Descoberto protoaglomerado de galáxias mais distante do universo – Portal Plural
Connect with us

Mundo

Descoberto protoaglomerado de galáxias mais distante do universo

Publicado

em



 

O Observatório Nacional (ON) participou de uma equipe internacional que descobriu o protoaglomerado de galáxias mais distante da Terra já encontrado no universo, a 13 bilhões de anos-luz. A descoberta foi anunciada nesta sexta-feira (27), às 3h da manhã (horário de Brasília), no Japão, país que liderou a pesquisa.

Para se ter uma ideia do quão distante está o protoaglomerado basta lembrar que a luz percorre cerca de 300 quilômetros a cada segundo, e que um ano-luz é a distância que ela atravessa em um ano, que equivale a mais de 9 trilhões de quilômetros.

A equipe internacional foi chefiada pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão e contou com parceiros nos Estados Unidos, Taiwan, Reino Unido, China, Canadá, Coreia do Sul e Dinamarca, além do Brasil. A pesquisa será publicada oficialmente no The Astrophysical Journal, em 30 de setembro.

O astrônomo Roderik Overzier, do Observatório Nacional, e Murilo Marinello, que na época cursava doutorado no ON, participaram da análise e interpretação dos dados captados pelos telescópios. A pesquisa utilizou o telescópio Subaru, que o Observatório Astronômico Nacional do Japão mantém no Havaí e, também, o Telescópio Gemini, operado de forma compartilhada pela Association of Universities for Research in Astronomy (associação de universidades pela pesquisa em astronomia, em tradução livre).

Ao menos 12 galáxias fazem parte da aglomeração observada, que foi batizada de z66OD. A pesquisa mostra que essas estruturas gigantescas já existiam em uma época em que o universo era um jovem de apenas 800 milhões de anos, o que corresponde a apenas 6% de sua idade atual.

Uma das galáxias do protoaglomerado, a nebulosa gasosa gigante conhecida como Himiko, já tinha sido observada pelo Telescópio Subaru. Com a descoberta da aglomeração, os pesquisadores descobriram que ela fica na borda do agrupamento, a 500 milhões de anos-luz de distância do centro.

Roderik Overzier conta que, normalmente, é preciso observar uma grande região do céu para encontrar alguns tipos de galáxias que estão reunidas nesse protoaglomerado, o que permitirá a realização de pesquisas que durem menos noites de observação.

“Nessa situação, temos um lugar específico no universo que você pode apontar um telescópio e observar várias galáxias ao mesmo tempo, e vai obter dados com um grau de qualidade para todas essas galáxias. Se você não tivesse elas em grupo, teria que fazer 12 vezes separadas”, explica.

Desvendar quando esses protoaglomerados se formaram na história do universo era um objetivo da pesquisa, que contou com a nova câmera HyperSuprime-Cam do telescópio Subaru. Roderik explica que protoaglomerados são aglomerados de galáxias no começo de sua formação, e o z66OD deve concentrar mais galáxias nesse processo.

Americano, o pesquisador também participou da equipe em 2012 que havia descoberto o protoaglomerado de galáxias mais distante até então, a 12,7 bilhões de anos-luz, um recorde apenas 300 milhões de anos-luz menor.

“Nessa primeira fase do universo, a evolução é muito rápida. Qualquer ganho na distância é importante, porque estamos expandindo a fronteira. Pushing the limits, como se diz em inglês”, afirmou.

AGB

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

TUCUNDUVA I Aviso de suspensão do edital de pregão eletrônico Nº 20_2022

Publicado

em



AVISO DE SUSPENSÃO DO EDITAL 

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 20/2022

AVISO DE SUSPENSÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 20/2022, objetivando a Aquisição de Veículo tipo Micro-Ônibus Novo. Comunica-se a suspensão do edital, tendo em vista a necessidade de análise de pedido de impugnação. Mais informações pelo telefone (55) 3542 1022, ou pelo e-mail: [email protected]. Tucunduva/RS, 08 de agosto de 2022. Jonas Fernando Hauschild – Prefeito Municipal.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

TUCUNDUVA I Aviso de Pregão Eletrônico nº 25_2022 – SRP

Publicado

em



Licitação exclusiva às beneficiárias da Lei Complementar nº 123/2006. Tipo menor preço por item. Objetivo: Registro de Preços visando a Aquisição de Fraldas. Sessão pública (abertura das propostas) dia 24/08/2022 às 09hno site www.pregaobanrisul.com.br (SISTEMA PREGÃO ON LINE BANRISUL).

O Edital e seus anexos estão disponíveis no link:https://www.tucunduva.rs.gov.br/site/licitacoes/30418-pregao-ele e no site do PREGÃO ON LINE BANRISUL.

Mais informações pelo telefone (55) 3542 1022, ou pelo e-mail: [email protected].

Tucunduva/RS, 08 de agosto de 2022.

Jonas Fernando Hauschild – Prefeito Municipal.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Modelo plus size preta e oriental quebra padrões na moda. É brasileira!

Publicado

em



É sobre mulheres reais! Nascida em Florianópolis, a modelo plus size Isadora Satie, de 28 anos, vem quebrando padrões no mundo da moda.
 
Ela, que é preta e oriental, cresceu ouvindo um apelido preconceituoso, que hoje transformou em sua “marca”: ‘JapoNega’. Ela ressignificou brincadeiras duvidosas e venceu.
 
“O que mais me move na moda é a necessidade de representatividade real, de mulheres gordas, pretas e amarelas, como eu, além de tantas outras que precisam se enxergar em todos os espaços”.
 
“Sou uma mulher preta e amarela buscando representatividade real na indústria”, afirma a neotop que é destaque no Models.com.
 
Modelo foi descoberta nas redes sociais
 
Isa se tornou modelo em 2020. De lá para cá, fez diversos editoriais, posou para revistas e tem inspiradora outras mulheres.
 
Ela é formada em Jornalismo e Danças Urbanas e nunca imaginou trabalhar com as passarelas. Mas a vida de Isadora tomou um rumo diferente, após um olheiro visitar suas redes sociais.
 
A partir daquele dia, a brasileira começou a fazer trabalhos para o mundo da moda.
 
Assim, a modelo ‘JapoNega’, vem conquistando o mercado num cenário que demanda pela diversidade.
 
“Até então, meu foco era atuar como professora de Danças Urbanas […] O trabalho na moda começou quase que de repente”, relembra.
 
E Isadora vem conquistando hoje usa sua beleza para ganhar dinheiro e levantar a bandeira da representatividade.
 
Que maravilhosa!
 
Fonte: SóNotíciaBoa
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×