Coronavírus: repatriados mantêm rotina tranquila em Anápolis – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Coronavírus: repatriados mantêm rotina tranquila em Anápolis

Relato é de cinegrafista que acompanhou resgate de brasileiros

Reporter Cidades

Publicado

em

© REUTERS / Adriano Machado/Direitos Reservados


O cinegrafista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Warley Andrade afirmou hoje (11) que as pessoas repatriadas de Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus, estão tranquilas e colaborando com os procedimentos da quarentena na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

“Eles entenderam a situação, não há qualquer tipo de discussão sobre isso. Claro que [eles] não estão na zona de conforto, mas estão bem cientes, colaborando muito e agradecendo o trabalho do governo brasileiro nesse retorno ao país”, disse Warley Andrade, que viajou em um dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para registrar o resgate dos brasileiros e suas famílias, e também passa pelo período de quarentena no hotel de trânsito da unidade militar.

As duas aeronaves partiram de Brasília no dia 5 deste mês e pousaram na cidade goiana no último domingo (9) com 58 pessoas a bordo – 34 que estavam em Wuhan e 24 que participaram da operação de resgate.

2020-02-07t190912z_241420466_rc2vve9oajmr_rtrmadp_3_china-health-brazil
Repatriados ocupam apartamentos individuais na base aérea, exceto os que têm filhos pequenos, que ficam no mesmo quarto – Adriano Machado/Reuters/Direitos Reservados

Segundo Andrade, por causa do tempo de viagem e da diferença de fuso horário, ontem (10), a maioria passou o dia descansando nos quartos. Os repatriados também receberam orientação sobre a rotina, as áreas permitidas e os principais cuidados a serem adotados durante os próximos dias.

“A única coisa realmente militar são os horários pontuais da alimentação. Temos total liberdade de circular na área delimitada por eles. Pode sair, dar uma corrida, a internet está liberada. As pessoas já estão interagindo, fazendo amizades, as crianças estão brincando”, disse Warley sobre a rotina na base aérea.

De acordo com o cinegrafista, uma das orientações é evitar a aglomeração. Os repatriados também foram alertados quanto ao uso das máscaras nos espaços comuns e sobre a higienização recorrente das mãos. As refeições são servidas no restaurante, mas consumidas nos quartos para evitar qualquer tipo de contaminação, por saliva, por exemplo.

Todos estão em apartamentos individuais ou, no caso dos que são pais ou mães de crianças menores, ficam no mesmo quarto. O grupo inclui crianças de 2 e 3 anos e de 7 a 12 anos. As visitas estão proibidas.

As equipes de saúde e da vigilância sanitária também fazem o monitoramento clínico diário dos resgatados. Caso haja suspeita de infecção, eles serão isolados e levados para outro setor da base aérea. Se o quadro de saúde se agravar, eles serão transportados, em aeronave preparada, para o Hospital da Forças Armadas, em Brasília.

No dia 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de coronavírus como emergência em saúde pública de importância internacional. Mais de mil pessoas já morreramna China e 42 mil foram infectadas pelo novo vírus. No Brasil, sete pacientes são monitorados por suspeita de terem sido infectados. Até agora, nenhum caso foi confirmado.

EBC

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Esperança de dias melhores chegou em Santa Rosa

Pável Bauken

Publicado

em



Eram exatamente 16h12 quando chegou na sede da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde a vacina Coronavac da empresa chinesa Sinovac em parceria com o Butantã, com ela chegou a esperança de dias melhores e novos tempos, estamos vivenciando uma pandemia durante meses, que acabou causando milhares de mortes e prejuízos incalculáveis para a economia, a vacina chega para dar esperança a todos.

Nossa reportagem com exclusividade conversou com Ancelmo Loureiro dos Santos, da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), no momento em que a vacina chegou a Santa Rosa, “Agora as vacinas serão armazenadas em nossa rede de frios regional, com câmeras frias todas digitais para armazenar o material”.

Segundo ele as vacinas já foram separadas em acordo com os municípios e começa a distribuição hoje (19), e restante na quarta-feira (20) “São poucas doses e a divisão já está feita em acordo com informações dos municípios. Ainda não vencemos essa luta, mas estamos com uma boa esperança”.

Ancelmo se emocionou durante sua fala ao vivo no Portal Plural e veio às lagrimas, “Estamos enfrentado o vírus a mais de um ano, vidas se perderam, hoje temos uma esperança, uma motivação para tantos profissionais que estão na linha de frente dedicando sua vida em plantões exaustivos, cansados, mas estão ai sem desistir a mais de um ano”.

Na região chegou 2.360 doses da vacina, em Santa Rosa vão ficar 1.013 vacinas com a segunda dose já garantida, nesse total serão aplicadas em média 950 nos Idosos e Funcionários Unidade Dom Bosco, Sentinelas UPA e UTI.

Em Santa Rosa o primeiro a receber a vacina será o senhor Ruben Machado do Amarante que mora no Lar de Idoso das Damas de Caridade de Santa Rosa, o senhor tem 84 anos e comorbidades e AVC e os demais moradores dos lares de idosos de Santa Rosa também serão vacinados, após os profissionais da saúde iniciando com funcionários do Dom Bosco Unidade Regional Covid, após funcionários das Unidades Sentinelas, SAMU, UPA, Unidades Básicas de Saúde e UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.

Ancelmo ainda alertou que devemos continuar nos cuidando, mantendo os protocolos e evitar aglomerações, “A vacina representa uma esperança, mas devemos ainda continuar usando às máscaras e continuar nos protegendo”.

Qualquer reação adversa terá uma equipe especializada na Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR) para atender a comunidade caso necessário.

Na operação para chegada da vacina em Santa Rosa estiveram envolvidos diretamente os representantes da 14ª Coordenaria Regional de Saúde, Anselmo Loureiro coordenador, Marcelo Borges adjunto, Marcelo Leal transportes, Carmen Lazaretti transporte, as enfermeiras Simone, Fabi e Tamara, a escolta foi realizada pela Brigada Militar.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

RS 305 precisa de manutenção urgente entre Tucunduva e Tuparendi

Reporter Cidades

Publicado

em



Um morador de Tucunduva entrou em contato com o Portal Plural pedindo ajuda para cobrar os responsáveis para adotarem medidas urgentes na RS 305 entre Tucunduva e Tuparendi, que podemos notar nas fotos o abandono com o local, mato invadindo a pista, não tem acostamento, placas tapadas pela vegetação.

O denunciante é motorista e nos mandou fotos da situação de abandono que se encontra a estrada, segundo ele nos relatou “está impossível se deslocar nesse trajeto, a não ser de carro, não pode estrar o caminhão, porque não tem onde parar, quem faz o trajeto de pé ou bicicleta é arriscar a vida”.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

AULAS INICIAM DIA 17 DE FEVEREIRO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA ROSA

Ensino público municipal fundamental poderá ter aulas presenciais, híbridas e EAd

Andre Garcia

Publicado

em



Foi confirmado na tarde desta terça-feira, 19, durante entrevista ao Programa Imprensa Livre, do Portal Plural, o retorno das aulas do ensino público municipal fundamental para o dia 17 de fevereiro.

Gustavo Wohlenberg, Diretor de Planejamento Estrutura da Secretaria de Educação e Cultura, foi questionado sobre o modelo de ensino que será praticado nas escolas e segundo ele, “como tudo ainda é novidade, ainda vivemos uma pandemia e há pouco encerramos o ano letivo de 2020, deveremos iniciar as aulas adequando com ensino presencial, híbrido e EAd, mas tudo depende também da vontade dos pais, pois alguns vão querer levar seus filhos, outros não.

Precisamos frisar que todos alunos terão atendimento, serão assistidos e não terão perca de aulas. É muito importante salientar que estamos começando o retorno as aulas, então precisamos saber quantos alunos virão para podermos ir nos planejando”.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×