Saúde
De quanta água você realmente precisa? Cai o mito de beber 2 litros por dia

Beber água é importante para manter o corpo hidratado e funcionando bem. A maioria das recomendações de saúde e bem-estar afirma que as pessoas devem beber dois litros de água por dia. Os supostos benefícios desse consumo são aparentemente infinitos — desde a melhoria da memória e da saúde mental ao aumento da energia e uma aparência melhor.
Entretanto, uma série de evidências recentes começa a questionar essa orientação.
Quais são os benefícios de beber muita água?
Cerca de 70% da composição do corpo humano é água. Sendo assim, manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionando do organismo. De acordo com o nefrologista Joel Topf, professor clínico assistente de medicina na Oakland University em Michiga, em entrevista do The New York Times, a água é uma opção nutricionalmente melhor do que outras como suco e refrigerante. Mas quando se trata de hidratação, ela não precisa ser exclusiva. Pode-se recorrer ao café, leite, chá, entre outras.
Beber água e outros líquidos ajuda a:
- Regular a temperatura corporal;
- Desintoxicar o corpo;
- Absorver nutrientes provenientes de outros alimentos;
- Hidratar a pele e evitar o surgimento de acne;
- Combater a retenção de líquido;
- Prevenir o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais;
- Melhorar a circulação sanguínea;
- Melhorar a digestão.
Qual é a forma correta de beber água?
Embora as principais recomendações digam para ingerir dois litros de água por dia, há estudos que sugerem que essa quantidade é excessiva para a maioria das pessoas. Neste caso, de 1,5 a 1,8 litros por dia, seria suficiente.
Qual o máximo de litros de água por dia?
É importante ressaltar que se pouca água faz mal, muita também faz. Sim, é possível “beber água demais”. Isso acontece porque uma ingestão além da que os rins podem excretar, dilui os eletrólitos do sangue. Em casos brandos, isso causa mal estar. No caso mais extremo, beber uma quantidade excessiva de água em um curto período pode levar a uma condição chamada hiponatremia ou “intoxicação por água”.
Se os níveis de sódio no sangue ficarem muito baixos, pode haver um inchaço do cérebro e problemas neurológicos como convulsões, coma ou até morte. Em 2007, uma mulher de 28 anos morreu de hiponatremia após supostamente beber quase dois galões de água durante três horas enquanto participava de um concurso que desafiava as pessoas a beber água e urinar o menos possível. A condição pode ser mais comum entre os praticantes de exercícios físicos.
Qual é o melhor horário para beber água?
Não existe uma hora ideal para beber água. Especialistas recomendam fazê-lo sempre que estiver com sede. Entretanto, há alguns momentos do dia em que fazer isso pode trazer benefícios adicionais. Por exemplo, tomar um copo de água logo pela manhã pode facilitar a manutenção de hábitos saudáveis e aumentar a ingestão diária de água.
Destaque
Dengue em Santa Rosa: Boletim registra 5 confirmações e 26 casos em investigação

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) divulgou, nesta terça-feira (11), um novo boletim epidemiológico sobre a situação da dengue no município. De acordo com os dados atualizados, foram notificados 82 casos da doença, dos quais 5 foram confirmados, 51 descartados e 26 seguem em investigação. Não há registros de óbitos.
As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção para conter a prevenção do Aedes aegypti, transmissor da dengue. A recomendação é eliminar possíveis criadores de mosquitos, como recipientes com água parada, manter caixas d’água vedadas e descartar corretamente lixo e entulhos.
A população deve ficar atenta aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele e cansaço extremo. Em caso de suspeita de doença, é fundamental procurar atendimento médico imediato.
A Fumssar segue monitorando a situação e intensificando as ações de combate ao mosquito.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Hospital Vida & Saúde anuncia novo gerente para a UPA de Santa Rosa

O Hospital Vida & Saúde (HVS), de Santa Rosa, anunciou nesta segunda-feira (10) uma mudança na gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O enfermeiro Paulo Cesar Pich foi nomeado como novo gerente, substituindo Silvano Cervo, que agora assume a gestão do Núcleo Interno de Regulação.
Com duas décadas de atuação no HVS, Pich desempenhou suas funções na Unidade Dom Bosco, onde também estão sendo mudanças significativas. Agora, ele passou a liderar uma equipe de 150 profissionais da UPA, um contingente superior a muitos hospitais do interior do Estado.
Sua experiência na área de urgência é um dos pontos fortes de sua trajetória. Pich foi o primeiro enfermeiro a chefiar o antigo Pronto Socorro, onde acumulou conhecimento no atendimento emergencial.
A mudança reforça o compromisso do hospital com a qualificação dos serviços prestados à comunidade.
[mailpoet_form id="1"]Saúde
Internado há três semanas, Papa Francisco tem noite tranquila no hospital

A Vatican News, agência de notícias da Santa Sé, informou nesta sexta-feira (7) que o Papa Francisco “teve uma noite tranquila e acordou pouco depois das 8h da manhã, horário local”.
Na quinta-feira (6), a condição do Papa Francisco permaneceu estável, sem “nenhum episódio de insuficiência respiratória”.
Por isso, a assessoria do Vaticano declarou que “dada a estabilidade de sua condição clínica, o próximo boletim médico será emitido no sábado (8)”. No entanto, a Sala de Imprensa continuará a fornecer breves atualizações sobre o pontífice.
Hospitalizado há três semanas, o líder da Igreja Católica enfrenta uma pneumonia dupla, condição que infecciona os dois pulmões, pode inflamá-los e deixá-los com cicatrizes, dificultando a respiração.
Durante a quinta-feira, Francisco continuou com a “fisioterapia respiratória e motora com efeitos benéficos” e não teve febre. Ele também alternou entre descanso e trabalho.
Antes do início do Rosário noturno realizado na Praça de São Pedro, o papa enviou uma mensagem de áudio.
Nela expressou sincera gratidão por todas as orações e amostras de proximidade que recebeu. Ele estendeu uma bênção a todos e lembrou que os está acompanhando do hospital.
Francisco não foi visto em público desde que entrou no hospital, sua mais longa ausência desde que seu papado começou há 12 anos. Os médicos não disseram quanto tempo o tratamento pode durar.
Conhecido por trabalhar até a exaustão, o pontífice continuou com suas obrigações no hospital.
O pontífice passou por vários episódios de problemas de saúde nos últimos dois anos e é propenso a infecções pulmonares porque teve pleurisia quando jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.
Fonte: O Sul.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM