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Curso de Medicina da PUCRS é o segundo melhor do Brasil, segundo MEC; veja o ranking

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Medicina da PUCRS já havia ficado em primeiro lugar no RS no CPC de 2017 Bruno Todeschini / Divulgação PUCRS


 

Conceito avalia desempenho do aluno, formação de professores, infraestrutura das instituições, entre outros indicadores

 

O curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) é o segundo melhor do país, conforme a avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) referente a 2019 e divulgado nesta quarta-feira (9).

A graduação da PUCRS alcançou 4,11 pontos em uma escala que vai de 1 a 5. O melhor curso de Medicina no Brasil é da Universidade de Franca (Unifran), na cidade de Franca, interior de São Paulo, com nota de 4,17. Foram analisadas 232 graduações da área.

Depois da PUCRS, estão as graduações da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, e do Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica), em Goiás – veja a lista a seguir.

No Rio Grande do Sul, em segundo lugar ficou a Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e, em terceiro, a Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na avaliação de 2017, referente ao ano anterior, a PUCRS já havia ficado em primeiro lugar no Estado, mas em 18º em nível nacional.

O bom desempenho do curso é explicado pela qualificação dos professores, pela integração dos alunos da graduação com residentes e pós-graduandos e pela alta carga horária prática, afirma o decano da Escola de Medicina da PUCRS, Leonardo Pinto.

A gente considera muito importante a integração dos alunos de graduação com os da residência e do mestrado e doutorado. Isso estimula quem está na graduação a participar de projetos de pesquisa. O currículo também teve alguns aprimoramentos, aumentou a carga horária prática e algumas disciplinas foram integradas. E acho importante destacar os campi de prática do São Lucas e da unidade de saúde da Vila Fátima, onde os professores atendem com os alunos — afirma o decano.

Para além da nota específica, cada curso é classificado com um conceito, que pode ser 1, 2, 3 (a média), 4 ou 5. Nenhum curso gaúcho de Medicina ficou com conceito abaixo da média.

Analistas ressalvam que a baixa presença de grandes universidades públicas entre as melhores notas do CPC pode ocorrer porque a avaliação leva em conta a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o que pode mudar o resultado da instituição conforme a adesão dos formandos à prova.

Historicamente, em universidades públicas, estudantes prestam menos o Enade, enquanto que, nas privadas, as instituições incentivam os alunos a tomar parte justamente para figurar entre as melhores graduações do país.

Algumas universidades privadas investem na preparação para o Enade e estimulam os alunos a participar porque isso é importante para o prestígio do curso — reflete Pinto.

Segundo o médico Sandro Schreiber de Oliveira, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), o bom resultado de instituições menos tradicionais em nível nacional (veja a lista a seguir) também pode ser explicado em parte porque universidades jovens costumam ter maior facilidade em adaptar o ensino às novas diretrizes curriculares da área.

Quando olhamos para os cursos de Medicina, não é infrequente que as pequenas universidades se adequem às diretrizes curriculares mais rapidamente do que as mais antigas, que podem ter um peso histórico que dificulte mudanças. Além disso, nessas avaliações também conta o desempenho do estudante, e pode haver um ótimo estudante de uma pequena faculdade — afirma o vice-presidente da Abem.

O CPC é um indicador de qualidade que avalia diferentes cursos de graduação todos os anos. O cálculo leva em conta o desempenho dos estudantes no Enade, a formação dos professores, a infraestrutura, os recursos pedagógicos oferecidos pelas instituições e a percepção dos alunos sobre o ensino.

As notas que mais pesam são o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa a expectativa sobre os estudantes e sua performance ao longo da graduação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Enade, e a proporção de professores mestres e doutores em cada curso.

Quem produz o CPC é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), braço do MEC dedicado a análises estatísticas educacionais.

Na edição deste ano, o CPC analisou também Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Zootecnia e cursos técnicos.

 

As notas dos cursos de Medicina do RS avaliados pelo MEC em 2019

PUCRS: 4,11 (conceito 5)
UFCSPA: 3,66 (conceito 4)
UFRGS: 3,49 (conceito 4)
Univates: 3,47 (conceito 4)
UFPel: 3,44 (conceito 4)
Unisc: 3,33 (conceito 4)
UFSM: 3,16 (conceito 4)
UPF: 3,1457 (conceito 4)
UCS: 2,91 (conceito 3)
Furg: 2,80 (conceito 3)
UFFS: 2,75 (conceito 3)
UCPel: 2,67 (conceito 3)
Ulbra: 2,66 (conceito 3)

 

As notas mais altas de Medicina de todo o país em 2019

Universidade de Franca (Unifran): 4,17 (conceito 5)
PUCRS: 4,11 (conceito 5)
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG): 4,02 (conceito 5)
Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica): 3,98 (conceito 5)
Universidade Nove de Julho (Uninove): 3,94 (conceito 4)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): 3,93 (conceito 4)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 3,84 (conceito 4)
Universidade de Vassouras: 3,82 (conceito 4)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): 3,81 (conceito 4)
Centro Universitário de Maringá (Unicesumar): 3,79 (conceito 4)

 

 

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Ensino

IFFar oferta 50 vagas para curso gratuito de Introdução à Eletrônica Digital

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O IFFar – Campus Santa Rosa, por meio do Edital nº 89/2021, abre inscrições para o curso de extensão gratuito Introdução à Eletrônica Digital, na modalidade a distância.

O curso objetiva apresentar aos participantes os conceitos básicos de eletrônica digital, sistemas de numeração e portas lógicas. A formação obtida neste curso possibilitará a evolução nos estudos em direção a novas formações voltadas à programação de microcontroladores, automação residencial e industrial, manutenção de equipamentos eletroeletrônicos, entre outros.

São oferecidas 50 vagas. As inscrições ocorrem até 09 de junho. A seleção será realizada por meio de ordem de inscrição, classificando automaticamente os primeiros inscritos.

Para se inscrever, o candidato precisa preencher o formulário on-line, através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU5HpA18Krw4YS9CivsyKanU0NzW17xrXy4G9JKgCi3LuGXQ/viewform

O curso é gratuito e tem carga horária de 40 horas, com aulas síncronas, às 19h, e assíncronas. O participante que obtiver 80% de frequência terá direito a um certificado de participação.

A previsão para o início das aulas é dia 10 de junho. Mais informações através do e-mail: [email protected]

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Ensino

Ministro da Educação diz em rede social que o Enem 2021 será realizado nos dias 21 e 28 de novembro

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O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse no Twitter que a edição 2021 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), impressa e digital, será realizada nos dias 21 e 28 de novembro.

 

A inscrição para a prova, segundo o ministro, ocorrerá entre 30 de junho e 14 de julho. Ele afirma que os editais com as principais informações sobre a prova serão publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana.

“Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, disse Ribeiro em um post.

“A segurança e a isonomia do Enem serão sempre mantidas pelo Inep e pelo MEC”, afirmou o ministro em uma segunda postagem. A edição de 2020 passou por problemas como o adiamento do exame, devido à pandemia, salas lotadas em que alunos foram barrados para que fosse possível manter o distanciamento social, e suspensão da aplicação no Amazonas e cidades de Rondônia, devido à alta de casos da pandemia.

Na última edição, 5,7 milhões de candidatos estavam confirmados para fazer a prova do Enem. A abstenção foi recorde: mais da metade (55,3%) não compareceu.

Corrida contra o tempo

O possível adiamento para 2022 chegou a ser confirmado pela presidente do Conselho Nacional de Educação. No mesmo dia, documentos internos mostraram que a avaliação estava marcada para 16 e 23 de janeiro de 2022 com o uso de termos como “ratifica” e “datas definidas”. Milton Ribeiro afirmou depois que eram apenas “conversas de bastidores”.

O governo terá que correr para cumprir os prazos de elaboração das provas para a realização nesses dois dias de novembro. Pessoas familiarizadas com o processo de organização do Enem disseram em meados de maio que o prazo é “apertado” ou até “impossível” de ser cumprido.

Também ressaltam que, caso as etapas de impressão e distribuição das provas sejam aceleradas para garantir a realização em 2021, é possível que haja comprometimento da qualidade e segurança.

Falta uma definição mais clara do orçamento: por enquanto, há R$ 200 milhões para cumprir a etapa do planejamento, o que não inclui a aplicação da prova. Entre as metas globais para o ano do Inep, a aplicação do exame não estava prevista.

Em 2020, para se ter uma ideia, esse edital foi publicado no “Diário Oficial da União” em 22 de abril, e as inscrições ocorreram de 11 a 22 de maio. Ainda se planejava aplicar inicialmente o Enem em 1º e 8 de novembro de 2020.

A definição do cronograma do Enem interfere em diversas outras agendas. Em 2020, o adiamento do exame, de novembro para janeiro deste ano, atrasou o calendário do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

A divulgação dos jovens aprovados saiu depois que o semestre nas universidades já estava em andamento. Também prejudicou quem queria se inscrever no Prouni e Fies, programas de acesso ao ensino superior, que tiveram inscrições abertas antes da divulgação das notas do Enem.

Enem digital

O Enem digital, que teve a primeira aplicação na edição de 2020, com 96 mil inscritos, ainda não teve a definição de quantas vagas serão oferecidas para esta modalidade neste ano.

Quando anunciou a prova em computadores, o MEC estimava elevar o número de inscritos ano a ano, até tornar o Enem 100% digital em 2026. Caso o governo anuncie mais vagas para as provas digitais, será preciso levantar locais para aplicá-las. As provas digitais do Enem não são feitas na casa dos estudantes. Elas são aplicadas em computadores localizados em salas de aplicação, sem conexão à internet.

 

FONTE: O Sul

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Ensino

Colégio Dom Bosco completa 61 anos em Santa Rosa

A data foi marcada por momentos especiais ao longo da semana

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Para responder a um anseio por uma educação/ensino de qualidade, entremeada de valores humanos, sociais e espirituais, os salesianos chegaram a Santa Rosa em 1960. A programação para celebrar as mais de seis décadas de história começaram no fim de semana.

As comemorações para os 61 anos do Colégio Dom Bosco tiveram início com uma missa no sábado (22). A celebração especial contou com a coroação da Nossa Senhora Auxiliadora, que tem o seu dia na mesma data do aniversário do Colégio, 24 de maio. No domingo, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, foi realizada uma carreata, marcada pela presença de diversas famílias e benção nos carros.

Na segunda-feira (24), data de aniversário da escola, foi realizada uma celebração on-line com os alunos. Nesse momento, foram feitas diversas homenagens para a instituição de ensino e para todos que fazem parte dessa história. Uma homenagem especial foi realizada para o exímio professor de Química Omar Kohler, que acompanhou a construção do Dom Bosco desde o seu início.

Com as crianças, da tarde, foi feito um passeio on-line pela escola apresentado pelos alunos da primeira série. Para finalizar o dia de comemorações, ocorreu a Live de Adoração do Santíssimo, que possibilitou a união em uma corrente de oração. Para a Diretora Executiva do Colégio Dom Bosco, Ieda Gruber, “o aniversário busca rememorar a história do Dom Bosco e homenagear todos que fazem parte dessa escola que oferece uma educação salesiana que educa, evangeliza e transforma”.

A atuação da escola na cidade de Santa Rosa teve início no ano de 1960 e após tantos anos de inovação e trabalho para uma educação de excelência, o colégio continua a crescer. Já o Padre Diretor, Arcangelo Deretti, declarou que esse aniversário é a marca de muita história, “São 61 anos de escola, de ensino, de aprendizagens, de corredores e pátio, de salas de aulas e quadras esportivas, de valores morais e religiosos que tem nos muitos ex-alunos os frutos da competência, do profissionalismo e dedicação aos diversos trabalhos e profissões, verdadeiros empreendedores para o bem pessoal, familiar e social; verdadeiros cidadãos que cuidam da cidade, e verdadeiros cristãos que zelam pela vida, pelo bem espiritual pessoal e familiar”.

Atualmente, o Colégio Dom Bosco tem 730 alunos em 34 turmas, da educação infantil ao ensino médio. Os próximos desafios do colégio estão nas adaptações para a Base Nacional Comum Curricular e para atendar as novas demandas da educação. A pedagogia do Sistema Preventivo de Dom Bosco busca promover homens e mulheres entusiastas pela vida. O tripé Razão-Religião-Coração faz a unidade da pessoa das ciências e das relações humanas. Com esses princípios cada um vai se tornando um cidadão de bem, participativo e colaborativo, e um cristão compenetrado dos valores da justiça e da paz.

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