CPI de Brumadinho aprova relatório que indicia 22 pessoas por tragédia – Portal Plural
Connect with us

Geral

CPI de Brumadinho aprova relatório que indicia 22 pessoas por tragédia

Publicado

em



 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a tragédia em Brumadinho (MG) aprovou nesta terça-feira (5) o indiciamento da mineradora Vale, da companhia alemã Tüv Süd e de mais 22 pessoas das duas empresas por homicídio doloso, lesão corporal dolosa e poluição ambiental por rejeitos minerais com sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente, além de destruição de área florestal considerada de preservação permanente.

O relatório foi apresentado na terça-feira passada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), mas só foi votado hoje, dando mais tempo para os parlamentares analisarem o documento final. Com mais de 600 páginas, o texto reúne informações sobre o rompimento da barragem em 25 de janeiro deste ano. Nenhuma mudança foi proposta pelos deputados.

“A Vale e a Tüv agiram em conluio que levou a um crime grave de corrupção empresarial, desacato ao meio ambiente, destruição ambiental séria e vidas que se perderam. Essas duas empresas e as pessoas que poderiam evitar isso não o fizeram e, por isso, fizemos os 22 indiciamentos de pessoas físicas e indiciamento das duas empresas”, argumentou Rogério Correia.

Para o relator, os crimes estão tipificados no Código Penal, na Lei de Crimes Ambientais, na Lei Anticorrupção e na Lei de Improbidade Administrativa. As penas previstas são de reclusão e detenção de prazos variados. O deputado ressaltou que 29 estudos já apontavam o baixo fator de segurança da barragem desde 2014. Esses documentos mencionam problemas ligados a licenciamento, monitoramento e plano de emergência.

“Colocamos no relatório o que é o lucro da Vale, que neste semestre, foi de R$ 6,5 bilhões depois do acontecido. Ou seja, ela extrai menos minério, mas aumenta o lucro porque o preço do minério cresceu. Com isso, fica parecendo que o crime compensa”, disse o parlamentar.

Segundo último balanço do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, foram contabilizadas 249 mortes em decorrência da tragédia. Oficialmente, 21 pessoas permanecem desaparecidas.

Inconsistências

Nesta terça-feira também foi divulgado o relatório final elaborado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) com 194 páginas. O documento aponta ao menos cinco inconsistências entre as informações prestadas pela empresa Vale ao longo de 2018 e a situação verificada pela agência após a tragédia em Brumadinho. A ANM emitiu 24 autuações à Vale e vai encaminhar o relatório à Polícia Federal, à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (MPF).

CP
Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Nerison Paveglio assume a presidência do SIMMME.SR

Publicado

em



Associados do SIMMME.SR – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Rosa elegeram e empossaram na terça-feira (21) o empresário Nerison Antonio Paveglio para presidir o Sindicato Patronal. A gestão será de dois anos.

Nerison é diretor da Metalúrgica Industrial Ltda e já presidiu a entidade na gestão 2006/2008. Atualmente, também ocupa um cargo na FIERGS, como diretor. Ele substituirá o empresário Nestor Neitzke, que estava à frente da entidade que representa as Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico dos municípios de Santa Rosa, Giruá, Horizontina, Santo Cristo, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.

A diretoria completa ficou assim constituída: Presidente: Nerison Antônio Paveglio; Vice-presidente: Júlio César Weschenfelder; 1º Secretário: Rosnei Silveira; 2º Secretário: Darci de Godoy; 1º Tesoureiro: Moacir Maronez; 2º Tesoureiro: Édio Antônio Papalia. CONSELHO FISCAL – EFETIVOS: Irálcio José Motta Amorim, Moacir Antônio Locatelli e Nerci Linck. CONSELHO FISCAL – SUPLENTES: Nestor Neitzke, José Finkler e Sidnei Aquino Vargas.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

87 anos: dia de agradecimento no Vida & Saúde

Publicado

em



No dia em que completou 87 anos, o Hospital Vida & Saúde marcou a passagem desta data com a entrega de rosas brancas. Símbolo de paz e pureza, as rosas tornaram o momento especial, presenteando pacientes, acompanhantes e funcionários que estiveram na Instituição ao longo da segunda-feira (27).

Com altas taxas de ocupação, o Hospital Vida & Saúde optou por suspender a programação especial de aniversário deste ano. “Nossa celebração foi voltada ao agradecimento a todos os profissionais que fazem o dia a dia desta Casa de Saúde e principalmente, à comunidade que é a razão deste trabalho”, destacou a diretora-geral Vanderli de Barros.

Em vídeo lançado pela Instituição, o Hospital destacou a importância dos mais de 1.500 profissionais que trabalham para salvar vidas na Instituição e de uma história “A caminho dos 90 anos”. “Celebramos esta data lembrando que nosso desafio é continuar promovendo um atendimento de qualidade para a comunidade, com humanização e segurança aos nossos pacientes”, finalizou o presidente do Hospital, Rubens Zamberlan.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Rufino pede providências para evitar alagamentos na Rua Castro Alves

Publicado

em



O vereador Rafael Rufino (MDB) encaminhou à prefeitura de Santa Rosa, na sessão plenária de segunda-feira (27), dois pedidos de providências, nos quais solicita a elaboração de um projeto técnico e a execução de rede pluvial adequada ao saneamento da Rua Castro Alves, além do alargamento da galeria pluvial e o desassoreamento da sanga que atravessa a rua localizada na Vila Balneária. As medidas buscam resolver os alagamentos que vêm assolando a comunidade.

A Rua Castro Alves, na Vila Balneária, tem sofrido com enxurradas em dias de chuvas mais intensas, como a ocorrida na semana passada (21), e seus moradores procuraram o vereador pedindo ajuda. Acontece que o número de bocas de lobo na localidade é baixo e não têm conseguido dar vazão ao volume de água que se acumula. Para resolver o problema, Rufino pede que o o Município providencie o imediato alargamento da galeria pluvial na localidade, com o aumento do diâmetro da tubulação, e que seja instalada rede pluvial adequada ao saneamento da rua, interligando a mesma desde a Rua Manoel Ferreira Brandão Filho.

Rufino ainda solicitou que seja providenciado o desassoreamento da sanga que atravessa a Rua Castro Alves, para que esta consiga suportar um maior volume de águas da chuva e para que não invada mais as propriedades da localidade. O problema tem causado prejuízos patrimoniais, financeiros e emocionais para quem vive na região, colocando até mesmo suas vidas em risco, por isso, Rafael solicitou urgência na resolução da demanda.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×