Deputado Jeferson reforça em Santa Rosa necessidade de estratégia conjunta para acessar investimentos chineses – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Deputado Jeferson reforça em Santa Rosa necessidade de estratégia conjunta para acessar investimentos chineses

Publicado

em



 

Após o retorno da missão à China, liderada pelo presidente da Frente Parlamentar Brasil China, deputado Jeferson Fernandes (PT), nos dias 19 de maio a 1º de junho, restaram tarefas a serem executadas pelos participantes para efetivar a cooperação e a possibilidade de negócios com aquele país. Para organizar os papéis dos diversos atores interessados na continuidade desta parceria, Jeferson está percorrendo municípios e reunindo com governos municipais, associações, lideranças locais, sindicalistas e empresários. A ideia é reforçar os contatos feitos na viagem e organizar os próximos passos. O primeiro encontro aconteceu em Salvador das Missões, na tarde desta segunda-feira (22), quando reuniram-se lideranças empresariais e gestores públicos, recepcionados pelo prefeito Daniel Gorski. À noite, a reunião aconteceu em Santa Rosa, com a presença de sindicalistas de diversas categorias.

O parlamentar reforçou a necessidade de preparar as administrações locais para as relações com a China, lembrando que aquele país tem por tradição valorizar a interação com empresariado desde que esta seja chancelada pelo poder político. “É preciso que os governos municipais não só participem, mas estejam embasando as tratativas com a China. É desta forma que os chineses se sentem mais seguros para formalizar as parcerias”, frisou. Ele já informou ao governador Eduardo Leite sobre a exigência dos empresários chineses de que o estado do RS formalize em documento a intenção de aproximar-se da China. “Na verdade, os chineses querem que as instituições brasileiras garantam a segurança jurídica das relações comerciais entre os dois países”, reiterou.

Jeferson alertou, no entanto, que é necessária uma ação conjunta profissional de todos os interessados em comercializar com a China, para que os produtores, os empresários e o próprio estado atuem de forma integrada, de modo a atender as especificidades do mercado chinês e para que a cooperação em diversas áreas seja uma experiência proveitosa para o estado. Neste sentido, ele conclamou todos a participarem do seminário ‘Construção da Estratégia Brasil-China no Sul’, que a Frente Parlamentar promove no dia 12 de agosto, no Legislativo gaúcho. Na oportunidade, estará presente uma comitiva de empresários e lideranças chinesas, quando serão firmadas parcerias entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Assembleia Legislativa e entre a UFSM e a Prefeitura de Santiago com o intuito de favorecer, do ponto de vista científico e técnico, o intercâmbio de conhecimento e a cooperação entre o estado e entidades chinesas ligadas à educação, à saúde, à infraestrura, à tecnologia, etc.

“É mais uma oportunidade para nos debruçarmos sobre o que precisamos fazer de fato, como produtores, empresários, sindicalistas, vereadores, deputados e governador, de forma a acessar o grande volume de investimentos que vimos que a China tem para fazer no RS, atendendo a este mercado da melhor forma possível. Não nos prepararmos será um enorme desperdício”, decretou.

Participaram também da reunião em Santa Rosa o presidente da Câmara Municipal, que esteve como prefeito em exercício de Santa Rosa, vereador Marcos Migue Knorst, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa, João Roque, entre outros.

Missão produtiva –
Na China, a comitiva, que contou com a participação do ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), Anderson Mantei; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Migue Knorst (PCdoB), o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa, Odaylson Eder, a presidente do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela, Mirna Brauck; e Gelson Ferrari, da Cooperativa Cresol; o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, reuniu-se com a direção do Hospital Leste de Shangai, onde conheceram o funcionamento, a estrutura, a tecnologia utilizada, ocasião em que obtiveram proposta de cooperação com hospitais gaúchos. Também foram recebidos pelo governo de Songjiang, distrito de Shangai onde houve interesse pelos produtos comerciais gaúchos. Na província de Giangsu, visitaram a zona de construção e desenvolvimento da cidade, onde conheceram um projeto futurista de reurbanização. Nesta localidade, investidores locais mostraram interesse em comprar madeira nobre e alimentos do RS. Em Conferência com o governo municipal de Wuhan, conheceram as potencialidades locais e os produtos de interesse para importação. Lá também participaram da Conferência Econômica de Wuhan, onde apresentaram as intenções do estado gaúcho em comércio e cooperação. Em compromisso o maior Centro de Comércio do mundo, o SPM World Trade Center, em Shangai. Na ocasião, a comitiva avalizou a intenção de compra dos chineses de U$ 3 bilhões em produtos brasileiros.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vereadora Márcia volta a cobrar calçadas para a Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro

Publicado

em



Preocupada com a situação do passeio público localizado na frente e nas laterais da Unidade Básica de Saúde da Vila Cruzeiro do Sul que ainda não foi feito, a vereadora Márcia Carvalho (PT) voltou a protocolar pedido de informações sobre o caso à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa.

Em junho do ano passado, a vereadora já havia solicitado informações sobre a obra à Prefeitura. Na oportunidade, obteve como resposta a notícia de que havia sido aberto um processo administrativo sob nº 2005/2020, o qual seria licitado e executado com recursos do Orçamento 2021. No entanto, há poucos meses do final deste ano sem nenhum progresso neste sentido, Márcia quer saber qual o andamento do processo, o valor reservado, a previsão de execução, além de obter cópia da licitação para a obra.

A preocupação da vereadora se deve ao fato de que a má situação do local, em dias de chuva, obriga as pessoas a utilizarem a rua para poder ter acesso à Unidade de Saúde “Aquela área fica coberta de água e barro, impossibilitando o trânsito de pessoas. Isso põe em risco a segurança dos pedestres, que ficam expostos aos carros que passam na rua”, detalha Márcia. Ela lembra ainda que a ausência do passeio impossibilita o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência. “Não há como essas pessoas com deficiência chegarem a esta Unidade de Saúde em condições dignas”, frisou.

Desde 2017, Márcia vem cobrando da Prefeitura a construção do passeio na Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro. No ano seguinte, ela chegou a protocolar dois requerimentos neste sentido. Até 2021, quando obteve a resposta do Executivo. “Não é mais possível que se empurre com a barriga a realização desta obra quando a Prefeitura nos responde que há uma licitação. Se existe de fato, queremos saber quanto, quando e de que forma esta obra será feita. É pelo bem da população. Vamos seguir cobrando até que seja realizada”, concluiu a vereadora.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Audiência Pública debate Feminicídio e Violência Doméstica em Santa Rosa

Publicado

em



Sexta-feira, 22, 18h30m, Câmara de Vereadores

Será realizada nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, a partir das 18h30min, na Câmara de Vereadores de Santa Rosa, uma Audiência Pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para discutir o Feminicídio e a Violência Doméstica no Município de Santa Rosa.

As pessoas também poderão acompanhar o evento de forma virtual pelo canal da Assembleia Legislativa no YouTube.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Caminhada Outubro Rosa

Publicado

em



Evento se realizará sexta-feira, 22, às 16h

Nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, , às 16 horas, o Grupo Mama Viva e a FUMSSAR realizarão a tradicional CAMINHADA OUTUBRO ROSA.
O ponto de encontro inicial da caminhada será na Praça da Bandeira, em frente ao Centro Cultural (antiga Prefeitura).

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×