Dia Nacional de Combate ao Colesterol: mitos e verdades sobre a doença – Portal Plural
Connect with us

Está na rede

Dia Nacional de Combate ao Colesterol: mitos e verdades sobre a doença

Publicado

em



Endocrinologista esclarece o assunto e afirma que colesterol alto pode estar ligado à fatores genéticos

Neste domingo (8/8), foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data criada com o objetivo de chamar atenção da população para as consequências que o excesso de (LDL) conhecido como colesterol ruim pode trazer à saúde, como infarto, derrame e outras doenças cardiovasculares.
A Dra. Ana Salgado, endocrinologista da Casa de Saúde São José (RJ), analisa alguns mitos e verdades sobre o colesterol, que é um tipo de gordura importante para o funcionamento do organismo. Ele está presente no sangue e em todos os tecidos, contribuindo para a produção de muitos hormônios, de vitamina D, de ácidos envolvidos na digestão e também tem papel na regeneração das células.
TOMAR CHÁ E COMER BERINJELA FAZEM AS TAXAS DE COLESTEROL CAÍREM
Mito. De acordo com a médica, não é a berinjela especificamente que irá melhorar a condição e sim uma dieta balanceada, com legumes, verduras e fibra. “Devemos evitar gorduras, alimentos industrializados e carnes com alto teor de gordura, como carne vermelha e de porco”, explica.

COMER OVO É PREJUDICIAL PARA O COLESTEROL
Mito. Segundo Ana, o ovo não é o vilão e não há uma quantidade limite para sua ingestão por semana, por exemplo. “É recomendado evitar fritá-lo, especialmente com óleo ou manteiga”, aponta.

COLESTEROL ALTO PODE ESTAR LIGADO A UM FATOR GENÉTICO
Verdade. Algumas pessoas, mesmo com uma dieta balanceada e praticando exercício físico, continuam apresentando índicos altos de colesterol no sangue. De acordo com Ana, isso pode ter ligação hereditária e é preciso fazer um acompanhamento médico, de um endocrinologista ou cardiologista para avaliar um tratamento medicamentoso.

A PANDEMIA CONTRIBUIU PARA QUE MUITAS PESSOAS APRESENTASSEM NÍVEIS ALTOS DE COLESTEROL NO SANGUE
Verdade. Com o isolamento social grande parte da população deixou de se exercitar e também passou se alimentar de forma menos saudável. “Com o sedentarismo, aumento do consumo de álcool e piora nos hábitos alimentares, já sentimos os reflexos nos resultados dos pacientes. Além disso, muita gente deixou de ir ao médico nesse período e não fez um check up para acompanhar a saúde e realizar exames de rotina”, afirma.

COLESTEROL AFETA APENAS ADULTOS E IDOSOS
Mito.
De acordo com a médica, o excesso de colesterol pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive crianças e adolescentes.

EXERCÍCIO FÍSICO E DIETA BALANCEADA SÃO OS MELHORES TRATAMENTOS
Verdade. Não há receita milagrosa e manter hábitos saudáveis, com atividades físicas regulares e uma alimentação equilibrada, é a melhor receita.

Fonte: Dra. Ana Salgado, endocrinologista da Casa de Saúde São José (RJ).

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na rede

O Facebook está mudando de nome?

Publicado

em



A marca está se reformulando e mudando o nome da empresa já na próxima semana. A suposição é que a grande mídia social terá um novo nome que refletirá seu novo foco na criação de um metaverso. Além disso, está possivelmente conectado ao seu mundo de realidade virtual chamado Horizon World .

A própria rede social provavelmente manterá a marca do Facebook e estará sob uma nova empresa-mãe, junto com Instagram, WhatsApp e Oculus. Isso seria semelhante ao que o Google fez em 2015, quando colocou seus vários projetos e divisões sob sua controladora Alphabet.

O que aparenta é que a mudança de nome é um segredo muito bem guardado e nem mesmo todos os líderes seniores têm conhecimento sobre isso. Isso porque Mark Zuckerberg fala há muito tempo sobre o desejo de fazer do Facebook uma empresa metaverso e vem dando passos nesse sentido.

No início deste ano, o Facebook formou uma equipe dedicada a construir um metaverso e, apenas alguns dias atrás, falou sobre abrir 10 mil vagas para pessoas “altamente qualificadas” em toda a União Europeia nos próximos cinco anos, com o objetivo de suas experiências de realidade virtual e aumentada.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Está na rede

Filho de Roberto Carlos, Dudu Braga morre aos 52 anos após luta contra o câncer

Publicado

em



Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, morreu às 14h21, nesta quarta-feira (8), após uma batalha contra o câncer. Ele enfrentava um câncer no peritônio (membrana que envolve a parede abdominal), desde setembro do ano passado. A morte foi confirmada por fontes de Quem. O radialista e produtor deixa a mulher Valeska, com quem era casado há 17 anos e tinha Laura, de 5 anos, e os filhos Giovanna, de 22 anos, e Gianpietro, de 17 anos, frutos de um relacionamento anterior.

No boletim oficial divulgado pela assessoria de imprensa do “Rei”, relata que Dudu passou por uma série de internações para tratamento quimioterápico e cirurgia. Esta foi a terceira vez que Dudu enfrentou a doença depois de vencer duas batalhas contra o câncer de pâncreas em 2019.

Em agosto deste ano, Dudu oficializou a união com Valeska. A cerimônia, para apenas 12 convidados, foi abençoada pelo padre Antônio Maria e contou com a presença de Roberto Carlos, que tem seguido uma rígido isolamento social desde que a pandemia estourou no Brasil.

Em entrevista para Quem, ele falou sobre o tratamento. “O meu câncer voltou ano passado, apareceram três pontinhos no peritônio. Fiz o tratamento, fiquei bem e voltou [o câncer] há um mês. Comecei a ter umas recidivas de ter que voltar para o hospital. O meu aparelho digestivo estava ficando inflamado com uma certa facilidade”, explicou ele, em conversa com Quem direto do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava sendo tratado pelo oncologista Fernando Maluf.

Dudu Braga – que foi diagnosticado com glaucoma logo ao nascer e perdeu a capacidade visual – é um dos quatro filhos de Roberto Carlos. Ele nasceu em 1969, fruto do casamento com Cleonice Rossi, que morreu de câncer de mama em 1990. Deste casamento também nasceu Luciana. Além de Dudu e Luciana, Roberto é padrasto de Ana Paula – morta em 2011 após uma parada cardíaca – e Rafael.

 

Fonte: Revista Quem

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Está na rede

Mulher transmite enchente ao vivo e morre afogada minutos depois, nos EUA

Publicado

em



Uma mulher morreu afogada minutos depois de filmar um vídeo mostrando a enchente que estava cercando sua casa, durante uma tempestade no Tennessee, nos Estados Unidos, no último sábado (21). Linda Almond, de 55 anos, iniciou uma transmissão ao vivo pela manhã, para mostrar a violência e rapidez da enchente ao redor de sua casa.

O vídeo durou pouco mais de 1 minuto e documentou as últimas palavras da mulher: “Bem, se alguém estiver me vendo no Facebook, estamos sendo inundados agora em Waverly, no Tennessee. Está realmente assustador”, disse.

Ela chega a mostrar a correnteza que mesclava lama e escombros de residências. “Acho que algo atingiu a lateral de casa”, disse uma voz masculina, aparentemente do filho de Almond. “Oh, meu Deus. Oh meu Deus”, disse ela antes de o vídeo encerrar.

Fonte: UOL

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×