Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Defesa de Leandro Boldrini pede anulação do julgamento do Caso Bernardo – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Defesa de Leandro Boldrini pede anulação do julgamento do Caso Bernardo

Pável Bauken

Publicado

em



 

A defesa de Leandro Boldrini, condenado pela morte de seu filho, Bernardo Uglione, de 11 anos, espera que até o final deste ano seja julgado o recurso que pede a anulação do julgamento que o sentenciou a 33 anos e oito meses de prisão. As argumentações dos advogados de Boldrini vão desde questões técnicas até a sustentação de falta de provas na condenação, ocorrida no dia 15 de março, no Fórum de Três Passos. Além do pai da vítima, foram condenados em júri popular a madrasta Graciele Ugulini, a assistente social Edelvânia Wirganovicz e seu irmão Evandro Wirganovicz.

Um dos advogados de Leandro, Rodrigo Vares, afirma que, apesar de não haver previsão de data, a expetativa é de que o julgamento do recurso ocorra ainda em 2019. Ele explicou que o pedido foi baseado em questões de duas ordens. Do ponto de vista técnico, a defesa apontou que existem irregularidades que podem anular o júri e submeter seu cliente a um novo julgamento. Um dos apontamentos é com relação ao fato de que, durante seu depoimento, Boldrini foi orientado a parar de responder os questionamentos do promotor Ederson Vieira, que, no entanto, continuou fazendo perguntas. Os defensores, então, alegaram que a continuidade do interrogatório gerava constrangimento e prejudicava a avaliação do júri popular.

A defesa lembrou que, na ocasião, a juíza Sucilene Engler permitiu que o promotor continuasse questionando, o que teria resultado, por parte do Ministério Público (MP), em uma tentativa de infringir o direito constitucional ao silêncio. “Isso não pode ser interpretado em desfavor do acusado, só que, quando temos um julgamento feito por cidadãos que não são da área jurídica, a postura adotada pelo MP, informado que o réu não mais responderia, só tinha o propósito de criar embaraço e passar aos jurados a impressão de que quem cala consente”, afirmou Vares, ao citar que o pedido de anulação encontra precedentes em cortes superiores.

Os outros apontamentos são da ordem de fato. De acordo com advogado, a decisão que condenou Leandro Boldrini por ser mentor intelectual do crime não encontra respaldo na prova dos autos. Ele explicou que a acusação não era de que seu cliente era um pai omisso, mas de que havia planejado o crime, arregimentado e pago pessoas para executá-lo, o que, segundo ele, não foi comprovado. Ele citou, por exemplo, o depoimento de um perito arrolado pela defesa que afirmou que a receita de um medicamento Midalozam, injetado na vítima em superdosagem, não teria sido receitado com a assinatura de Boldrini. “Sustentamos que o conjunto de prova é, para não dizer inexistente, escasso.”

Após recorrer da decisão, os defensores apresentaram suas razões no dia 14 de junho. De acordo com o Tribunal de Justiça (TJ), os advogados de Graciele Ugulini e Edelvânia Wirganovicz ainda precisam apresentar as razões de suas apelações para que todos os pedidos sejam encaminhados para julgamento. Em seguida, o MP deve apresentar as contrarrazões.

Finalizado isto, o processo tem um rito de análise de todos os recursos até ser marcada uma data para julgamento. O Tribunal, então, pode acolher alguma das teses das defesas ou algum dos recursos do MP pleiteando aumento de penas, por exemplo. De acordo com o advogado de Boldrini, no caso de o julgamento ser anulado, o réu será submetido a novo júri e o Tribunal decide se ele aguarda em liberdade ou não.

Fonte Correio do Povo

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Previsão do tempo para o feriadão no Rio Grande do Sul

Reporter Plural

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de quase 1.030 hPa nesta sexta na foz do Prata (mapa) e que vai migrar para Leste do Uruguai no feriadão vai influenciar todo o feriadão de Finados no Rio Grande do Sul, deixando os dias amenos e com temperatura abaixo do que é o normal para esta época do ano.

As noites serão frias e quem estiver na Serra ou tiver a região serrana como destino terá que recorrer a um abrigo. Mesmo nas praias, onde a temperatura não cairá tanto pela influência marítima, o vento que vem do oceano trará sensação de frio à noite nos diferentes balneário.

As menores mínimas ocorrerão hoje e na segunda com a menor presença de nuvens, uma vez que no fim de semana se espera aumento da nebulosidade e até instabilidade.

Apesar do frio noturno, as tardes do fim de semana e também da segunda serão agradáveis. Não será um feriadão com tempo firme.

O sol aparece com nuvens no Estado nesta sexta, mas pode ter instabilidade muito isolada e fraca em parte do Rio Grande do Sul na segunda metade do dia.

Já o sábado terá sol com nuvens e períodos de nublado no Rio Grande do Sul. Deve chover no Norte gaúcho com risco de granizo isolado. Pode chover ou garoar de forma isolada ainda na Metade Leste.

O domingo até terá aberturas de sol, mas o dia registrará muita nebulosidade com chuva irregular em diversas regiões.

Na segunda-feira se espera que ar mais seco tome conta do Rio Grande do Sul, o que vai garantir um dia de tempo mais aberto e com sol.

 

 

METSUL FONTE

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Fumssar vai intensificar fiscalização no feriadão

Pável Bauken

Publicado

em



Aos poucos as atividades dos mais diversos setores vem sendo liberadas e a vida parece voltar gradativamente ao mais próximo da normalidade, mas mesmo assim, os cuidados com o Covid não devem ser deixados de lado.

Tendo em vista a proximidade do feriadão de Finados, a Fundação Municipal da Saúde vai intensificar a fiscalização em parques, praças e demais locais como os bares, por exemplo, frisando para que a população siga usando máscara e praticando os hábitos de higienização recomendados, uma vez que os casos no município tem aumentado nos últimos dias.

“Acredita-se também que muitos Santa-rosenses vão viajar e também vamos receber visitantes de outras cidades e isso é um detalhe que preocupa, pois as pessoas precisam manter os cuidados mínimos necessários, como distanciamento e higiene com álcool gel”, destaca o Presidente da FUMSSAR, Delcio Stefan.

O responsável pela Vigilância Sanitária, Jairo Beal, explica que as vistorias em bares e restaurantes serão intensificadas no final de semana e dispersões serão feitas em locais como o Tape Porã, que normalmente concentram grande público, ainda mais em dias quentes.

Em balneários, que recentemente foram abertos, serão verificados se os mesmos estão seguindo todos os protocolos de segurança exigidos. “Os casos estão aumentando e o que constatamos é que esse aumento não acontece onde há os protocolos sendo realizados e sim, em festas, nos encontros familiares, onde as pessoas não usam mais a máscara. As pessoas relaxaram e automaticamente os casos subiram”, frisou.

Na segunda-feira, será fiscalizado também os cemitérios que devem receber grande número de pessoas, já que é dia de Finados e momento de relembrar os entes queridos. “Vamos fiscalizar bastante para tentar reduzir o número de novos casos”, finalizou Beal.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Hospital Vida & Saúde renova certificação no Programa Alimento Seguro

Pável Bauken

Publicado

em



Desde 2015, o Hospital Vida & Saúde é certificado no Programa Alimento Seguro – PAS do SENAI, devido a implantação dos requisitos de Boas Práticas de Produção e Fabricação. Atualmente, no Estado, apenas o Hospital de Santa Rosa tem essa certificação renovada através do setor de Nutrição e Dietética, que é responsável pela alimentação de todos pacientes e acompanhantes.

Para a renovação, uma nova auditoria foi realizada neste ano. Além da Cozinha e copas de distribuição do Hospital Vida & Saúde, foram avaliadas também a Cozinha da Unidade Dom Bosco, Lactário (responsável pelo preparo de fórmulas lácteas e não lácteas) e o Banco de Leite Humano. De forma rigorosa e bem detalhista, foram avaliadas todas as etapas de Boas Práticas para garantir a entrega de um alimento seguro. Dentre os tópicos analisados estão o preparo, pré-preparo, controle de temperatura, controle de validades, compras, seleção de fornecedores, recebimento de mercadorias, armazenamento, rotulagem dos alimentos preparados, distribuição, além da infraestrutura.

A nutricionista responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética, Sabrina Dal Molin, explica a importância da alimentação exclusiva dos pacientes pelos produtos preparados na Instituição: “Para segurança do paciente sempre solicitamos que se alimente exclusivamente das refeições fornecidas pelo Hospital, durante a internação. Estas refeições possuem um controle rigoroso de tempo, temperatura e validade. A alimentação faz parte do tratamento, e é preciso dar uma atenção especial para ela”. De acordo com a Nutricionista, o objetivo principal desses cuidados é a entrega de um alimento com qualidade e segurança ao paciente.

Neste ano, o Setor contou com importantes modificações, com a ampliação de equipe de trabalho para atender a Unidade de Internação e UTI Coronavírus. Com intuito de assegurar a promoção, prevenção e recuperação nutricional dos pacientes, as nutricionistas têm realizado mensalmente atividades de educação nutricional nas Unidades de Internação com temas relacionados a alimentação saudável. Além disso, contemplando o trabalho de humanização, o Serviço de Nutrição e Dietética prepara um lanche especial funcional na data do aniversário de cada paciente, sempre respeitando a dieta pelo médico e/ou nutricionista.

“A padronização dos setores e a qualidade de cada serviço são essenciais dentro da Instituição, e o setor de Nutrição e Dietética é um exemplo neste sentido”, destacou o diretor de Infraestrutura do Hospital, Rodrigo Calixto, parabenizando o Setor pelo trabalho.

Para 2021, já há novas projeções voltadas ao aperfeiçoamento dos novos serviços e a manutenção constante dos demais. Além da Certificação, o grupo comemora também o alto índice de satisfação dos pacientes obtido na última pesquisa do Hospital. Divulgada no mês de junho, a pesquisa apontou um índice de satisfação de 96,92% – acima da média estabelecida pela Instituição, que é de 95%.

“Os resultados obtidos pelo setor de Nutrição e Dietética refletem um trabalho de muita dedicação e aperfeiçoamento da equipe, sempre primando pela atenção, carinho e cuidado ao paciente”, destacou a diretora-geral, Vanderli de Barros.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×