacionamento de supermercado

Publicado

em



 

Participe dos nossos grupos de WhatsApp de Plantão Policial, CLIQUE AQUI e não perca nenhuma notícia!

 

Vítima foi ameaçada e obrigada a ir até o local com o homem, que a matou durante uma discussão

Mulher é morta a tiros por ex-marido na zona leste de São Paulo. O crime aconteceu dentro do estacionamento de um supermercado, na Avenida Aricanduva, na noite desta quinta-feira (17).

A vitima, Paloma Oliveira, de 32 anos, foi obrigada a entrar no veículo do ex-marido, o mecânico Edgar Napolitano, de 30 anos. Ele chegou armado na casa da ex e levou os dois até o estacionamento do supermercado, onde teriam iniciado uma discussão. Edgar sacou a arma e acerto dois tiros em Paloma, que foi abandonada no local.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados por testemunhas, mas, quando chegaram no local, a vítima já estava sem vida. Edgar fugiu logo após cometer o crime.

O casal, segundo parentes, estava separado havia um mês, mas o mecânico não aceitava o fim o relacionamento. Eles têm dois filhos pequenos e uma adolescente, fruto de um relacionamento anterior do mecânico.

O caso foi registrado como “feminicídio” no 10º Distrito Policial da Penha.

 

 

FONTE: SBT

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Padre é flagrado dirigindo bêbado com o dobro de álcool permitido e diz: ‘Só cerveja’

Publicado

em



 

Participe dos nossos grupos de WhatsApp de Plantão Policial, CLIQUE AQUI e não perca nenhuma notícia!

 

Abordagem aconteceu em Anápolis durante operação policial. Delegado relata que homem foi preso, mas liberado após pagamento de fiança.

 

Um padre foi flagrado dirigindo bêbado com mais que o dobro de álcool permitido, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Em vídeo gravado durante a operação, um policial questiona o que o homem teria ingerido e ele responde: “só cerveja” (veja acima).

“Alegou como a maioria, policiais, médicos, advogados, estudantes, jornalistas, bombeiros, juristas, empresários: só estou indo ali”, diz o delegado resposável pelo caso.

O G1 não conseguiu entrar em contato com o padre.

A abordagem aconteceu na madrugada desta sexta-feira (18) e faz parte da operação “Direção Consciente”. O delegado titular da Delegacia Especializada em Crimes de Trânsito (Dict), Manoel Vanderic diz que homem foi preso, mas liberado após pagamento de fiança de dois salários mínimos.

Delegado menciona que além do frei, outros dois homens foram presos com o teste acima do permitido. Investigador completa que um deles pagou fiança e o terceiro indivíduo foi recolhido. Polícia explica que os três vão responder processo por embriaguez ao volante.

O delegado explica que o teste do bafômetro do padre apresentou 0,75 mg de álcool expelido por litro de ar. No entanto, o limite permitido por lei é de 0,33 mg. “Precisamos ressaltar que o crime, perigoso e relativizado, é dirigir embriagado”, alerta Manoel.

O G1 entrou em contato por e-mail e telefone com a Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, onde o frei faz parte, às 17h03 de sexta-feira (18), para saber se houve alguma punição ao padre. Contudo, o contato não foi retornado até a publicação da reportagem.

À TV Anhanguera, por telefone o padre confirmou a embriaguez, mas não quis dar detalhes sobre a ocorrência.

 

FONTE: G1

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×