DetranRS alerta para golpe de estelionato envolvendo leilões de veículos – Portal Plural
Connect with us

Segurança

DetranRS alerta para golpe de estelionato envolvendo leilões de veículos

Reporter Cidades

Publicado

em

Vítimas do golpe devem comunicar a Polícia Civil


Sites falsos de leilões de veículos têm sido usados por estelionatários para aplicar golpes e ficar com o dinheiro das vítimas. O DetranRS alerta a população para que fique atenta, pois mesmo utilizando-se muitas vezes de nomes de leiloeiros credenciados, normalmente é possível identificar a fraude a partir de alguns cuidados.

O diretor técnico Fábio Santos explica que esse tipo de golpe é comum e atualmente os criminosos têm se valido dos leilões virtuais para enganar as vítimas, que muitas vezes não estão atentas aos detalhes. “Por isso, achamos importante chamar a atenção de quem deseja participar de leilões para que veja em nosso site se realmente o leilão existe e os dados corretos do leiloeiro e dos Centros de Remoção e Depósito participantes antes de qualquer decisão.”

A autarquia também elenca alguns passos a serem seguidos para saber se o leilão é verdadeiro:

– Pesquise no site do DetranRS o calendário dos leilões e os participantes, no qual é possível conferir a relação de veículos, data, hora, nome e site do leiloeiro, bem como telefones e endereços dos CRDs;

– Desconfie de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final .br);

– Desconfie de veículos que pareçam novos ou de concessionárias;

– Pesquise e agende visita ao depósito para conhecer o bem pessoalmente;

– Pesquise a empresa em sites de reclamação;

– Não efetue o pagamento se a conta for de pessoa física. Nos leilões do DetranRS, o pagamento do valor de arremate se dá na forma de guia própria (GAD-L) com pagamento direto a rede bancária conveniada. Somente o valor da comissão do leiloeiro será conforme instruções do mesmo (que fica sempre no item 9.4 do Edital).

Quem for vítima desse tipo de golpe deve comunicar o fato à Polícia Civil, por meio de um boletim de ocorrência. O registro pode ser feito presencialmente em uma Delegacia de Polícia ou preferencialmente pela internet, por meio da Delegacia Online (https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol).

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Operação Hórus realizou apreensões estimadas em mais de meio milhão de reais

Balanço do 1º período da Operação Hórus na Área de Fronteira do 4º BPAF

Reporter Cidades

Publicado

em



Através da Operação Hórus, o Programa VIGIA objetiva blindar as fronteiras do país para evitar a entrada de armas, drogas e produtos contrabandeados. O Programa Vigia é um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater o crime organizado nos cerca de 16 mil quilômetros de fronteiras do Brasil.

O efetivo do Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (4º BPAF) juntamente com guarnição dos Bombeiros Militares e apoio de diversos órgãos e da comunidade, vem adotando medidas efetivas de prevenção e combate aos crimes transfronteiriços, visando à redução da criminalidade no Estado, bem como ações que visam coibir os crimes rurais, especialmente o Abigeato.

A 1º fase da Operação Hórus, juntamente com a Operação Hórus Sentinela, na área do 4º BPAF, teve duração de 20 de julho a 08 de agosto de 2020, com os seguintes resultados:

116 tijolos de maconha, totalizando 96 Kg, 5.000 maços de cigarro, grande quantidade de bebidas, 14 cabeças de gado, 34 tonelada de soja, 07 veículos apreendidos e 09 pessoas foram presas em flagrante. Realizadas 34 barreiras de trânsito, 174 veículos vistoriados, 292 pessoas abordadas e identificadas, além de fiscalização em vários portos clandestinos às margens do rio Uruguai. Valor estimado das apreensões: R$ 513.060,34.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Segurança

Passou próximo ao módulo da BM com som no ‘último volume’

Reporter Cidades

Publicado

em

ilustrativa

A Brigada Militar em policiamento no posto policial na Travessa Butantã no centro de Santa Rosa, percebeu a aproximação do Veículo GM/S10 na madrugada por volta das 4h30, o qual era conduzido por um homem de iniciais H.J., que deslocava em via pública com o som audível a cerca de duas quadras de distância, segundo a ocorrência policial “Era possível identificá-lo, pois naquele momento era o único automóvel em via pública, bem como havia sintonia entre o ruído sonoro e o deslocamento do veículo”. O volume sonoro estava sensivelmente inapropriado para o horário e local em que trafegava.

O referido veículo foi abordado e identificado pela guarnição, foram tomadas as providências cabíveis, sendo que condutor providenciou a retirada da aparelhagem sonora, sendo ela: uma frente destacável do aparelho de som marca Pioneer modelo WMA/MP3/AAC/DEH-2280ub, uma caixa de som contendo dois alto-falantes de 12″ (doze polegadas) marca Bicho Papão, dois twiter marca Roadstar, duas cornetas sem marca aparente, uma caixa de som contendo um alto-falante de 10″ (dez polegadas) marca Powerpack, um twiter sem marca aparente e uma corneta sem marca aparente.

O equipamentos sonoro foi apreendido conforme ficha de custódia.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Segurança

PRF apreende 1,2 tonelada de maconha e haxixe em Guia Lopes da Laguna (MS)

Reporter Cidades

Publicado

em



 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.243 Kg de maconha e 750 gramas de haxixe, na manhã desta segunda-feira (10), em Guia Lopes da Laguna (MS).

Durante fiscalizações na Unidade Operacional da PRF em Guia Lopes da Laguna (MS), foi dada ordem de parada a uma Toyota/Hilux com placas aparentes de Campo Grande (MS), momento em que o condutor iniciou fuga.

Após o acompanhamento tático, o suspeito abandonou o automóvel e tentou se evadir em meio a vegetação, porém foi localizado e detido. No interior da caminhonete, foi encontrada grande quantidade de maconha, que totalizou 1.243 (mil duzentos e quarenta e três quilos) e 750 g (setecentos e cinquenta gramas) de haxixe, além de um rádio comunicador.

Em checagem aos elementos identificadores, a equipe constatou que a Hilux possuía placas falsas, as originais também são de Campo Grande (MS), com registro de furto na capital desde julho de 2019.

O envolvido relatou ter carregado as drogas na cidade de Bela Vista (MS) e seguiria para Campo Grande (MS). Pelo transporte, informou que receberia a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Ele foi encaminhado, junto com o veículo e as drogas, para Polícia Civil em Guia Lopes da Laguna (MS).

Fonte: PRF

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×