Destaque
Depois de 4 meses internada no HVS, menina de dois anos desafia prognóstico e se recupera de quadro gravíssimo

Foram 120 dias de internação, entre UTI Pediátrica e Pediatria no Hospital Vida & Saúde. Maria Helena Hochmuller de Jesus, chegou ao Hospital com 1 ano e 10 meses e enfrentou dias difíceis, de muita luta pela vida. A história inicia no dia 28 de agosto, após um afogamento na piscina da casa da família em Santo Ângelo. Em sua cidade natal, Maria recebeu os primeiros atendimentos, mas com a gravidade do caso foi transferida às pressas para a UTI Pediátrica do HVS.
“Ela chegou muito grave! Os primeiros exames mostravam sofrimento cerebral, comprometimento pulmonar e os rins davam sinais de não estarem funcionando mais”, conta a pediatra Dra. Paula Ministério, que recebeu Maria na UTI Pediátrica do Vida & Saúde.
Os pais, Mileny e Kelwin, estiveram presentes em todo o momento no Hospital, acompanhando o mais próximo possível cada detalhe do atendimento da filha. “No terceiro dia (o pior de todos), mesmo trabalhando muito no caso, a medicina já estava desacreditada e sem novas medidas de como reverter a situação”, destaca Mileny, em relato publicado sobre o caso.
Ao longo de sua internação, Maria recebeu acompanhamento de uma equipe multiprofissional, que envolveu além de médicos, enfermeiros e técnicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudióloga e nutricionistas. O envolvimento de todos foi grande e cada pequeno avanço foi comemorado pelos profissionais.
No dia 25 de outubro, ainda na UTI Pediátrica, Maria comemorou os dois anos de idade ao lado dos pais, mas o presente só veio dois dias depois, no dia 27, quando recebeu alta da UTI e foi encaminhada para a Pediatria, ainda com dependência de oxigênio.
Aos poucos, Maria foi se recuperando, obtendo importante melhora neurológica e diminuindo a necessidade de oxigênio, até que pôde retomar os passeios e pequenas caminhadas ao ar livre – que aconteciam na Praça Júlia Lima, no pátio interno da Instituição.
“A Maria Helena superou todas as nossas expectativas. A cada dedinho que ela movimentava até o dia em que ela saiu correndo pelo corredor do Hospital, foram motivos de muito orgulho para toda a equipe!”, conta a fisioterapeuta Rita Theis, uma das profissionais que acompanhou Maria Helena ao longo da internação.
No fim da tarde do dia 30 de dezembro, aconteceu a tão esperada alta hospitalar de Maria. Na frente do Hospital, familiares recepcionaram Maria e seus pais. Com direito a música, oração e muita emoção, o fim de ano da família de Jesus foi de muita comemoração e agradecimento.
“O quadro clínico da Maria era sim muito grave”, explica o pediatra Dr. Cezar Altino Souza, que acompanhou o caso desde o início. O pediatra lembra que afogamento é a primeira maior causa de morte acidental entre crianças de 1 a 4 anos e refere que na maior parte das vezes, os afogamentos são acidentes rápidos e silenciosos. “Nem sempre temos um final feliz quando eventos como esses acontecem, por isso, a importância da prevenção dos mesmos”.
Dr. Altino enfatiza ainda que crianças devem sempre usar colete salva vidas quando estiverem próximos de piscinas, lagos, rios praias. E, mais importante, sempre deve haver um adulto supervisionando atentamente estas crianças quando estiverem brincando.
Destaque
Inclusão e literatura: Marli Schiefelbein Arruda lançou mais um livro com acessibilidade

Aos 14 dias do mês de abril, na Biblioteca Pública, às 14h e 30 minutos, durante a 20ª Feira do Livro de Santa Rosa, RS a autora local Marli Schiefelbein Arruda lançou mais um livro com acessibilidade. É o resultado do projeto de mesmo nome: “O detetive Ocy e o mistério do boné”. Financiado pelo Fundo Municipal de cultura, Secretaria de Educação e Cultura e Prefeitura Municipal de Santa Rosa.
O segundo objeto é um link e QR code de acesso a audiolivro, em parceria com o projeto Traças digitais, da Unijui, na coordenação de Anderson Amaral de Oliveira e Josei Fernandes que está disponível desde final de maio. As ações da contrapartida foram realizadas na APADEV, no Patronato Agrícola – Centro da Esperança e da Cidadania, na APADA (com palestra e atividade de incentivo a criação traduzida em libras pelas professoras; na ACISAP com doação para as Bibliotecas de Rua, doação para a Biblioteca Pública Olavo Bilac, para a EEE Básico Professor Joaquim José Felizardo – CIEP e para a Secretaria de Educação e Cultura de Santa Rosa entregar às escolas municipais e suas bibliotecas.
“Sou muito grata a todos que tornaram possível mais este projeto que cumpri com muita satisfação sendo agente de inclusão.. Que a comunidade, região…Faça bom proveito dele, fomentando o incluir, a acessibilidade, a leitura e todos os benefícios que ela traz”. Encerra Marli.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Inteligência Artificial, criação de nova disciplina para escolas municipais é proposta por Carlos Nasi

Na Sessão do dia 14/04/2025, o Vereador Carlos Alberto Marchioro Nasi (Progressistas) protocolou um Projeto de Lei para incorporar nova disciplina a grade curricular das escolas municipais de Santa Rosa, trata-se da disciplina Inteligência Artificial (I.A.).
Nasi salienta que o uso da Inteligência Artificial na formação de alunos os familiariza com tecnologias emergentes, preparando-os para um futuro no qual a habilidade de interagir com sistemas inteligentes será cada vez mais essencial.
O vereador lembra que o cenário educacional deve se manter em constante evolução. A Inteligência Artificial emerge como uma ferramenta poderosa para enriquecer a experiência de aprendizado, proporcionando benefícios significativos para alunos, educadores e instituições de ensino.
“Independentemente da profissão futura que os alunos irão escolher, a Inteligência Artificial será útil, porque estará presente em todos os setores, sendo assim essa uma experiência que irá ajudar os alunos a enxergar novas possibilidades profissionais” completa o vereador.
Destaque
Ação solidária com galetos neste sábado busca ajudar santa-rosense em tratamento pós-cirúrgico

No dia 14 de março, Fernando Schmidt passou por uma cirurgia de grande porte. O que todos esperavam ser um processo de recuperação difícil, mas administrável, acabou se tornando um verdadeiro desafio. “Nós sabíamos que a cicatrização não seria fácil, mas não imaginávamos que chegaria a esse ponto”, conta Fernando.
No início, os curativos eram simples — apenas gases e esparadrapo. No entanto, a intensa secreção fez com que o tratamento básico não fosse suficiente. Isso resultou em uma infecção, abertura dos pontos e, em pouco tempo, Fernando estava com um corte de mais de 30 centímetros aberto na perna.
Foi então que surgiu uma nova esperança: o Tratamento por Pressão Negativa (TPN), também conhecido como curativo a vácuo. “Nos primeiros sete dias, o curativo drenava cerca de 800ml de secreção por dia. Desde então, sigo com esse tratamento, que tem ajudado muito, mesmo que de forma bem gradativa”, explica.
Esse tipo de tratamento é relativamente novo na medicina e ainda não é coberto pelo SUS, o que significa que todos os custos precisam ser pagos de forma particular. Para seguir com a recuperação, Fernando e seus amigos o estão organizando uma ação solidária.
Ação com venda de galetos será neste sábado na Vigor
Neste sábado, será realizada uma venda de galetos na Vigor com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento. Os cartões estão à venda no Papa Burguer, na própria Vigor, ou diretamente com Fernando, pelo WhatsApp (55 9 9222-8665) e Instagram (@schmidt_com_schmidt).
“Tenho uma turma de amigos e familiares que estão me apoiando muito. Eles têm sido essenciais nas vendas e na organização. Algumas empresas da região também estão contribuindo para que tudo aconteça da melhor forma”, agradece Fernando. “Sou muito grato por todos!”, finaliza.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized6 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM