Dia Mundial de Combate ao Câncer: médicos recomendam atividade física
Vinte minutos de caminhada por dia ajudam a prevenir a doença

O hábito de realizar atividade física faz diferença na prevenção do câncer. Não é preciso frequentar academia ou procurar um esporte de impacto ou grande esforço físico. Vinte minutos de caminhada por dia, por exemplo, são recomendados pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
Hoje (4) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi instituída em 2008 pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), para aumentar a conscientização sobre a doença e estimular a preservação.
“A prática de atividade física melhora a imunidade do corpo e reduz a produção de mediadores inflamatórios, fenômenos que minimizam as mudanças celulares e, consequentemente, os riscos de desenvolvimento da doença. Estudos mostram que a atividade física regular reduz de fato o risco de desenvolvimento de câncer de mama, cólon e endométrio”, explica o oncologista Duílio Rocha Filho, ligado à SBOC.
Segundo nota distribuída pela sociedade médica à imprensa, 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos a partir de mudanças no estilo de vida: além de praticar atividade física, “não fumar, preferir alimentos naturais, manter uma dieta equilibrada, se vacinar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.”
Apesar de recomendações simples, a SBOC encontra dificuldade para que as pessoas mudem suas rotinas e adotem comportamentos mais saudáveis. “Ao contrário do caso do cigarro, em que a relação com o câncer de pulmão é direta, os impactos do estilo de vida na saúde são pouco palpáveis para a maioria das pessoas, pois é muito difícil dizer com precisão o que originou o tumor; se foi o consumo de álcool ou de carnes processadas.”
Em pesquisa feita pela SBOC em 2017, com 1.500 pessoas em todo o país, metade declarou que não faz exercício físico. Uma em cada quatro pessoas entrevistadas não vê a obesidade como problema relacionado ao câncer.
EBC
Destaque
Camex volta a zerar imposto de cilindros e sensores de oxigênio

Medida abrange 258 produtos usados no combate à covid-19
Insumos usados no combate à covid-19, como monitores de sinais vitais, sensores de oxigénio e cilindros de armazenamento de gases medicinais, voltarão a entrar no país com tarifa zerada. O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a medida hoje (15) à noite, em reunião extraordinária.
A decisão ocorre dias depois de diversos produtos que estavam isentos desde o início da pandemia de covid-19 terem voltado a pagar imposto de importação. Ao todo, 258 itens tiveram a tarifa zerada hoje. O número de produtos isentos subiu para 561.
O Comitê Executivo da Camex também suspendeu uma tarifa antidumping que incidia sobre tubos de plástico para a coleta de sangue a vácuo. Por meio do antidumping, um país sobretaxa um produto importado que ameaça o equivalente nacional, sob o argumento de concorrência desleal.
Segundo o Ministério da Economia, a redução tarifária e a suspensão da tarifa antidumping vigoram até 30 de junho. As decisões serão publicadas amanhã (16), em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
FONTE: Agencia Brasil
[mailpoet_form id="1"]Saúde
Alguns dos queijos mais saudáveis para integrar na dieta

Quem não adora queijo?
O queijo é um produto lácteo que vem em centenas de texturas e sabores diferentes. A nutrição e o sabor do queijo dependem de como é produzido e do leite usado.
Algumas pessoas temem que o queijo seja rico em gordura, sódio e calorias. No entanto, o queijo também é uma excelente fonte de proteína, cálcio e vários outros nutrientes.
Comer queijo pode até ajudar na perda de peso e na prevenção de doenças cardíacas e osteoporose. Dito isso, alguns queijos são mais saudáveis do que outros.
– Mozzarella é um queijo suave com menos sódio e calorias do que a maioria dos outros queijos. Também contém probióticos que podem estimular o sistema imunológico.
– Feta é um queijo grego com mais sal, mas menos calorias do que outros queijos.
– O queijo cottage é um queijo fresco e pesado, rico em proteínas. Adicionar queijo cottage à dieta pode ajudar a mantê-lo satisfeito e pode ajudar na perda de peso.
FONTE: Noticias ao Minuto
Destaque
Projeto prevê parque aquático termal de 14 mil m² na Serra

Empreendedores aguardam agora a licença que autoriza a construção de R$ 100 milhões, que terá teto retrátil e um atrações subterrâneas
Está mais próxima a possibilidade de a serra gaúcha ter um parque aquático termal e “indoor”, ou seja, com a possibilidade de ficar fechado no inverno. O Parque Aquático Gramado já tem a licença prévia e aguarda a licença de instalação, que autorizará o início da sobras. Com os documentos em mãos, o empreendedor Telmo Gomes, que também é da empresa Cristais de Gramado, buscará com investidores os cerca R$ 100 milhões que faltam para o aporte financeiro necessário no megacomplexo.
O poço termal está pronto, também aguardando a parte final do licenciamento. O terreno tem 21 hectares e fica na frente do GramadoZOO. Pelo projeto, o parque aquático terá 14 mil metros quadrados, com perspectiva de inauguração em 2022.
– Tem muita tecnologia envolvida. O isolamento térmico é feito com um polímero autolimpante produzido por uma fábrica alemã. O sistema tem almofadas de ar que eu fui conhecer em um parque de Budapeste – conta Telmo Gomes.
Segundo o empresário, o teto será retrátil. Ou seja, poderá ser aberto no verão. Entre as atrações, Gomes destaca uma montanha russa com boia:
– Não é um tobogã que a pessoa só desce. Ela sobe também!
Haverá ainda piscinas com ondas para todas as idades. Na parte subterrânea, terá uma atração que nos parques aquáticos chama-se de rio lento.
– A pessoa poderá ficar na boia percorrendo os espaços como um rio de montanha, relaxando – projeta ele.
Na semana que vem, haverá uma reunião com a prefeitura de Gramado para uma nova apresentação do projeto. O retorno do investimento está previsto para 3,3 anos. O executivo trabalho com a ideia de inaugurá-lo para o Natal de 2022.
Secretário de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk comemora a ideia, claro. Ela lembra que os parques temáticos mudaram o perfil do turismo de Gramado, atraindo um público diferenciado.
– Temos que aplaudir um projeto como esse, ainda mais neste momento em que tentamos nos recuperar do impacto da pandemia. Para se ter uma ideia, 86% da arrecadação de Gramado vem da matriz econômica que é movimentada pelo turismo.
FONTE: ClicRBS
[mailpoet_form id="1"]-
Clima/Tempo11 meses atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque11 meses atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque10 meses atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized10 meses atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized1 ano atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Destaque10 meses atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized10 meses atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Uncategorized1 ano atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM