Agro
Cultivo de flores é alternativa de renda e de bem-estar para produtores da região de Santa Rosa
Produtores da região de Santa Rosa que aderiram ao Projeto Flores para Todos têm colhido mais uma oportunidade de geração de renda e promoção do bem-estar no meio rural. Entre os assistidos está a agricultora Líria Fonseca, da localidade de Ilha Grande, interior de Santo Ângelo, que nos próximos dias inicia a colheita das flores de statice cultivadas no mês de junho. Além dela, produtores dos municípios de Campina das Missões e de Santa Rosa também representam a região na 13ª fase do Projeto, coordenado pela Equipe Phenoglad, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Emater/RS-Ascar, que desenvolve atividades de floricultura vinculadas à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Diante dos resultados positivos obtidos, Líria ampliou o cultivo de 40 mudas de statice do ano passado para 234 em 2024. A produção é comercializada diretamente aos consumidores, que podem realizar sua encomenda diretamente com a agricultora. A extensionista da Emater/RS-Ascar de Santo Ângelo Márcia Dezen, que assessora o cultivo, explica que com a adoção de manejo de solo e água e tutoramento adequados, cada muda pode produzir até 30 hastes florais. A statice se destaca pela sua durabilidade e versatilidade, podendo ser usada de diferentes formas, em buquês e espaços decorativos, além de poder ser comercializada tanto em arranjos frescos quanto secos, ampliando o acesso a mercados.
Além da statice, a produtora também está preparando os canteiros para o cultivo de girassol ornamental, outra espécie de flor que integra o Projeto. A colheita ocorre em aproximadamente 60 dias após a implantação.
Desde o início do Flores para Todos até setembro de 2024, o Projeto já abrangeu 404 famílias rurais e 71 escolas do campo em 21 estados brasileiros.
Agro
Sicredi União RS/ES reforça apoio aos Hortigranjeiros 2025
O Sicredi União RS/ES, parceiro de longa data dos Hortigranjeiros, reafirmou seu compromisso com o evento em uma reunião realizada nesta segunda-feira (14/10). O encontro contou com a presença do presidente do Sicredi União RS/ES, Sidnei Strejevitch, e dos representantes dos Hortigranjeiros, a presidente Ester Seide e o vice-presidente Luís Carlos Frey, além de outros membros das duas instituições.
Durante a reunião, foi confirmada a continuidade da parceria, que já é tradicional e que, em 2025, possibilitará que mais de 150 mil visitantes tenham a oportunidade de vivenciar experiências únicas durante uma feira. A cooperação fortalece a missão de ambos os lados, promovendo o desenvolvimento regional e a valorização da comunidade local.
O princípio do cooperativismo, que preza pelo interesse coletivo e pela prosperidade da comunidade, norteia essa parceria, refletindo em ganhos sociais e econômicos para toda a região. Além disso, o apoio do Sicredi União RS/ES contribui para que os Hortigranjeiros continuem a se firmar como um dos principais eventos da Região Noroeste, destacando-se pela inovação tecnológica e pelas propostas diferenciadas que oferecem aos seus visitantes.
Com a confirmação desta parceria, os preparativos para os Hortigranjeiros 2025 ganham ainda mais força, prometendo uma edição repleta de oportunidades para produtores, expositores e o público em geral.
[mailpoet_form id="1"]Agro
Safra de trigo no Rio Grande do Sul deverá ultrapassar 4 milhões de toneladas
Agro
Grandes personalidades do agronegócio estarão no “Painel do Centenário da Soja”
Grandes autoridades e personalidades do agronegócio nacional estão com presença confirmada no “Painel do Centenário da Soja”, que acontecerá de 02 a 06 de dezembro, durante a Fenasoja 2024. Programação integra as comemorações do centenário do plantio da soja no Brasil, que ocorrerão durante a Feira Nacional da Soja.
Entre os nomes está Aurélio Pavinatto- CEO SLC (dia 02/12), Silvia Massruhá-presidente Nacional da Embrapa (03/12), na quarta-feira (04/12) o Cooperativismo será destacado na programação com nomes relacionados ao setor, através de uma parceria da Sicredi, Cooperluz, Cotrirosa, Cresol e Coopermil. Já na quinta-feira (05/12), o painel será com Francisco Turra presidente Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetai. Os debates acontecerão de segunda a sexta-feira, das 08 às 10h da manhã, no auditório central do parque de exposições.
O centenário da soja no Brasil será a grande comemoração da Fenasoja 2024, marcada para ocorrer de 29 de novembro a 08 de dezembro, no Parque de Exposições de Santa Rosa.
Programação do Painel do Centenário da Soja
SEGUNDA-FEIRA 02/12- 8h30min- Futuro da Soja no Brasil e no Mundo. Convidado: Aurélio Pavinatto – CEO da SLC Agrícola.
TERÇA-FEIRA 03/12- 8h30min – Futuro da Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Soja. Convidada: Sílvia Massruhá – Presidente Nacional da EMBRAPA.
QUARTA-FEIRA 04/12- 8h30min – O Futuro do Cooperativismo” Convidados: SICREDI, CRESOL, COOPERMIL, COTRIROSA, COOPERLUZ.
QUINTA-FEIRA 05/12- 8h30min – A Importância e a Sustentabilidade dos Biocombustíveis na Cadeia da Soja . Convidado: Francisco Turra – Ex-ministro da Agricultura e Presidente da APROBIO.
SEXTA-FEIRA 06/12 8h30min – Papel da TECNOPUC no Berço Nacional da Soja e Região Noroeste do RS. Convidado: Luís Humberto M. Villwock – Head Celeiro AgroHub/TECNOPUC.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM