Efeitos que o calor excessivo produz em seu corpo – Portal Plural
Connect with us

Geral

Efeitos que o calor excessivo produz em seu corpo

Publicado

em

Publicidade


Calor intenso, faz o organismo sofrer bastante, já que é preciso concentrar energia para manter a temperatura interna entre 36 e 37 graus. Para que o corpo não esquente demais, há um aumento da sudorese, ou seja, da produção de suor, que ajuda na termorregulação.

— Temos um mecanismo de termorregulação, que é responsável por manter o nosso organismo em uma temperatura estável. Quando o calor é intenso, o corpo ativa o hipotálamo (região do cérebro responsável pelo equilíbrio químico do corpo), que vai aumentar a sudorese, para conseguir equilibrar a temperatura do organismo — explica a nutróloga Alice Amaral.

Com a perda de líquido devido ao excesso de suor, o corpo pode apresentar variados sinais, como afirma a endocrinologista Michele Fonseca:

— Como as células precisam de água para realizarem suas funções corretamente, é normal sentirmos tontura, dor de cabeça, cansaço e moleza no corpo, além de ficarmos com a pressão baixa.

É importante beber muita água nestes períodos, quando a transpiração é intensa — a recomendação é tomar mais de dois litros por dia, mesmo para quem passa a maior parte do tempo em lugares com ar-condicionado. O suor também elimina sais minerais, que precisam ser repostos. A água de coco natural, por exemplo, é um ótimo isotônico e pode ser consumida para devolver ao organismo o sódio perdido.

— Os pacientes podem fazer um isotônico caseiro misturando um terço de colher de chá de sal integral em um litro de água. Na minha visão, ele é melhor do que os isotônicos industrializados — aconselha Alice.

Dicas para amenizar o problema

Beba muita água

A água é o líquido fundamental para hidratar o corpo nos dias mais quentes. Reponha também os sais minerais com água de coco

Evite bebidas alcoólicas

Apesar de ser uma das escolhas favoritas para se “refrescar” nos dias mais quentes, as bebidas alcoólicas ajudam o corpo a desidratar. Por tanto, em vez de ajudar, elas só pioram a situação

Faça refeições leves

A energia do corpo está toda voltada para amenizar a temperatura corporal e, por isso, o metabolismo fica mais devagar. Evite fazer refeições pesadas, porque o corpo vai demorar mais tempo para digerir e isto pode gerar algum mal estar

Coma frutas

Frutas como melancia, melão, laranja e pera, por exemplo, são ricas em água. Elas são ótimas opções para aumentar a ingestão de líquidos e sais minerais

Use roupas leves

O equilíbrio termostático do corpo só acontece quando o suor consegue ser eliminado para o ambiente. Por isso, é importante usar roupas que facilitem esta troca: prefira tecidos mais finos e claros

 

Fonte: Extra/Globo

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Surto de Covid na Case assusta dirigentes em Santo Ângelo

Publicado

em



Surto de Covid assusta a direção da Case (Centro de Atendimento Sócio Educativo de Santo Ângelo).

Segundo o Diretor Rodrigo Medeiros, atualmente 17 funcionários estão afastados e 3 hospitalizados. Já foi constatado 10 casos de internos infectados e já recuperados.

A maior preocupação do Diretor Medeiros é que o Case de Santo Ângelo será praticamente o último a ser vacinado sendo que os demais do Estado já estão sendo. Já os funcionários da Susepe foram vacinados no mês de abril.

Todos ficarão em quarentena até o dia 16 de junho, e devido a esta situação, os internos não poderão ter aulas presenciais e nem receber visitas das famílias.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Prefeito assina início de obra de asfalto na Sulina

Publicado

em



Nesta semana, o Prefeito Anderson Mantei assinou mais uma importante ordem de início. Parte das ruas Tupanciretã e Cristóvão Leopoldo Meinertz irão receber asfalto e complementos. O prefeito fez questão de visitar o local juntamente com o vereador Rufino que intermediou o recurso junto do Deputado Federal Maurício Dziedricki. Também participaram do ato o Engenheiro Civil Mauricio Lenz, o Secretário de Obras Rodrigo Burkle e representantes da empresa que fará a obra no bairro Sulina. O prazo para execução é de 90 dias. O valor investido é de R$269.800,32.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Governador do Estado anuncia nesta quarta-feira (09) importantes investimentos em rodovias da região

Publicado

em

Na foto, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Junior e o secretário extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política, Agostinho Meirelles e Deputados CLasmann, Ernani e Zilá

 

Por articulação dos deputados Aloísio Classmann, Ernani Polo e Zilá Breitenbach, governo destinará recursos para melhoria de estradas estaduais.

 

Nesta quarta-feira, às 14h30 no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite, na presença de deputados estaduais da base aliada, realiza anúncio de importantes investimentos em infraestrutura na região, visando a melhoria das estradas, devido a articulação, mobilização, empenho e o trabalho dos deputados Aloísio Classmann, Ernani Polo e Zilá Breitenbach, que não mediram esforços para buscar viabilizar esta iniciativa junto ao executivo estadual.

Os detalhamentos da medida vão ser aprofundados com mais informações após o evento, a ser realizado na tarde desta quarta-feira (09).

 

FONTE: GABINETE DEPUTADO ALOISIO CLASSMAN

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×