Cozinha experimental oferece oficinas culinárias gratuitas no 33º Hortigranjeiros – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Cozinha experimental oferece oficinas culinárias gratuitas no 33º Hortigranjeiros

Publicado

em



 

A abertura oficial da Cozinha Experimental do Hortigranjeiros, nesta quarta-feira (09/10), oportuniza aos visitantes conhecer diversas receitas com produtos típicos da região, que contribuem com a segurança e a soberania alimentar das famílias locais. Oficinas culinárias gratuitas são oferecidas diariamente no 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, em Santa Rosa, e os participantes podem levar para casa a coletânea de receitas práticas e saudáveis disponíveis no livro “Inove e Transforme: Sua Cozinha, um Laboratório de Delícias”.

Segundo a Coordenadora da Comissão de Uso e Aproveitamento de Hortigranjeiros, extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, compartilhar receitas saudáveis, práticas e preparadas com ingredientes que podem ser encontrados facilmente nas propriedades rurais e feiras de produtores é um dos objetivos principais da elaboração do livro de receitas. “As oficinas se aproximam da proposta do Programa Regional de Segurança e Soberania Alimentar, que é realizado ao longo do ano, permitindo que milhares de pessoas conheçam na região tecnologias e diferentes formas de produção de alimentos para autoconsumo”, destaca Vanessa.

As páginas deste livro retratam receitas do cotidiano de famílias de agricultores de nossa região e que serão preparadas durante as oficinas culinárias que acontecem diariamente, neste espaço, durante a feira. A Cozinha Experimental do Hortigranjeiros é resultado de uma parceria entre Emater/RS-Ascar, Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres do município de Santa Rosa, Coopermil e Comissão Central do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. “Eu participo da feira desde que a Cozinha era debaixo de lonas, essa história evoluiu muito, e estou muito feliz em estar aqui e poder disseminar a importância da alimentação saudável e equilibrada a um número tão grande de pessoas”, destaca Glotilde Bao, educadora social da Coopermil. Também é parceira, a Sociedade Educacional Três de Maio, Setrem, que disponibiliza micro-hortaliças e flores comestíveis para as oficinas.

A novidade deste ano é a realização de atividades da Semana Acadêmica do Eixo de Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, campus Santa Rosa, durante a noite, de quarta a sexta-feira, onde serão apresentadas oficinas culinárias de cookies com farinha de casca de laranja, nuggets com carne suína e petisco sem glúten e lactose.

Diante da organização do espaço, o gerente regional da Emater/RS-Ascar parabenizou a todos os parceiros envolvidos que assumiram o compromisso de levar informações que contribuam com a qualidade de vida da comunidade.

O Prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, fez a leitura de trecho da crônica “De Aromas, Sabores e Memórias”, que abre o livro oficial da Cozinha, de autoria do escritor Gerson Miguel Lauermann. Com isso, reiterou as memórias afetivas e a cultura local resgatadas com as atrações da Cozinha Experimental do Hortigranjeiros.

Cronograma de Oficinas

Quinta-feira
11h – Requeijão Cremoso e Ambrosia
14h, 15h e 16h – Bolo de Pote e Salada de Pote
19h – Nuggets com carne suína

Sexta-feira
11h, 14h, 15h e 16h – Tapioca e salada de frutas com flores comestíveis
19h – Petisco sem glúten e zero lactose

Sábado
11h – Tortinhas de batata-doce, espinafre e laranja
14h – Empada de legumes com abacaxi
15h – Bolo de Laranja e Aveia e Açúcar Mascavo

Domingo
11h – Bala de Goma de Batata-doce
14h – Salgadinhos Fit de Batata-Doce
15h – Salgadinhos de Batata-Doce

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vereadora Márcia volta a cobrar calçadas para a Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro

Publicado

em



Preocupada com a situação do passeio público localizado na frente e nas laterais da Unidade Básica de Saúde da Vila Cruzeiro do Sul que ainda não foi feito, a vereadora Márcia Carvalho (PT) voltou a protocolar pedido de informações sobre o caso à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa.

Em junho do ano passado, a vereadora já havia solicitado informações sobre a obra à Prefeitura. Na oportunidade, obteve como resposta a notícia de que havia sido aberto um processo administrativo sob nº 2005/2020, o qual seria licitado e executado com recursos do Orçamento 2021. No entanto, há poucos meses do final deste ano sem nenhum progresso neste sentido, Márcia quer saber qual o andamento do processo, o valor reservado, a previsão de execução, além de obter cópia da licitação para a obra.

A preocupação da vereadora se deve ao fato de que a má situação do local, em dias de chuva, obriga as pessoas a utilizarem a rua para poder ter acesso à Unidade de Saúde “Aquela área fica coberta de água e barro, impossibilitando o trânsito de pessoas. Isso põe em risco a segurança dos pedestres, que ficam expostos aos carros que passam na rua”, detalha Márcia. Ela lembra ainda que a ausência do passeio impossibilita o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência. “Não há como essas pessoas com deficiência chegarem a esta Unidade de Saúde em condições dignas”, frisou.

Desde 2017, Márcia vem cobrando da Prefeitura a construção do passeio na Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro. No ano seguinte, ela chegou a protocolar dois requerimentos neste sentido. Até 2021, quando obteve a resposta do Executivo. “Não é mais possível que se empurre com a barriga a realização desta obra quando a Prefeitura nos responde que há uma licitação. Se existe de fato, queremos saber quanto, quando e de que forma esta obra será feita. É pelo bem da população. Vamos seguir cobrando até que seja realizada”, concluiu a vereadora.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Audiência Pública debate Feminicídio e Violência Doméstica em Santa Rosa

Publicado

em



Sexta-feira, 22, 18h30m, Câmara de Vereadores

Será realizada nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, a partir das 18h30min, na Câmara de Vereadores de Santa Rosa, uma Audiência Pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para discutir o Feminicídio e a Violência Doméstica no Município de Santa Rosa.

As pessoas também poderão acompanhar o evento de forma virtual pelo canal da Assembleia Legislativa no YouTube.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Caminhada Outubro Rosa

Publicado

em



Evento se realizará sexta-feira, 22, às 16h

Nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, , às 16 horas, o Grupo Mama Viva e a FUMSSAR realizarão a tradicional CAMINHADA OUTUBRO ROSA.
O ponto de encontro inicial da caminhada será na Praça da Bandeira, em frente ao Centro Cultural (antiga Prefeitura).

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×